Primeiro lançamento público do livro Brasil: Nunca Mais acontece no Memorial da Resistência

Obra lançada em 1985 que denunciou as torturas do regime militar, lançará sua 43ª edição com programação e presença de parte dos heróis que driblaram a repressão.                                            


Legenda da Esquerda para a direita: Dom Paulo Evaristo Arns, Reverendo Jaime Wright, Philipe Potter- secretário de Conselho Mundial de Igrejas, Charles Roy Harper Jr.- Pastor brasileiro e membro do Conselho Mundial de Igrejas em Genebra.  Rabino Henry Sobel, Frei Betto, Paulo de Tarso Vannuchi, Luiz Eduardo Greenhalgh, Ricardo Kotscho, Eny Raimundo Moreira, Leda Corazza, Carlos Lichtsztejn, Anivaldo Padilha, Luis Carlos Sigmaringa Seixas, Marco Aurélio Garcia e Petrônio Pereira de Souza.

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, junto a Editora Vozes, realiza no dia 12 de julho, sábado, a partir das 14h, o evento “Brasil: Nunca Mais — 40 Anos”, em celebração às quatro décadas da publicação da obra que se tornou referência na luta pelos direitos humanos no Brasil.

Empreendido entre 1979 e 1985, o projeto Brasil: Nunca Mais é a mais ampla pesquisa já realizada pela sociedade civil sobre a tortura no Brasil durante a Ditadura Civil-Militar (1964–1985), partindo da análise de mais de 700 processos de presos políticos julgados pelo Superior Tribunal Militar.

Conduzido sob sigilo por advogados, jornalistas e defensores de direitos humanos, o trabalho resultou na publicação do livro homônimo em 1985, reunindo provas documentais irrefutáveis sobre as práticas de repressão e violência institucionalizadas pelo regime. 

Quarenta anos depois, o primeiro lançamento público do livro acontece no Memorial da Resistência, que atualmente abriga a exposição temporária Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais, em cartaz até março de 2026.

A programação do evento inicia-se com uma visita mediada pelo curador da exposição, Diego Matos, seguida de uma mesa com convidados que participaram da redação e coordenação editorial do livro, com mediação do jornalista Camilo Vannuchi, que também apresentará seu novo podcast sobre a memória do projeto Brasil: Nunca Mais. O encerramento terá venda da edição comemorativa da obra (43ª edição) pela Editora Vozes, coquetel de confraternização e sessão de autógrafos do livro.

 

PROGRAMAÇÃO

Espaço expositivo — 3º andar

14h00 | Visita mediada à exposição temporária Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais, com o curador Diego Matos


Inscrições abertas: Visita mediada Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais

(Vagas limitadas)

  

Auditório — 5º andar

15h00 | Brasil: Nunca Mais — 40 Anos
Lançamento da obra Brasil: Nunca Mais com mesa de debate com participantes da produção e processo editorial do livro.

Abertura
Ana Pato (Diretora Técnica do Memorial da Resistência de São Paulo)
Thiago Alexandre Haykawa (diretor da Editora Vozes)

Mesa com profissionais envolvidos do Brasil: Nunca Mais
Frei Betto (Frade dominicano e escritor)
Luiz Eduardo Greenhalgh (Advogado e político)
Paulo Vannuchi (Jornalista e cientista político)
Mediação: Camilo Vannuchi (Jornalista e escritor)


16h30 | Coquetel e sessão de autógrafos

 

Sobre o Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, que tem como missão a valorização da cidadania, da pesquisa e da educação a partir de uma perspectiva plural e diversa sobre o passado, o presente e o futuro.   

Aberto ao público em 2009, o museu é um lugar de memória dedicado a preservar a história do prédio onde operou entre 1939 e 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das polícias políticas mais truculentas da história do país.    

Por meio de exposições temáticas de grande impacto social, ações educativas, atividades para pessoas com deficiência e programações culturais gratuitas, o museu se consolidou como referência em Educação em Direitos Humanos, promovendo o pensamento crítico e desenvolvendo atividades sobre Direitos Humanos, Repressão, Resistência e Patrimônio. 

Serviço

Para mais informações, por favor, entre em contato: juliana@jacarandaagencia.com.br
(11) 91134-7209
 

Memorial da Resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 – Santa Efigênia
São Paulo - SP 

Comentários