Entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio e seu negócio saudável
O marketing de produto vai muito
além de lançar um item e esperar resultados. É um processo que envolve analisar
o mercado, entender as dores do público e planejar a evolução de cada oferta ao
longo do tempo. Muitas empresas ainda confundem essa área com o marketing
tradicional, mas, como explica o especialista Rafael Ribas, o grande
diferencial está em “gerenciar o ciclo completo do produto, desde a concepção
até a retirada de linha, sempre alinhado à estratégia de negócio e às
necessidades do cliente”.
Para desmistificar esse processo,
Ribas acaba de lançar o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o
jogo da gestão de produtos”, que reúne boas práticas e exemplos reais do
mercado brasileiro. Segundo o autor, a obra surgiu da vontade de compartilhar
experiências que não se encontram facilmente em manuais ou cursos isolados.
“Como Rafael Ribas diz em seu livro, entender o que motiva o consumidor é
essencial para evitar fracassos e manter o portfólio saudável”, ressalta.
O uso de dados e o feedback
constante do público são pontos centrais dessa abordagem. Marcas como Netflix e
Amazon se destacam por coletar informações de seus clientes, adequando
sugestões e ofertas em tempo real. Ao mesmo tempo, empresas como Starbucks e
LEGO criam canais de participação ativa para entender e antecipar desejos. Para
Ribas, é fundamental compreender que “se você não entende de pessoas, não vai
entender de negócio”, pois as decisões relacionadas a inovação, preço,
distribuição e até descarte do produto devem levar em conta a experiência do cliente,
independentemente do segmento de atuação.
Outro diferencial do marketing de
produto é a necessidade de, às vezes, abrir mão de produtos que já não atendem
às expectativas do público. Conforme Ribas descreve, é comum as empresas se
apegarem a um produto por anos, ignorando mudanças no mercado. Nesse sentido, o
especialista destaca a importância de ter uma estratégia de descontinuação, ao
mesmo tempo em que se investe na criação de algo realmente inovador. “No livro,
abordo como definir o momento certo de retirar um produto e a maneira mais
eficiente de realizar essa transição sem perder a confiança do cliente”,
explica.
Para quem deseja se aprofundar, o
livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de
produtos”, já está disponível. A obra foi lançada no último dia 28 de janeiro,
na Livraria da Vila do Pátio Batel, em Curitiba. Durante o evento, Ribas
ministrou uma palestra gratuita sobre “A importância de olhar para o cliente ao
criar um produto”, na qual compartilhou exemplos práticos e discutiu como
qualquer empreendedor, independentemente do porte da empresa, poderia adotar um
pensamento mais estratégico e centrado no consumidor.
Segundo o autor, o livro é apenas
o começo de uma jornada contínua de aprendizado. “Como Rafael Ribas disse, quem
domina o jogo do marketing de produto está sempre atento à evolução
tecnológica, às preferências do público e às novidades do mercado, porque
inovar deixa de ser algo esporádico e passa a ser um hábito dentro das
organizações.”
SERVIÇO:
Rafael
Ribas
Especialista
em marketing de produto
(41)
99972-1333
Instagram:
@rdpr.oficial
Rua Salvador, 187, Cajuru. Curitiba-PR.
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