Fidelização
de clientes pode aumentar o faturamento de uma empresa em até 95%
Investir
na divulgação de nano e micro influenciadores tem se tornado uma
estratégia popular entre marcas de diferentes setores. Essas duas categorias de
influenciadores são caracterizadas por ter uma audiência menor em comparação
aos grandes influenciadores, mas com um engajamento geralmente mais forte e
autêntico.
Os
Nano-influenciadores são conhecidos por ter uma base de seguidores pequena,
porém muito engajada. As marcas costumam escolher nano-influenciadores para
campanhas mais segmentadas. 1.000 a 10.000 seguidores.
No
caso dos Micro-influenciadores, seus números variam de 10.000 a 100.000
seguidores, possuem nichos bem definidos e uma relação mais próxima com seu
público, o que resulta em altas taxas de engajamento. Possuem um grande alcance
e notoriedade em uma área ou nicho específico, sendo bastante visados por
grandes marcas.
“Esses
tipos de gerador de conteúdo são dotados de autenticidade e mantêm uma relação
mais próxima e pessoal com seus seguidores, o que leva a um engajamento mais
alto e genuíno. Seus seguidores confiam nas suas opiniões e são mais propensos
a interagir com suas postagens”, explica Aline Kalinoski da Sócia e
co-fundadora empresa da Nowa, agência de marketing focada na impulsão de marcas
no ambiente digital.
Aline Kalinoski e Paula Kodama,
sócias da NOWA
Conheça
6 motivos para investir em Nano e Micro Influenciadores
O
custo de campanhas com micro e nano influenciadores tende a ser
significativamente mais baixo do que com grandes influenciadores, permitindo
que as marcas façam mais parcerias e atinjam uma diversidade maior de nichos.
“Como
o custo é mais baixo e o
engajamento mais alto, as campanhas tendem a ser mais
eficientes, trazendo um bom retorno sobre o investimento (ROI)”, explica a
também sócia e co-fundadora da Nowa, Paula Kodama.
“Os
Micro e nano influenciadores atendem a
nichos mais específicos e dedicados, essa característica
permite que as marcas se conectem com um público mais alinhado com seu produto
ou serviço, aumentando a probabilidade de conversões”, completa Paula.
A
autenticidade é um
dos fatores que mais aproxima os consumidores desse tipo de produtor de
conteúdo, por serem considerados mais "genuínos" e menos
corporativos, esses influenciadores muitas vezes são vistos como mais
confiáveis pelos seus seguidores, dados de uma pesquisa realizada pela empresa
Zippia demonstraram que 86% dos consumidores consideram a autenticidade de uma
marca um fator determinante de compra.
“Dentro da autenticidade se encontra a
possibilidade de um
conteúdo personalizado, por terem um contato mais direto com
seu público, esses influenciadores costumam criar conteúdo mais criativo e
personalizado. As marcas podem colaborar para criar campanhas mais autênticas e
adaptadas aos estilos de cada influenciador”, afirma Aline.
Um
dos principais objetivos das marcas é a expansão
do seu público, trabalhar com vários micro e nano
influenciadores permite que as empresas atinjam diferentes audiências e
comunidades, o que ajuda na construção de uma rede de influência mais ampla e
diversificada.
A fidelização de clientes
pode aumentar o faturamento de uma empresa em até 95%, segundo dados da Harvard
Business Review, ter um público mais fiel e uma abordagem mais pessoal
possibilita às marcas a criação de relações de longo prazo com micro e nano
influenciadores, o que resulta em campanhas mais consistentes e ainda,
parcerias contínuas são vistas como mais genuínas e comprometidas com a
eficiência do produto oferecido, trazendo maior segurança ao cliente em
continuar consumindo de determinado produto.
“Investir
em micro e nano
influenciadores permite que as marcas se conectem com um público
mais engajado e específico, ofereçam campanhas autênticas e criativas. Essa
estratégia tem se mostrado uma maneira eficaz de gerar engajamento genuíno e
construção de relacionamentos de longo prazo com os consumidores”, finaliza
Paula
Saiba
mais sobre a Nowa: https://www.nowamarketing.com.br/
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