Projeto incentiva a escrita pela observação dos cães de rua

 

Atividades culturais serão realizadas em escolas, casas de leitura, Ruas da Cidadania e unidades da FAS, em Curitiba

 

Unir o exercício criativo da escrita literária com a observação dos cães de rua. Esse é o intuito do Poéticas do cão andarilho, projeto inédito em Curitiba e que será realizado de outubro a dezembro deste ano.

 

A programação vai contemplar 20 oficinas de escrita, 10 palestras, 50 contação de histórias, 50 rodas de leitura, além da doação de livros e ecobags. As atividades estão sendo agendadas e vão acontecer em escolas municipais, colégios estaduais, casas de leitura, nas dez Ruas da Cidadania e unidades da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).

 

“O objetivo é envolver crianças, jovens e adultos numa jornada sensível e criativa, de tal modo que despertem a vontade de escrever suas próprias histórias e tenham os cães de rua como protagonistas dessas narrativas”, explica Iamni Reche Bezerra, doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp e idealizadora deste projeto.

 

Exercício criativo

Além de ajudar a transformar o olhar dos participantes, o projeto vai incentivá-los para que coloquem no papel suas análises, observações e os detalhes que mais chamaram atenção enquanto ponderam sobre o comportamento e as vivências dos animais de rua.

 

“Faremos uma experiência de observação que vai além da rotina e utiliza a escrita literária como meio para expressar novas interpretações desse convívio silencioso. Mais do que um exercício criativo, a proposta visa a formação de novos escritores e leitores”, destaca Iamni.

 

Palestrantes

As oficinas de escrita serão ministradas por Iamni Reche Bezerra e pela atriz, escritora e mediadora de leitura, Lilyan de Souza, e as palestras serão coordenadas pelo escritor Alexandre Gil França.

 

O ator e roteirista Rafael De Lari fará a contação de histórias e Diamila Medeiros dos Santos – doutora em Letras pela UFPR – vai conduzir as rodas de leitura.

 

O projeto Poéticas do cão andarilho é uma realização do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, em parceria com a Pinguim Produções e o apoio do Colégio Positivo, Universidade Positivo, Sauí Responsabilidade Social e Gedegato. Mais informações pelo tel. 41-99901-2613 ou e-mail producoesdopinguim@gmail.com

 

 

Crédito das fotos

Freepik

Comentários