Ansiedade infantil e apoio às famílias ganha destaque na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

 


Fernanda King, pedagoga, fundadora da Escola Petit Kids e palestrante, estará presente no dia 12 de setembro para uma tarde de autógrafos do livro "A bailarina e a flor", onde abordará a temática por meio de iniciativas educativas

A ansiedade infantil e o apoio às famílias serão temas na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o maior evento cultural da América Latina, que ocorre de 6 a 15 de setembro no Distrito Anhembi. Fernanda King, pedagoga, fundadora da Escola Petit Kids e palestrante, estará presente para uma tarde de autógrafos de seu livro "A bailarina e a flor", que aborda essa temática global. O evento acontecerá no dia 12 de setembro, das 15h às 18h, no Stand B87 da Editora Appris, e promete surpresas como contação de histórias com personagens do livro, sorteios e distribuição de brindes.

Com ilustrações de Lya Alves, o livro de 36 páginas conta a história de uma menina que não consegue parar de pensar no dia de sua apresentação de balé. Apesar de ter ensaiado intensamente, no dia do espetáculo, ela enfrenta diversas preocupações e uma coisa inesperada acontece. Diante desse desafio imprevisto, a jovem bailarina precisa se superar para realizar sua apresentação.

A ideia do livro surgiu a partir da observação de situações de ansiedade entre crianças, explica Fernanda. “É normal a criança sentir ‘frio na barriga’ quando vai subir ao palco para participar de uma peça ou apresentar um trabalho na sala. Crianças pequenas já sentem ansiedade e o livro aborda essas e outras questões importantes, como a participação ativa da família na vida dos filhos.”

Ela ressalta, ainda, o tema central da obra: ansiedade na infância, que se tornou um dos assuntos mais discutidos do ano não apenas pela sua relevância, mas também pelos eventos recentes, como o lançamento de "Divertidamente 2" e do livro "A geração ansiosa", de Jonathan Haidt, um psicólogo social renomado, que investigou profundamente o comportamento das novas gerações, influenciadas pela constante exposição às telas.

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), um em cada seis casos de problemas relacionados à saúde mental ocorre em pessoas com idades entre 10 e 19 anos, evidenciando a incidência desde a infância. Ainda de acordo com a Associação Médica Americana, um em cada 10 jovens com idades entre 5 e 24 anos apresenta pelo menos um transtorno mental, como ansiedade, transtorno de conduta ou depressão. A incidência é de 7% nas faixas etárias mais jovens (5 a 9 anos e 10 a 14 anos), enquanto dobra nas faixas etárias mais avançadas (15 a 19 anos e 20 a 24 anos), chegando a 14%.

Fernanda, além de pedagoga, também é mãe e vive diversas realidades no seu cotidiano. Ela destaca que o livro aborda a importância da presença dos pais na vida dos filhos. “Pais que criam vínculos amorosos com a criança desde o nascimento são decisivos na formação de indivíduos socialmente equilibrados”, conclui.

Ficha técnica

Livro: “A bailarina e a flor”

Autora: Fernanda King

Ilustração: Lya Alves

Revisão: Arildo Junior / Nathalia Almeida

Editora: Appris, 2024

 

Sobre Fernanda King

Pedagoga com pós-graduação em Desenvolvimento Infantil, tendo formação especializada em educação infantil na Itália (metodologia Reggio Emília) e Argentina, é diretora e fundadora da Escola Infantil Petit Kids. Apesar de ter começado sua carreira como publicitária, profissão que trouxe essa carioca para São Paulo, a maternidade a fez mudar de profissão. Abriu sua própria escola em fevereiro de 2015 com o propósito de educar sua filha de forma mais humanizada. Daí passou a estudar a nova área, se tornando além de mantenedora escolar, uma diretora engajada na busca de uma forma de educar afetiva e acolhedora.

Comentários