Amazonas Green Jazz Festival celebra cultura afro-americana com shows nacionais e internacionais

Festival tem início neste domingo (21/07) e vai contar com 10 shows de artistas brasileiros e internacionais

Neste domingo (21/07), às 19h, acontece o espetáculo de abertura do Amazonas Green Jazz Festival 2024, que vai homenagear a rica cultura afro-americana. O evento contará com 10 shows com artistas nacionais e internacionais, até o dia 28 julho, no palco do centenário Teatro Amazonas, localizado no centro histórico de Manaus. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou no site www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

Com a temática “África em Nós”, o line-up promoverá apresentações emblemáticas com ritmos que vão desde a salsa, rhythm and blues (R&B), passando pelo latin jazz, blues e fusion. O Amazonas Green Jazz Festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Rui Carvalho, diretor artístico do festival e regente titular do grupo anfitrião do evento, a Amazonas Band, convida o público para conhecer mais sobre a temática.

“Serão noites incríveis, onde vamos navegar e tomar conhecimento da influência afro-americana em nossa identidade. Adquiram seus ingressos com antecedência para não ficar de fora”, destaca Carvalho.

 

Shows no Teatro Amazonas

Na noite de abertura, domingo (21/07), às 19h, o grupo anfitrião Amazonas Band convida o pianista porto-riquenho Edsel Gomez para um show especial. Na música desde os cinco anos, Gomez ganhou reconhecimento por sua colaboração com figuras icônicas do jazz latino, como Eddie Palmieri e Brian Lynch, além de ter seu álbum “Cubist Music” indicado ao Grammy Award, em 2007.

Em seguida, às 20h30, quem sobe ao palco é o baixista Michael Pipoquinha e Grupo. Natural do município cearense Limoeiro do Norte, Michael é considerado um prodígio do contrabaixo e começou a ganhar destaque nacional com pouca idade. O artista já viajou para vários países, compartilhando seu talento em grandes orquestras e ao lado de referências do jazz contemporâneo.

Na segunda-feira (22/07), às 20h, ocorrerá a apresentação gratuita do Airmen of Note Big Band, principal grupo de jazz da Força Aérea dos EUA. Criado em 1950, o grupo coleciona apresentações inesquecíveis ao lado de grandes celebridades, como Dizzy Gillespie, Joe Williams, Sarah Vaughan e Doc Severinsen, e sua excelência musical conquista ouvintes em todo o mundo. Nesta edição do festival, a participação deles celebrará os 200 anos de relações diplomáticas Brasil-EUA.

Na quarta (24/07), às 20h, o violinista, compositor e multi-instrumentista Alessandro Penezzi, junto à Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), apresenta um show inédito. Penezzi é reconhecido por sua versatilidade musical e seus concertos já passaram por vários países como EUA, Rússia, Japão, Gabão, Angola, Itália e muitos outros.

Já na quinta-feira (25/07), às 20h, a Amazonas Band convida Jovino Santos Neto. Multi-instrumentista, arranjador e compositor carioca, Jovino lecionou por 26 anos na faculdade americana Cornish College of the Arts e ganhou três indicações ao Grammy Latino. No palco do Teatro Amazonas, o artista fará a estreia da música “A Onça e o Pajé”, obra em que faz uma rica fusão de ritmos brasileiros e jazz.

Na sexta (26/07), às 20h, Bill Evans & The Vans Band fazem a primeira apresentação na Amazônia. Uma das maiores estrelas do jazz internacional, Evans é um saxofonista que integrou o grupo Miles Davis, na década de 80. Após uma carreira solo de sucesso com 17 álbuns e duas nomeações ao Grammy Awards, o artista segue inovando e marcando a história do jazz.

No sábado (27/07), às 20h, quem inicia a noite é o pianista capixaba Hercules Gomes, considerado um dos mais representativos do Brasil por seu versátil repertório. Já se apresentou em festivais de todo o mundo e ao lado de grandes nomes como Nailor Proveta, Banda Mantiqueira, Letieres Leite e Wilson das Neves.

Em seguida, às 21h30, a cantora amazonense Márcia Siqueira se apresenta junto ao seu quarteto. Com 34 anos de trajetória, desponta como uma das vozes mais marcantes da Região Norte e coleciona prêmios como o Grão de Música (2017). Além de ter compartilhado seu talento em vários festivais e países, Márcia se consagrou por quase dez anos como backing vocal do Boi Garantido, no Festival Folclórico de Parintins, e por participações em gravação de CDs de artistas regionais como David Assayag, Tadeu Garcia, Vermelho e Branco, Raízes Caboclas e muitos outros.

O encerramento do festival será realizado no domingo, 28 de julho, às 20h, quando a Amazonas Band fará um show inédito, ao lado do saxofonista americano Bill Evans.

Além dos shows no Teatro Amazonas, o festival oferece várias palestras gratuitas, com direito a certificado de horas complementares. As inscrições são realizadas no Sympla: www.sympla.com.br/produtor/amgreenjazzfestival.

O Amazonas Green Jazz Festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

 

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Comentários