Rádio Nacional de São Paulo e TV Brasil participam da Feira do Livro de São Paulo

EBC é patrocinadora do evento na edição de 2024

A Feira do Livro de São Paulo chega a sua terceira edição, em 2024, com uma extensa programação dedicada à literatura e à promoção de encontros entre leitores e escritores. Neste ano, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é patrocinadora da Feira, que vai contar com a cobertura e a presença da Rádio Nacional de São Paulo e da TV Brasil durante os nove dias de evento, na Praça Charles Miller, no Pacaembu.

O festival literário paulistano começa neste sábado (29) e segue até 7 de julho. Além dos expositores - editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura – a feira contará com oficinas, atividades lúdicas e dois palcos que receberão 150 convidados para conversas sobre literatura, música, cultura afro-brasileira, meio ambiente, educação, entre outros temas. Toda a programação é gratuita.

“A literatura e a produção editorial brasileiras já ocupam um espaço importante na programação dos nossos veículos. Para a EBC, participar desse encontro entre leitores e autores é uma grande oportunidade, uma vez que entendemos que o livro, a leitura, a educação e a cultura são instrumentos de transformação da sociedade”, destaca o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

TV Brasil

O Trilha de Letras, programa da TV Brasil dedicado à produção literária, vai gravar duas edições especiais durante a Feira do Livro de São Paulo. A apresentadora Eliana Alves Cruz irá conversar com os escritores Nara Vidal e Caetano Galindo, no domingo (30). O público que estiver presente no evento poderá acompanhar a gravação.

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais da sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora, e entrou no ar em abril de 2017. Atualmente, é apresentado por Eliana Alves Cruz, jornalista, escritora e roteirista. Ela é a autora dos romances Água de Barrela (2016), O Crime do Cais do Valongo (2018) e Solitária (2022), entre outros. Com o romance de estreia, venceu a primeira edição do Prêmio Literário Oliveira Silveira. Pelo primeiro livro de contos, A Vestida, recebeu o Prêmio Jabuti 2022. A produção é exibida pelo canal público às quartas-feiras, às 23h.

Rádio Nacional de São Paulo e Rádio MEC

As emissoras de rádio públicas da EBC também estarão presentes na programação da Feira. O programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional de São Paulo, será apresentado diretamente de um estúdio montado no evento, entre os dias 1° e 5 de julho, sempre das 15h às 17h. A edição especial será comandada por Guilherme Strozi e pela jornalista e colunista de literatura da emissora, Priscila Kerche.

Outro programa que será gravado diretamente da Feira do Livro é o Conversa com o Autor, da Rádio MEC. Comandado por Katy Navarro, a atração tem o objetivo de divulgar a literatura brasileira e incentivar a leitura. O programa semanal recebe autores para um bate-papo sobre suas publicações e assuntos variados do mundo dos livros. A produção aproveitará a presença de grandes nomes na feira para gravar episódios especiais do Conversa.

Sobre o evento

A Feira do Livro de São Paulo é uma realização da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no país, da Maré Produções, empresa especializada em exposições e feiras culturais, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Em sua terceira edição, o festival literário paulistano, que no ano passado reuniu um público de 100 mil pessoas, estendeu sua duração de cinco para nove dias. A programação reunirá alguns dos principais autores brasileiros e internacionais em debates gratuitos.

Entre os nomes confirmados estão destaques da literatura contemporânea internacional, como as escritoras argentinas Camila Sosa Villada, Camila Fabbri e Claudia Piñeiro, a romancista antiguana Jamaica Kincaid, o romancista e historiador norte-americano Jabari Asim, a autora paulistana Natalia Timerman, o romancista cearense Stênio Gardel, vencedor no National Book Award, e o ensaísta e ficcionista paranaense Caetano W. Galindo. Também estão confirmados a escritora e dramaturga Maria Adelaide Amaral; o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila; a chef de cozinha e autora de livros sobre culinária Rita Lobo e a psicanalista Vera Iaconelli.

Comentários