Museu da Língua Portuguesa tem contação de histórias, festa junina, filme ao ar livre, samba e dança em junho

Cena do filme "Jeca Tatu", atração do projeto Luz na Tela

Atividades gratuitas acontecem entre os dias 18 e 30 deste mês. Aos sábados e domingos, todos os públicos também não pagam nada para visitar as exposições

Exibição de filme ao ar livre, festa junina para celebrar o mês da diversidade, contação de histórias para a criançada, show de samba e uma performance de dança estão programados para acontecer entre 18 e 30 de junho no Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Todas essas atividades serão gratuitas, assim como a entrada para o Museu, aos sábados e domingos, para visitar a exposição principal e a mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil.  

Voltado para as crianças da primeira e segunda infância, o espetáculo Revoada será apresentado no dia 18 de junho (terça-feira), às 10h, no Saguão B, dentro do projeto É Hora de História. Misturando música e dança, a peça do Coletivo Corpo Aberto tem como protagonista uma menina que adora brincar com passarinhas em seu quintal.   

No dia 22 (sábado), o Museu promove a Festa Junina da Diversidade. Com artistas da comunidade LGBTQIAP+, o evento vai contar com música ao vivo, apresentação de banda de forró pé de serra e, claro, quadrilha. Também serão vendidas bebidas e comidas típicas, como pipoca, algodão-doce, quentão e vinho quente. A festa começará às 13h e se estenderá até as 17h no Saguão B e no Pátio B. 

Já no dia seguinte, 23 de junho (domingo), o Grupo Teatral Negro Sim apresenta o espetáculo Espalhando Histórias. Nele, há o uso de fábulas afro-brasileiras e indígenas para narrar uma história que tem como protagonistas uma princesa e um príncipe negros. O projeto destaca a importância da pluralidade estética e promove, de forma lúdica, a educação antirracista. Vai acontecer das 11h às 12h, no Saguão B, dentro do programa Domingo no Museu.  

O Luz na Tela, o cinema ao ar livre do Museu, chega à sua terceira edição no dia 27 de junho (quinta-feira). A clássica comédia Jeca Tatu, com Mazzaropi liderando o elenco, será exibida em película 16 mm, sendo uma excelente dica para os amantes das antigas salas de cinema. A sessão começará às 19h30, com distribuição gratuita de guaraná e pipoca. Por ser o mês das festas juninas, haverá ainda quentão sem álcool, e o Pátio B, onde o filme será exibido, estará com uma decoração diferente, com dezenas de bandeirinhas.  

No sábado, dia 29, é a vez do espetáculo de dança Avoapé, da Cia de Dança Diário. A coreografia se vale de danças afrodiaspóricas para enaltecer a cultura negra e a ancestralidade por meio de corpos de artistas de diferentes regiões da cidade de São Paulo. A apresentação faz parte do Plataforma Conexões, projeto do Museu que selecionou dez trabalhos de artistas iniciantes com o tema Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da atual mostra temporária, Línguas africanas que fazem o Brasil. Das 12h às 13h, no Saguão Central da Estação da Luz.  

Para fechar a programação de junho do Museu, no domingo, dia 30, é a vez do grupo Samba do Sino, que, com o show Samba Urbano Paulistano, flerta com canções atuais deste gênero musical brasileiro. A performance, dentro do projeto Domingo no Museu, está marcada para começar às 11h, no Saguão Central da Estação da Luz.  

Mostra temporária 
Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a exposição Línguas africanas que fazem o Brasil destaca a forte presença do iorubá e de línguas dos grupos eve-fon e bantu na configuração do português falado no Brasil. Isso transparece em nosso vocabulário, na nossa maneira de pronunciar as palavras e até mesmo de entoar as frases.  

A mostra utiliza experiências audiovisuais e imersivas para apresentar as linguagens verbais e não-verbais de origens africanas que ajudaram a moldar a cultura brasileira. Obras de artistas contemporâneos como Aline Motta, Rebeca Carapiá, J.Cunha e Goya Lopes estão presentes na exposição. 

A exposição conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; e apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e da CAIXA.  

SERVIÇO  
Revoada
É Hora de História 
Dia 18 de junho (terça-feira), às 10h  
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  
Grátis  

Festa Junina da Diversidade  
Dia 22 de junho (sábado), das 13h às 17h  
No Saguão B e Pátio B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis  

Espalhando HistóriasDomingo no Museu 
Dia 23 de junho (domingo), às 11h  
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  
Grátis  

Filme Jeca Tatu (exibição em película 16 mm) – 3º Luz na Tela
Dia 27 de junho (quinta-feira), às 19h30 
Pátio B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis (mesmo em caso de chuva, haverá a sessão do filme)  

AvoapéPlataforma Conexões 
Dia 29 de junho (sábado), das 12h às 13h  
No Saguão Central da Estação da Luz 
Grátis  

Samba Urbano PaulistanoDomingo no Museu  
Dia 30 de junho (domingo), às 11h  
No Saguão Central da Estação da Luz  
Grátis 

Exposição principal e mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados
Grátis aos domingos (até 31 de agosto)  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Língua, s/nº - Luz – São Paulo  

Comentários