Jornalista Luciana Barreto é a entrevistada do Trilha de Letras

Âncora do telejornal Repórter Brasil Tarde fala de seu primeiro livro

O programa Trilha de Letras que a TV Brasil exibe nesta quarta-feira (5), às 23h, traz um bate-papo inédito com a jornalista e âncora do telejornal Repórter Brasil Tarde Luciana Barreto. Durante a conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, a convidada fala sobre seu primeiro livro, “Discurso de ódio contra negros nas redes sociais”, lançado no ano passado pela Editora Pallas.

A obra é fruto do tema da pesquisa de mestrado de Luciana, conhecida pelo seu ativismo antirracista, e ganhou prefácio assinado pela jornalista Flávia Oliveira. A dissertação tem por objetivo documentar o racismo nas redes sociais e apresentar ferramentas de combate ao ódio, através de um novo contrato social.

O livro começa com uma contextualização sobre a escravidão no Brasil, o processo de abolição e o mito da democracia racial, como forma de explicar as condições pré-existentes que permitiram que o ódio contra negros se instalasse no país. Em seguida, a autora aborda os ataques de haters em redes sociais e o perfil dos alvos preferenciais deste discurso: mulheres negras, com curso superior, como a própria Luciana.

A convidada desta edição do Trilha de Letras está entre os 50 mais admirados jornalistas negros e negras do Brasil. Mestre em relações étnico-raciais, Luciana Barreto ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento em 2012, pelo programa da TV Brasil “Caminhos da Reportagem - Negros no Brasil: brilho e invisibilidade”. Em 2021, foi reconhecida como uma das 100 Pessoas Mais Influentes de Descendência Africana (Mipad) na categoria Mídia pela ONU.

Ainda durante o programa de quarta, no quadro "Dando a Letra", espaço que traz sugestões de leitura, o booktuber Patrick Torres indica o livro “Colonização, Quilombos”, do escritor piauiense Antônio Bispo dos Santos. A obra traz a visão das comunidades de negros que se rebelaram contra a violência do regime escravo e se tornaram historicamente um símbolo maior da luta dos povos do Novo Mundo contra a escravidão e o racismo e pela afirmação de comunidades auto-sustentáveis.

Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro

A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço
Trilha de Letras – quarta, dia 05/06, às 23h, na TV Brasil
Trilha de Letras – quarta, dia 05/06, às 23h, na Rádio MEC
Trilha de Letras – quarta, dia 05/06, para quinta, dia 06/06, às 3h, na TV Brasil
Trilha de Letras – domingo, dia 09/06, para segunda, dia 10/06, às 4h, na TV Brasil

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br

Comentários