Por
meio de registros fotográficos tirados entre as décadas de 1950 e 2020, a
exposição apresenta a moda das ruas japonesas, destacando diferentes tendências
que refletiram cada época
Trazendo destaque para a moda de rua
do Japão, a Japan House São Paulo traz a
exposição "Sutorīto Fashion: moda das ruas", que apresenta as tendências de moda desde a década
de 1950 até os dias atuais por meio de mais de 100 registros fotográficos. Com
entrada gratuita, a mostra acontece de 25 de junho a 20 de outubro, no térreo
da instituição. Assim como “Efeito Japão: moda em 15 atos” (em cartaz no
segundo andar até 1° de setembro), a exposição "Sutorīto
Fashion: moda das ruas" é
coordenada pelo diretor de moda Souta Yamaguchi.
A seleção de fotografias analisa por
década as mudanças da moda de rua no Japão dos anos 1950 aos anos 2020,
abordando diversas tendências internacionais, cinema e música, assim como a
contracultura japonesa que surgiu em resposta às mudanças culturais, sociais,
políticas e econômicas dessas épocas.
“Essa exposição faz parte do ciclo de
moda que iniciamos em maio deste ano e tem como foco o cotidiano japonês e como
as recentes mudanças culturais e sociais afetaram a moda de rua dos jovens.
Será uma oportunidade única para entender como cada período foi traduzido,
adaptado e refletido nos looks cotidianos, gerando uma identidade muito particular,
criativa e inovadora.”, comenta a Diretora Cultural da JHSP, Natasha Barzaghi
Geenen.
A passagem histórica da exposição tem
início na década de 1950, em um contexto pós-guerra. Nesse período de
recuperação e reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, referências
internacionais da alta costura e o cinema japonês servem como inspiração, além
de estilos como o rockabilly. Foi
um período de aumento no consumo de roupas com a difusão de peças prêt-à-porter e o avanço na qualidade de fibras sintéticas. Na década de
1960, o ambiente doméstico japonês se modernizou e a influência de tendências
internacionais na moda jovem, como o uso da minissaia e de calças pantalonas
tornou-se popular no Japão. Nos anos 70, os primeiros estilistas japoneses
despontam nas passarelas internacionais, ao mesmo tempo em que os movimentos de
contracultura no Japão são acompanhados pelo mais conservador “nyuutora” (abreviação japonesa do termo em inglês New Traditional) adotado por estudantes, com saias até os joelhos.
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Créditos
ACROSS by PARCO CO., LTD |
Créditos
Revista FRUiTS |
A década de 1980, o momento de aumento
do poder econômico permitiu um gasto maior de jovens e adultos em itens da
moda, inclusive artigos de luxo. Foi o auge da popularidade das DC Brands (abreviação de Designer’s & Character’s), nome dado às marcas fundadas por designers renomados. As
revistas de moda e lifestyle
também eram essenciais em ditar tendências vistas nas ruas e o estilo "shibuya casual", baseado no “amekaji” (abreviação japonesa do termo em inglês American Casual) tornou-se popular especialmente entre os estudantes. Já
nos anos 90, surgiram várias culturas, subdividindo os estilos. A moda que mais
impactou as gerações posteriores foi a "ura-harajuku" (estilo que surgiu quando lojas de designers famosos
foram abertas no bairro de Harajuku), onde as marcas que herdaram o contexto da
cultura de rua, como skatistas e DJs, criaram um grande movimento. Por outro
lado, no bairro de Shibuya, que continuava sendo o centro da cultura jovem,
surgiram as “kogal”, que desencadeou uma tendência da moda baseada na
combinação de saias de uniforme escolar com bainhas curtas e meias até a altura
da panturrilha, criando uma cultura singular que deu início ao boom das
“colegiais”.
A década de 2000 é marcada pelo
surgimento de várias redes de fast fashion internacionais no Japão. Os estilos ficaram mais
globalizados em conjunto com a popularização da internet. Nos anos 2010,
impactados pelo Grande Terremoto do Leste do Japão de 2011, jovens japoneses
passaram a buscar um estilo mais simples e sustentável, fazendo com que a moda
contemporânea priorizasse o conforto e um caimento solto das roupas.
Em complemento à evolução década a
década, a exposição apresenta também uma coletânea de 25 fotos retiradas da Revista FRUiTS, uma das plataformas mais influentes de documentação acerca
do streetstyle japonês entre os anos 1997 e 2017, quando teve sua última
publicação. A revista foi responsável por registrar como os jovens, que
resistiam aos padrões de estilo da época, se vestiam na região de Harajuku, no distrito de Shibuya, em Tóquio, local que viria a ser
conhecido como um dos principais centros de cultura jovem do país, marcando
toda uma geração. Até hoje, a criatividade e a espontaneidade desse movimento
inspiram designers e amantes da moda do mundo todo.
De forma a estender a experiência do público para além da exposição, a JHSP promoverá atividades paralelas durante todo o período expositivo, como visitas mediadas, seminários, workshops e bate-papos com especialistas. Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição “Sutorīto Fashion: moda das ruas” ainda conta com recursos de audiodescrição e vídeo libras. Esta exposição é realizada em cooperação com a "ACROSS" by PARCO CO., LTD. - mídia que pesquisa a cultura jovem e a moda de Tóquio - e a Revista FRUiTS, publicação que documentou a moda de rua japonesa.
Serviço:
Exposição “Sutorīto
Fashion: moda das ruas”
Coordenador: Souta Yamaguchi
Colaboração: "ACROSS" by PARCO CO., LTD. e FRUiTS Magazine
Período: 25 de junho a 20 de outubro de 2024
Local: Japan House São Paulo, térreo - Avenida Paulista, 52, São
Paulo/SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e
feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.
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