Os autores da Coleção
Escrever o Cinema Jéssica Frazão, Wellington Sari e Sissi Valente
Os diretores Werner Herzog, Ozualdo Candeias e Brian De Palma são tema dos novos livros e também da mesa de debates realizada no próximo dia 15, de forma online e presencial, dentro da programação do festival internacional de cinema curitibano
A Coleção Escrever o
Cinema lança três novos volumes a partir de pesquisas acadêmicas sobre os
diretores Werner Herzog, Ozualdo Candeias e Brian De Palma. Os novos títulos
terão um lançamento especial no próximo dia 15 de junho, dentro da programação
do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. Os autores estarão
presentes no Seminário, atividade do festival que realiza uma mesa de debates
junto ao público. A ação será realizada no Cine Passeio, a partir das 14h e
haverá exibição gratuita pelo Youtube, no canal do evento.
Entre os títulos que
serão lançados estão “A verdade extática no cinema documentário de Werner
Herzog", que tem autoria de Jéssica Frazão; "O cinema disruptivo de
Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade", de Sissi Valente; e "Brian
De Palma / a opacidade mascarada", de Wellington Sari. As novas
publicações têm edição e coordenação editorial assinada por Alexandre Rafael
Garcia e conta com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura –
Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com
incentivo da EBANX, e apoio do Estúdio Tijucas.
Os três autores estarão
presentes no Seminário Olhar de Cinema que propõe uma mesa de debates para
discutir possibilidades de análises fílmicas e teóricas acerca do estilo
cinematográfico dos cineastas Werner Herzog, Ozualdo Candeias e Brian De Palma.
A medição será do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda, com os
autores Jéssica Frazão, Sissi Valente e Wellington Sari. Mais informações sobre
o evento podem ser encontradas no site e redes oficiais do Olhar de Cinema (https://linktr.ee/olhardecinema.).
Publicada pelo Selo
Edições A Quadro, a Coleção Escrever Cinema expande para a página dos livros o
ato de fazer cinema, trocando a lente pela letra, substituindo o roteiro pela
reflexão. Nos volumes da coleção, pesquisadoras e pesquisadores ligados à universidade
lançam luz sobre aspectos teóricos, históricos e críticos de diferentes obras
da cinematografia mundial, em diálogo com outros campos do conhecimento, mas
sempre retornando para os filmes em si.
A coletânea conta com
uma rede de distribuição gratuita dos volumes para instituições de ensino e
culturais. Há também vendas em parceria com livrarias independentes, entre elas
estão Itiban Comic Shop em Curitiba, Blooks Livraria no Rio de Janeiro, Livraria
do Belas em Belo Horizonte, e Cirkula em Porto Alegre. A venda on-line ocorre
também por meio dos parceiros citados. Outras informações estão disponíveis em https://linktr.ee/aquadroedicoes.
Autores e
publicações
"A
verdade extática no cinema documentário de Werner Herzog", de Jéssica
Frazão.
Sinopse: A pesquisa que gerou o livro
investiga o conceito no qual o diretor problematiza o tema da verdade,
compreendido como uma condição decorrente do êxtase, no sentido de “ir para
fora de si mesmo”. A autora Jéssica Frazão parte do estudo da cultura alemã,
passa pelo contexto do cinema moderno e desemboca na definição de uma mise en
scène herzoguiana, que explora a relação homem/natureza como possibilidade de
alcançar a verdade fílmica.
Autora: Pesquisadora e professora do curso
de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade da Região de Joinville
(Univille), Jéssica Frazão é Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do
Paraná (UFPR) e Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ela também é
integrante dos grupos de pesquisa História da Experimentação no Cinema e na
Crítica (ECA-USP) e Humanitas - Núcleo de pesquisa em Epistemologias, Práticas
e Saberes Interdisciplinares (UFSC).
"O cinema
disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade", de
Sissi Valente.
Sinopse: O livro analisa as construções
narrativas e estilísticas dos filmes A margem (1967) e Aopção ou as rosas da
estrada (1981), estabelecendo pontes entre as obras e a realidade social
brasileira das duas décadas. Num diálogo entre o cinema e o real, a autora
problematiza a ideia de marginalidade em diferentes nuances – imagética,
cultural, social e existencial –, com foco na condição marginal de personagens
e indivíduos apartados da sociedade.
Autora: Pesquisadora em cinema e
audiovisual, além de autora e editora de materiais didáticos em História e
Artes Visuais, Sissi Valente é doutora em História pela Universidade Federal do
Paraná (UFPR) e mestra pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi
professora universitária na UFPR e na Universidade Estadual de Ponta Grossa
(UEPG).
"Brian De Palma
/ a opacidade mascarada", de Wellington Sari.
Sinopse: O livro lida com duplos, perucas,
vigias, cópias, premonições, Alfred Hitchcock, maneirismo, giallo, Dario
Argento. O livro investiga como o cinema de Brian De Palma comenta, implode e
estuda imagens anteriores. Passando por diversas obras da carreira do cineasta
norte-americano e sobrepondo-as com filmes de Argento e giallis diversos, o
texto lança luz sobre os truques depalmianos, que escondem por trás da máscara
narrativa a feia careta da verdade: a imagem mente.
Autor: Cineasta / pesquisador / professor.
É mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná
(Unespar) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade
Federal do Paraná (UFPR), na linha Arte, Memória e Narrativa. É um dos
fundadores da produtora de cinema O Quadro. Atua, também, como diretor do Metrô
– Festival do Cinema Universitário Brasileiro.
Coleção Escrever
Cinema: 11 títulos
Lançada em 2021, a
Coleção Escrever Cinema chega a 2024 com 11 volumes, dos quais três são
lançamentos. Os outros títulos são “A Aventura: notas sobre o estilo de
Michelangelo Antonioni”, escrito por Juliana Rodrigues Pereira; “Contos Morais
e o cinema de Éric Rohmer”, escrito por Alexandre Rafael Garcia “Documentário: Filmes para salas de
cinema com janelas”, escrito por Eduardo Baggio; "Paulo Emílio na
emergência do Cinema Novo: Diálogos com David Neves e Glauber Rocha", de
Pedro Plaza Pinto; "Ficção especulativa no cinema negro brasileiro: A
estética afrofuturista em curtas-metragens", de Kariny Martins; "O
nacional nos cinemas brasileiro e argentino, 1995 a 2002", de Eduardo Dias
Fonseca; “Eugène Green e a Hipótese do Cinema Descortinado" e “A
representação do milagre no cinema: iconografia, idolatria e crença”, escrito
por Pedro Faissol; ambos
do autor Pedro Faissol.
Criado pela produtora audiovisual curitibana O Quadro, o selo para publicações de livros “Edições A Quadro” surge após um período de experiências diversas da produtora e seus colaboradores com a escrita crítica sobre cinema, a pesquisa acadêmica e atividades de ensino audiovisual. O primeiro projeto da editora é a Coleção Escrever o Cinema. O projeto visa dar vazão à força e intensidade das pesquisas sobre audiovisual realizadas em Curitiba e no Brasil, colaborando de maneira inovadora no mercado editorial de livros sobre cinema no território nacional.
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