Coleção Escrever o Cinema será lançada em seminário no Olhar de Cinema

Os autores da Coleção Escrever o Cinema Jéssica Frazão, Wellington Sari e Sissi Valente 

                   Os diretores Werner Herzog, Ozualdo Candeias e Brian De Palma são tema dos novos livros e também da mesa de debates realizada no próximo dia 15, de forma online e presencial, dentro da programação do festival internacional de cinema curitibano 

A Coleção Escrever o Cinema lança três novos volumes a partir de pesquisas acadêmicas sobre os diretores Werner Herzog, Ozualdo Candeias e Brian De Palma. Os novos títulos terão um lançamento especial no próximo dia 15 de junho, dentro da programação do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. Os autores estarão presentes no Seminário, atividade do festival que realiza uma mesa de debates junto ao público. A ação será realizada no Cine Passeio, a partir das 14h e haverá exibição gratuita pelo Youtube, no canal do evento.  

Entre os títulos que serão lançados estão “A verdade extática no cinema documentário de Werner Herzog", que tem autoria de Jéssica Frazão; "O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade", de Sissi Valente; e "Brian De Palma / a opacidade mascarada", de Wellington Sari. As novas publicações têm edição e coordenação editorial assinada por Alexandre Rafael Garcia e conta com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da EBANX, e apoio do Estúdio Tijucas.

Os três autores estarão presentes no Seminário Olhar de Cinema que propõe uma mesa de debates para discutir possibilidades de análises fílmicas e teóricas acerca do estilo cinematográfico dos cineastas Werner Herzog, Ozualdo Candeias e Brian De Palma. A medição será do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda, com os autores Jéssica Frazão, Sissi Valente e Wellington Sari. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site e redes oficiais do Olhar de Cinema (https://linktr.ee/olhardecinema.).

Publicada pelo Selo Edições A Quadro, a Coleção Escrever Cinema expande para a página dos livros o ato de fazer cinema, trocando a lente pela letra, substituindo o roteiro pela reflexão. Nos volumes da coleção, pesquisadoras e pesquisadores ligados à universidade lançam luz sobre aspectos teóricos, históricos e críticos de diferentes obras da cinematografia mundial, em diálogo com outros campos do conhecimento, mas sempre retornando para os filmes em si.

A coletânea conta com uma rede de distribuição gratuita dos volumes para instituições de ensino e culturais. Há também vendas em parceria com livrarias independentes, entre elas estão Itiban Comic Shop em Curitiba, Blooks Livraria no Rio de Janeiro, Livraria do Belas em Belo Horizonte, e Cirkula em Porto Alegre. A venda on-line ocorre também por meio dos parceiros citados. Outras informações estão disponíveis em https://linktr.ee/aquadroedicoes.

Autores e publicações

"A verdade extática no cinema documentário de Werner Herzog", de Jéssica Frazão.

Sinopse: A pesquisa que gerou o livro investiga o conceito no qual o diretor problematiza o tema da verdade, compreendido como uma condição decorrente do êxtase, no sentido de “ir para fora de si mesmo”. A autora Jéssica Frazão parte do estudo da cultura alemã, passa pelo contexto do cinema moderno e desemboca na definição de uma mise en scène herzoguiana, que explora a relação homem/natureza como possibilidade de alcançar a verdade fílmica.

 

Autora: Pesquisadora e professora do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade da Região de Joinville (Univille), Jéssica Frazão é Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ela também é integrante dos grupos de pesquisa História da Experimentação no Cinema e na Crítica (ECA-USP) e Humanitas - Núcleo de pesquisa em Epistemologias, Práticas e Saberes Interdisciplinares (UFSC).

 

"O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade", de Sissi Valente.

Sinopse: O livro analisa as construções narrativas e estilísticas dos filmes A margem (1967) e Aopção ou as rosas da estrada (1981), estabelecendo pontes entre as obras e a realidade social brasileira das duas décadas. Num diálogo entre o cinema e o real, a autora problematiza a ideia de marginalidade em diferentes nuances – imagética, cultural, social e existencial –, com foco na condição marginal de personagens e indivíduos apartados da sociedade.

Autora: Pesquisadora em cinema e audiovisual, além de autora e editora de materiais didáticos em História e Artes Visuais, Sissi Valente é doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestra pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professora universitária na UFPR e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

"Brian De Palma / a opacidade mascarada", de Wellington Sari.

Sinopse: O livro lida com duplos, perucas, vigias, cópias, premonições, Alfred Hitchcock, maneirismo, giallo, Dario Argento. O livro investiga como o cinema de Brian De Palma comenta, implode e estuda imagens anteriores. Passando por diversas obras da carreira do cineasta norte-americano e sobrepondo-as com filmes de Argento e giallis diversos, o texto lança luz sobre os truques depalmianos, que escondem por trás da máscara narrativa a feia careta da verdade: a imagem mente.

Autor: Cineasta / pesquisador / professor. É mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha Arte, Memória e Narrativa. É um dos fundadores da produtora de cinema O Quadro. Atua, também, como diretor do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro.

Coleção Escrever Cinema: 11 títulos

Lançada em 2021, a Coleção Escrever Cinema chega a 2024 com 11 volumes, dos quais três são lançamentos. Os outros títulos são “A Aventura: notas sobre o estilo de Michelangelo Antonioni”, escrito por Juliana Rodrigues Pereira; “Contos Morais e o cinema de Éric Rohmer”, escrito por Alexandre Rafael GarciaDocumentário: Filmes para salas de cinema com janelas”, escrito por Eduardo Baggio;  "Paulo Emílio na emergência do Cinema Novo: Diálogos com David Neves e Glauber Rocha", de Pedro Plaza Pinto; "Ficção especulativa no cinema negro brasileiro: A estética afrofuturista em curtas-metragens", de Kariny Martins; "O nacional nos cinemas brasileiro e argentino, 1995 a 2002", de Eduardo Dias Fonseca; “Eugène Green e a Hipótese do Cinema Descortinado" e “A representação do milagre no cinema: iconografia, idolatria e crença”, escrito por Pedro Faissol;  ambos do autor Pedro Faissol.

Criado pela produtora audiovisual curitibana O Quadro, o selo para publicações de livros “Edições A Quadro” surge após um período de experiências diversas da produtora e seus colaboradores com a escrita crítica sobre cinema, a pesquisa acadêmica e atividades de ensino audiovisual. O primeiro projeto da editora é a Coleção Escrever o Cinema. O projeto visa dar vazão à força e intensidade das pesquisas sobre audiovisual realizadas em Curitiba e no Brasil, colaborando de maneira inovadora no mercado editorial de livros sobre cinema no território nacional.

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