Parceria de Fundação Capitão Planeta e Kwai traz temporadas inéditas do desenho clássico ao Brasil

Três temporadas inéditas no Brasil, além de cortes e episódios comentados, estarão disponíveis no perfil oficial da série na plataforma a partir de maio

“Vai, Planeta!” Quem viveu os anos 1990, certamente, reconhece esse bordão. Em 3 de maio, dia do solo e do pau-brasil, o país volta seus olhares  para a árvore nacional. Uma história sofrida e de exploração, mas que hoje inspira a preservar o  meio ambiente. E é da mesma maneira, contando histórias que inspiram mudanças, que começa a quinta temporada de "Capitão Planeta”, trazida ao Brasil pela primeira vez por meio do perfil oficial da série no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos. 

Nesta parceria com o Kwai, a série recebe vida nova e três temporadas ainda inéditas no País (4ª, 5ª e 6ª) chamadas de "As Novas Aventuras do Capitão Planeta" (em tradução livre), que contarão com 48 episódios no total no perfil oficial da animação. Além disso, o perfil vai trazer, toda semana, episódios comentados e informações atualizadas sobre as questões abordadas, renovando os debates da série para os dias atuais. A quarta temporada, que já tem todos os episódios disponíveis no perfil oficial do desenho no Kwai, chegou a 4 milhões de visualizações, e mostrou as sementes que a mensagem do desenho plantou: vários comentários de quem foi tocado e passou a semear a ideia de ecologia. Os episódios da quinta e sexta temporada estarão disponíveis no perfil da animação no aplicativo até o final de maio.

Luciano Frontelle – ativista brasileiro e, nomeado pela própria Barbara Pyle, co-criadora e diretora executiva da série, como um “Protetor” – foi o responsável por triangular e tornar possível esta parceria que tem fins educacionais e não tem que nenhum vídeo monetizado na plataforma. Para ele, essa comoção dos fãs é o que mais emociona “É impressionante o quanto este desenho inspirou as pessoas a definirem os caminhos que buscam para suas vidas”. 

Em um dos cortes inéditos,  pode-se conhecer a história de um personagem que sentiu na pele os efeitos do desmatamento e viu na natureza uma de muitas histórias como a do nosso pau-brasil, inspirando-se a se tornar um “Protetor”. Marisa Leal (Linka), Ettore Zuim (Kwame) e Oberdan Junior (Ma-Ti), dubladores da série, foram convidados para participar da divulgação e convidar a todos que curtiram os novos episódios a também se tornarem “Protetores”, e cultivarem os ideais do Capitão Planeta no mundo. 

“É uma honra para o Kwai poder veicular esses episódios inéditos no Brasil, que ajudam a impulsionar as ações de preservação ambiental e inspirar uma nova era de conscientização. Com essa parceria conseguimos também dar mais visibilidade para um assunto tão importante como a preservação do meio ambiente e engajar nossos usuários sobre a importância da pauta sustentável”, comenta Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai.

O desenho animado nasceu nos anos 1990, quando os debates ambientais ganharam mais projeção mundial. Há cinco personagens, cada um incorporando um elemento da natureza: terra, fogo, vento, água e, por último, coração (representado por um brasileiro). Em situações de apuros, eles se uniam e convocavam o super-herói, que sempre aparecia dizendo: “Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!”. E sua chegada era comemorada pelo quinteto com o bordão: “Vai, Planeta!”.  

Comentários