PEGA ESSA VISÃO: Fundação Dorina Nowill para Cegos promove conscientização sobre prevenção da cegueira com ação especial na avenida Paulista

A entidade estará, ao longo de todo o mês de abril, ativando ações para destacar a importância da prevenção e combate à cegueira. Em frente ao prédio da FIESP, no dia 14, foi realizado um evento aberto para propagar a saúde ocular e a inclusão.


A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão, mais uma vez, deu início na sua relevante campanha ‘Abril Marrom’, com ativações programadas para impactar a sociedade, promovendo a conscientização da importância da saúde ocular e da prevenção à cegueira.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos poderiam ser evitados. No mundo, mais de 250 milhões de pessoas têm deficiência visual, sendo 36 milhões delas pessoas cegas.

Para cumprir esse objetivo, a Fundação Dorina promove, assim como nos últimos anos, uma campanha completa, com ações de promoção da saúde ocular, divulgação de informações, dicas e conceitos corretos sobre a deficiência visual, além de orientações essenciais relacionadas à inclusão, acessibilidade, mobilidade, autonomia e independência das pessoas cegas e com baixa visão. 

E, como parte das atividades,o prédio da FIESP, na Avenida Paulista, foi iluminado com o laço marrom da campanha no dia 12, sexta-feira, além de ter realizado uma ação aberta em parceria com a ComSaude da FIESP, no último domingo, dia 14, das 9h às 12h, na avenida Paulista, na calçada localizada em frente ao prédio da FIESP. Nessa data, diversos espaços simultâneos foram oferecidos às pessoas que passaram pelo local, incluindo:

  • Circuito com a vivência para entender os aspectos e desafios relacionados à acessibilidade e mobilidade.
  • Contação de histórias em rodas de leitura de livros acessíveis em tinta-braille.
  • Oficina para crianças com atividades inclusivas: como uso da máquina braille, jogos acessíveis e pintura.
  • Testes gratuitos de glicemia, como um alerta sobre a diabetes, que é uma das principais causas de cegueira – Parceria com a BMO (Brasil Medicina Ocupacional – AFIP).
  • Sessões de massoterapia, aplicadas por profissionais cegos que foram capacitados pelo trabalho da Fundação Dorina.
  • Sessões de auriculoterapia e informações sobre acupuntura oftalmológica e prevenção – Parceria com a Biomedichina/Ebramec.


Além de todas essas ações, em uma parceria com a concessionária Arteris, durante o mês de abril estão sendo exibidas mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) das rodovias sob concessão da empresa, que servirão para conscientizar a população sobre a importância da prevenção da cegueira, enquanto promovem e inspiram uma comunidade mais inclusiva e acessível para todos. Considerando que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando detectada precocemente, entre 60% e 80%, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha conjunta assume uma relevância significativa na disseminação de informações em caminhos por onde transitam mais de 334 milhões de veículos por ano.

 

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.  

Mais detalhes aqui no site.

Comentários