MATILHA CULTURAL Inaugura Nova Exposição Nessa Quinta (18)

Sacedortisas, de Juliana Akina, investiga as facetas femininas 

Além de sua programação de cinema gratuita, a MATILHA CULTURAL também apresentará uma exposição de artes plásticas assinada por Juliana Akina. Trata-se de Sacerdotisas, que apresenta um fragmento das facetas femininas e seus atributos. 

“A mulher é responsável por semear a vida, portanto ela cultiva os mistérios e os sentidos. Essa exposição é um mergulho nessa busca inevitável e incessante, é desbravar através da mitologia e símbolos traços do inconsciente coletivo, trazendo a tona nossas vulnerabilidades ressignificando às pelo seu enfrentamento e coragem”, explica a artista. 

Juliana Akina desde 2008 trabalha e acompanha o cenário cultural urbano de São Paulo. Na Olldog filmes Ltda, uma produtora de áudio visual, pode conhecer técnicas de design, audiovisual, animação, cenário e fotografia. Em 2010 entrou para o centro cultural Matilha, onde pode colaborar com suas criações, produções e curadorias. Participou da maioria das produções internas e externas da MATILHA CULTURAL, e desenvolveu a linguagem visual e capa da mixtape vol 2 da Matilha cultural, entre outros. 

Ela é paulista descendente de japoneses, e começou a trabalhar no cenário cultural em 2008 exercendo várias funções, como designer gráfico, assistente de fotografia, cenário, produção e algumas curadorias. Desde 2019 se dedica integralmente ao seu trabalho como artista, e suas investigações na cultura japonesa, mitologias e símbolos, no geral, participando de diversas exposições coletivas. Sacerdotisas é sua segunda exposição individual, a primeira foi em 2016 na MATILHA CULTURAL. Aos finais de semana expõe suas obras no Beco do Batman, na Vila Madalena. 

CINE MATILHA

Rego Freitas, 542 - 3º andar

República, São Paulo

 Sobre o Cine Matilha

O Cine Matilha é um ambiente pet-friendly e acolhe regularmente o público junto com seus animais de estimação. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.

A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos. 

Sobre a Matilha Cultural

Em maio de 2024, a Matilha Cultural celebra 15 anos de existência como uma entidade independente e sem fins lucrativos. Sediada em um edifício de três andares no coração de São Paulo, o espaço abriga um espaço de exposições, uma sala multiuso, um bar e um cinema com 68 lugares. Fundada em maio de 2009 por um coletivo de profissionais de diversas áreas, a Matilha tem como missão primordial apoiar e promover produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.

Comentários