Levantamento feito pela UNESCO SOST - Transcriativa avaliou a compreensão e potencial criativo de 1.200 brasileiros, do qual 39% das mulheres se consideram criativas.
Criatividade
e engenhosidade únicas do povo brasileiro. É assim que a Transcriativa, principal aceleradora de pessoas
e negócios com criatividade, define o Borogodó.
Em uma pesquisa inédita desenvolvida pela empresa com 1200 brasileiros, 37% dos
respondentes afirmaram ser criativos. Nesse tópico, as mulheres se destacam:
39% delas se consideram com a característica, em relação a 34% dos homens. O
levantamento foi aplicado pela Toluna Metrics Lab, com o propósito de avaliar o
potencial criativo das pessoas e compreender de que forma elas interpretam o
termo.
“Entendemos
o Borogodó como a maneira que o brasileiro sempre encontra para solucionar um
problema de um jeito nunca pensado antes, já que somos um dos povos mais
engenhosos do mundo”, afirma Natália Montibeller, co-fundadora da
Transcriativa. “Enxergamos muito valor em nossa potência, por isso, com a
pesquisa, queríamos avaliar se as pessoas têm noção dessa realidade, que chega
a ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho”, completa.
Essa
ideia está alinhada com as informações de um levantamento do Fórum Econômico
Mundial, que revela que o pensamento criativo está entre as dez principais
habilidades que devem ser desenvolvidas até 2027. Um estudo realizado pela
consultoria McKinsey também mostrou que, até 2030, a demanda por profissionais
criativos aumentará em até 40% na Europa e nos Estados Unidos.
Afinal, o que é Borogodó?
As
respostas mais indicadas pelos respondentes da pesquisa para a definição do
‘Borogodó’ englobam atrativo pessoal, charme, gingado e jogo de cintura, mas,
dentre elas, também apareceram termos como forró, felicidade e malícia. “Isso
mostra que o público compreende a expressão de formas distintas e não sabe do
que se trata”, pontua Natália.
Um
dado que corrobora essa afirmação é o fato de que 27% dos participantes
afirmaram que não possuem Borogodó - os homens representam a maior parcela
(34%) em comparação às mulheres (22%). Além disso, 36% de todos respondentes
disseram que não sabem se possuem a característica - nesse aspecto, as mulheres
são 39% em comparação a 32% dos homens.
Esses
resultados podem ter relação com o conhecimento da expressão, explica Natália.
“O desconhecimento da palavra pode ser um fator para a escolha das respostas.
Por isso, temos a missão de educar o brasileiro com relação a esse termo. As
pessoas sabem que possuem algum diferencial, a Transcriativa quer deixar claro
do que se trata, nosso propósito é que eles compreendam Borogodó como sinônimo
de criatividade”, pontua.
Aceleradora tem como foco aumentar o Borogodó de empresas e
pessoas
Por
meio de conteúdos educativos, experiências imersivas e workshops, a
Transcriativa já atingiu mais de 12 mil negócios, tendo como empresas parceiras
Disney, Cielo, Gol, Latam, Duo Studio, Meta e Microsoft.
Só
em 2023, a aceleradora, Joint Office da Cátedra Unesco de Sustentabilidade
(UNESCO-SOST), alcançou 17 novos parceiros, além de organizar o Borogoday,
principal imersão de transformação criativa do país, que aconteceu no início de
dezembro e contou com a participação de mais de 10 mil pessoas.
“Buscamos
nos posicionar como uma aceleradora que incentiva e valoriza esse Borogodó que
só o brasileiro tem, por isso trabalhamos para promover uma compreensão
profunda do termo, com base na cultura nacional. Estamos nos posicionando como
um verdadeiro incentivador que valoriza a engenhosidade e a sustentabilidade no
momento de fomentar ações transformadoras”, conclui a executiva.
Sobre a Transcriativa
A
Transcriativa é a principal aceleradora de negócios e pessoas que utiliza a
criatividade brasileira como ferramenta de transformação e diferenciação. Como
Joint Office da Cátedra Unesco de Sustentabilidade (UNESCO-SOST), a empresa é
referência na promoção da criatividade sustentável e no desenvolvimento de
habilidades essenciais para o mercado do futuro.
Com
cursos, experiências imersivas, ferramentas e workshops, a Transcriativa se
destaca como um movimento de transformação criativa que já apoiou mais de 12
mil pessoas e negócios, tendo como empresas parceiras Disney, Cielo, Gol,
Latam, Duo Studio, Meta e Microsoft.
Comentários
Postar um comentário