Crianças na escola... E agora?


O acompanhamento da vida escolar de uma criança pode trazer muitas dúvidas e inseguranças para a maioria das famílias. Além da dificuldade de escolher uma boa escola, é preciso considerar questões como métodos de aprendizagem, bullying, lição de casa, importância do brincar, inclusão escolar e até a viabilidade de homeschooling. Quando uma das principais educadoras brasileiras, especialista em alfabetização, se propõe a refletir sobre esses temas, fica mais fácil avaliar os desafios e compreender o papel dos pais e educadores em diferentes segmentos da escolaridade.

Diante de diferentes posturas educacionais e de tantas opções de sistemas de ensino é comum que pais e familiares se deparem com a dificuldade de fazer escolhas ou de vislumbrar alternativas para acompanhar suas crianças no curso da escolaridade. Na tentativa de conciliar o que seja mais efetivo em cada caso, bom mesmo é contar com critérios para orientar as decisões ou linhas de conduta, seja na fase de iniciação ou mesmo num período de reavaliação ou mudança. Partindo das inquietações de pais e familiares, o livro Crianças na escola... E agora? (Summus Editorial, 184p. R$ 74,10) sistematiza uma diversidade de temas, atrelando a experiência da educadora Silvia M. Gasparian Colello no cotidiano da vida estudantil às pesquisas acadêmicas que fundamentam um olhar mais crítico acerca do processo educativo.

Entre tantas dúvidas e dilemas, vale questionar: que instituição escolher? Como vai ser o período de adaptação? E se meu filho ficar doente? O que fazer se ele sofrer bullying? Quais são as diferenças entre as principais propostas pedagógicas? Como se dá a alfabetização nos dias de hoje? Como as crianças aprendem e quais são as estratégias para favorecer esse processo? A lista de perguntas parece infinita.

Pensando nessa fase tão especial da vida das crianças e nos muitos desafios ao longo de toda a trajetória da educação básica, Silvia Colello discute as principais preocupações dos pais sobre esse período. A autora parte de questionamentos reais advindos de um grupo de discussão do qual foi mediadora, oferecendo caminhos para os mais diversos tipos de inquietação. Além disso, esclarece os professores sobre as principais angústias dos pais, o que contribui para fortalecer a relação família‑escola. Leitura imperdível para todos os que se interessam pela educação e pela construção da cidadania.

Como forma de apresentar diferentes posturas e evidenciar suas implicações para o funcionamento da escola e para o papel dos pais e educadores, Silvia Colello apresenta no livro quadros comparativos que regem a educação em diferentes segmentos. Em um dos capítulos, a autora analisa o ensino domiciliar, tema sempre em evidência. Em outro, discute a relação entre o aprender e o brincar. Além disso, contou com a contribuição de outros renomados especialistas: ao abordar a inclusão, entrevistou Maria Teresa Eglér Mantoan, autoridade brasileira no assunto, e sobre aspectos da saúde, teve a participação do pediatra Sergio Antonio Bastos Sarrubbo, diretor do Hospital Infantil Darcy Vargas.

A maioria dos temas dos capítulos é baseada em relatos ou perguntas de famílias de diversos extratos socioculturais que participaram de encontros on-line promovidos por ela entre os anos de 2022 e 2023. Ao fim de cada capítulo o leitor conta com uma sessão intitulada “Saiba mais”, trazendo bibliografia complementar, e em alguns deles consta o quadro denominado “Para ir além”, que propõe um desdobramento do assunto abordado. Assim, ao discorrer sobre como as crianças aprendem, somos, por exemplo, levados a considerar por que algumas não aprendem. Ao final de cada capítulo, outras referências estão disponíveis em QRCodes de acesso a vídeos de conteúdos relacionados. Embora seja escrito para pais, o livro interessa também aos educadores dedicados a compreender melhor os conflitos e, assim, contribuir para a integração família-escola.

“Minha proposta com o livro vai além de orientar quem está prestes a escolher uma escola. Ao expor esses questionamentos, espero que sirvam para promover a troca necessária entre os anseios dos pais e a receptividade de professores, coordenadores e gestores de escolas (sejam públicas ou privadas), favorecendo a construção profícua de parcerias. Todas essas considerações convocam ao diálogo e, quando as escolas se abrem ao debate, o maior beneficiado é o estudante” – afirma Silvia Colello.

A autora - Silvia M. Gasparian Colello é pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atuou como docente dessa mesma instituição e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) nos cursos de Pedagogia e Licenciatura e em inúmeras iniciativas de especialização, formação continuada, assessorias e consultorias. É pesquisadora e docente sênior do Programa de Pós-Graduação da FEUSP na área de “Educação, Psicologia e Linguagem”, no qual orienta e desenvolve trabalhos sobre psicologia da educação, processos de aprendizagem, alfabetização e letramento, ensino da língua escrita, práticas pedagógicas e formação de professores. É autora de A escola que (não) ensina a escrever (2012), A escola e a produção textual — Práticas interativas e tecnológicas (2017) e Alfabetização: o quê, por quê e como (2021); coautora de Alfabetização e letramento — Pontos e contrapontos (2010); e organizadora de Textos em contextos — Reflexões sobre o ensino da língua escrita (2011), todos publicados pela Summus.

Título: Crianças na escola... E agora?

Autora: Silvia M. Gasparian Colello

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 74,10 (e-book R$ 44,50)

Páginas: 184 (14 x 21cm)

ISBN: 978-65-5549-141-8

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.gruposummus.com.br

Comentários