O acompanhamento da vida escolar de uma criança pode trazer muitas dúvidas e inseguranças para a maioria das famílias. Além da dificuldade de escolher uma boa escola, é preciso considerar questões como métodos de aprendizagem, bullying, lição de casa, importância do brincar, inclusão escolar e até a viabilidade de homeschooling. Quando uma das principais educadoras brasileiras, especialista em alfabetização, se propõe a refletir sobre esses temas, fica mais fácil avaliar os desafios e compreender o papel dos pais e educadores em diferentes segmentos da escolaridade.
Diante
de diferentes posturas educacionais e de tantas opções de sistemas de ensino é
comum que pais e familiares se deparem com a dificuldade de fazer escolhas ou
de vislumbrar alternativas para acompanhar suas crianças no curso da
escolaridade. Na tentativa de conciliar o que seja mais efetivo em cada caso,
bom mesmo é contar com critérios para orientar as decisões ou linhas de
conduta, seja na fase de iniciação ou mesmo num período de reavaliação ou
mudança. Partindo das inquietações de pais e familiares, o livro Crianças na escola... E agora?
(Summus Editorial, 184p. R$ 74,10) sistematiza uma diversidade de temas,
atrelando a experiência da educadora Silvia
M. Gasparian Colello no cotidiano da vida estudantil às
pesquisas acadêmicas que fundamentam um olhar mais crítico acerca do processo
educativo.
Entre
tantas dúvidas e dilemas, vale questionar: que instituição escolher? Como vai
ser o período de adaptação? E se meu filho ficar doente? O que fazer se ele
sofrer bullying?
Quais são as diferenças entre as principais propostas pedagógicas? Como se dá a
alfabetização nos dias de hoje? Como as crianças aprendem e quais são as
estratégias para favorecer esse processo? A lista de perguntas parece infinita.
Pensando
nessa fase tão especial da vida das crianças e nos muitos desafios ao longo de
toda a trajetória da educação básica, Silvia Colello discute as principais
preocupações dos pais sobre esse período. A autora parte de questionamentos
reais advindos de um grupo de discussão do qual foi mediadora, oferecendo
caminhos para os mais diversos tipos de inquietação. Além disso, esclarece os
professores sobre as principais angústias dos pais, o que contribui para
fortalecer a relação família‑escola. Leitura imperdível para todos os que se
interessam pela educação e pela construção da cidadania.
Como
forma de apresentar diferentes posturas e evidenciar suas implicações para o
funcionamento da escola e para o papel dos pais e educadores, Silvia Colello
apresenta no livro quadros comparativos que regem a educação em diferentes
segmentos. Em um dos capítulos, a autora analisa o ensino domiciliar, tema
sempre em evidência. Em outro, discute a relação entre o aprender e o brincar.
Além disso, contou com a contribuição de outros renomados especialistas: ao
abordar a inclusão, entrevistou Maria Teresa Eglér Mantoan, autoridade
brasileira no assunto, e sobre aspectos da saúde, teve a participação do
pediatra Sergio Antonio Bastos Sarrubbo, diretor do Hospital Infantil Darcy
Vargas.
A
maioria dos temas dos capítulos é baseada em relatos ou perguntas de famílias
de diversos extratos socioculturais que participaram de encontros on-line
promovidos por ela entre os anos de 2022 e 2023. Ao fim de cada capítulo o
leitor conta com uma sessão intitulada “Saiba mais”, trazendo bibliografia
complementar, e em alguns deles consta o quadro denominado “Para ir além”, que
propõe um desdobramento do assunto abordado. Assim, ao discorrer sobre como as
crianças aprendem, somos, por exemplo, levados a considerar por que algumas não
aprendem. Ao final de cada capítulo, outras referências estão disponíveis em
QRCodes de acesso a vídeos de conteúdos relacionados. Embora seja escrito para
pais, o livro interessa também aos educadores dedicados a compreender melhor os
conflitos e, assim, contribuir para a integração família-escola.
“Minha
proposta com o livro vai além de orientar quem está prestes a escolher uma
escola. Ao expor esses questionamentos, espero que sirvam para promover a troca
necessária entre os anseios dos pais e a receptividade de professores,
coordenadores e gestores de escolas (sejam públicas ou privadas), favorecendo a
construção profícua de parcerias. Todas essas considerações convocam ao diálogo
e, quando as escolas se abrem ao debate, o maior beneficiado é o estudante” –
afirma Silvia Colello.
A autora - Silvia
M. Gasparian Colello é pedagoga com mestrado, doutorado e
livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Atuou como docente dessa mesma instituição e da Universidade Virtual do Estado
de São Paulo (Univesp) nos cursos de Pedagogia e Licenciatura e em inúmeras
iniciativas de especialização, formação continuada, assessorias e consultorias.
É pesquisadora e docente sênior do Programa de Pós-Graduação da FEUSP na área
de “Educação, Psicologia e Linguagem”, no qual orienta e desenvolve trabalhos
sobre psicologia da educação, processos de aprendizagem, alfabetização e
letramento, ensino da língua escrita, práticas pedagógicas e formação de
professores. É autora de A escola que (não) ensina a escrever (2012), A escola
e a produção textual — Práticas interativas e tecnológicas (2017) e
Alfabetização: o quê, por quê e como (2021); coautora de Alfabetização e
letramento — Pontos e contrapontos (2010); e organizadora de Textos em
contextos — Reflexões sobre o ensino da língua escrita (2011), todos publicados
pela Summus.
Título: Crianças na escola... E agora?
Autora: Silvia M. Gasparian Colello
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 74,10 (e-book R$ 44,50)
Páginas: 184 (14 x 21cm)
ISBN: 978-65-5549-141-8
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.gruposummus.com.br
Comentários
Postar um comentário