Seja
para renovar a matrícula ou para buscar uma nova instituição de ensino, a
tarefa requer reflexão e cuidado por parte dos responsáveis sobre qual escola
escolher e se ela é realmente a ideal para o seu filho
Um novo ano se inicia
e traz com ele muitas expectativas para quem está em idade escolar. Embora a
expectativa seja grande por parte das crianças e dos adolescentes, por muitas
vezes, esse momento é ainda mais tenso por parte dos pais.
No
momento da escolha, muitas vezes, o valor da mensalidade é um dos primeiros
pontos a serem considerados, mas sabe-se que outras questões além da financeira
devem ser pesquisadas. Gabriel Frozi, CEO do Colégio RCS no Rio de Janeiro
destaca que é interessante os pais e os responsáveis pelo aluno procurarem mais
a respeito da escola, seja presencialmente ou através da experiências de outros
pais que já conhecem a instituição. "Atualmente existem inúmeros grupos
nas redes sociais, além da própria página oficial da escola que tem muito a
dizer sobre a qualidade e experiências de terceiros em relação à escola."
Agora,
um passo fundamental e decisivo é avaliar o perfil da família e o da criança.
"Existem escolas mais tradicionais, conservadoras e mais conteudistas,
como também, escolas mais flexíveis, disruptivas e inovadoras. O importante,
portanto, é a família levar em consideração as características da criança e do
adolescente," adverte Gabriel.
Na
atualidade, vemos uma dificuldade ainda maior nos casos de crianças e
adolescentes que estão fora do padrão esperado para a idade, seja pela
superdotação ou por condições atípicas do desenvolvimento. Com essa demanda
crescente na educação, os pais ainda se sentem inseguros e perdidos em como
escolher a melhor escola para seus filhos.
Para
crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a volta
às aulas pode não ser tão divertida assim, já que o transtorno afeta de forma
significativa o processo de aprendizagem e os relacionamentos com colegas e
professores. "É necessário estar atento à vida acadêmica dos nossos
filhos, para estimular o desenvolvimento, a autoconfiança e o interesse das
crianças em aprender, o que impacta diretamente no dia a dia escolar
deles", continua Gabriel.
A
RCS, mais conhecida como Rio Christian School, é o primeiro colégio na América
Latina voltado ao ensino bilíngue para crianças com TDAH e os perfis de
superdotação.
Diversos
estudos já mostraram que o déficit de atenção, associado ou não à
hiperatividade e à impulsividade, frequentemente compromete o rendimento
escolar. Tendo em vista as necessidades de cada criança, esse perfil precisa
ser traçado, para que um trabalho personalizado possa ser feito quando esse
aluno voltar à sala de aula.
Gabriel
Frozi pensando em facilitar esse processo de adaptação dessas crianças e
adolescentes no ambiente escolar, criou um sistema de ensino personalizado, que
prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de
casa e a atuação em projetos.
O
modelo tradicional aplicado na instituição contempla ambientes e atividades
diferenciadas, no qual o professor é o facilitador do processo
ensino-aprendizagem, favorecendo o espaço de interlocução e socialização. Além
disso, há a instrução bilíngue, que favorece a aquisição total da língua
inglesa, em 50% do ensino, ensejando preparação para universidades brasileiras
e internacionais. "Incentivamos o respeito ao indivíduo, suas
potencialidades e diversidades, valorizando a inclusão social, num ambiente cooperativo,
propiciando a vivência de valores cristãos," continua Frozi.
A
adoção de métodos e recursos que estimulem a participação e o foco do
estudante; a prática e estímulo à repetição; um comando por vez de forma
objetiva e clara, além do reforço positivo na construção do aprendizado são
estratégias valiosas adotadas na Recreio Christian School (RCS).
Um
dos diferenciais da escola está no sistema de avaliação, onde as provas
bimestrais não são o principal aspecto a ser levado em conta na hora de aprovar
um estudante, mas um conjunto de fatores como a participação em sala de aula,
lição de casa, trabalhos extras, desempenho diário em sala de aula, etc.
"O sistema não é baseado só em uma prova. Se um aluno não tira boa nota na
avaliação, mas cumpre com as demais obrigações, pode ser aprovado, desde que
consiga a média 7", explica Gabriel Frozi, salientado que, os alunos são
submetidos a um sistema de avaliação no qual 15% da nota se refere à
participação; 25%, ao dever de casa; 30%, a pequenos projetos; e 30%, à prova
bimestral. A proposta impacta diretamente as crianças e os jovens em sua
capacitação, e consequentemente, o índice de reprovação escolar tende a
diminuir muito.
Sobre a Recreio Christian School:
A
escola bilíngue cristã conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a
participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a
atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30%
do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do Pré I ao 3º ano do Ensino
Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do
exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe
especializada em alunos com TDAH.
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