Alunos do curso de Design da Mauá desenvolvem projeto para atender um desafio da Chilli Beans

Campanha será apresentada em 2024

A exemplo de outras parcerias com importantes empresas de diversos setores do mercado, como Dorja, Mercedes-Benz, Goodyear, ILAC (Instituto Latino Americano do Acrílico), Angi, etc., o curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) também firmou parceria com a Chilli Beans – maior rede especializada em óculos escuros da América Latina.

Assim como as demais parcerias, a Chilli Beans apresentou um problema real para os alunos do 2º ano solucionarem, ou seja, o desenvolvimento de óculos especiais para uma coleção que será lançada no ano que vem. O resultado foi ao encontro das aspirações da empresa parceira e até superou: houve empate para o 1º lugar. 

Os alunos vencedores terão os seus respectivos projetos divulgados e fabricados pela Chilli Beans em 2024. Todas as propostas foram desenvolvidas na disciplina Design Emocional, que segue a metodologia de Donald Norman, ex-vice-presidente de tecnologia da Apple e pai do termo “usabilidade”. 

“O desenvolvimento do projeto considera diferentes leituras e interpretações que um usuário realiza sobre um determinado produto tangenciando o impacto visual, a sua interação e a dimensão simbólica”, diz Marcia Holland, professora de Design do Instituto Mauá de Tecnologia.

A especialista lembra, ainda, que a Mauá é uma das poucas instituições de ensino superior que já envolve empresas e organizações desde o início do curso na proposição de situações reais, durante as quais os alunos têm um estreito relacionamento com a cadeia produtiva.

A Chilli Beans acredita que as parcerias educacionais são uma fonte de ideias e renovação constantes. “Adoramos nos encontrar com os jovens, propor desafios e ver os projetos irados que eles desenvolvem. Dessa vez, os vencedores terão a oportunidade de ter suas ideias no portfólio da marca. Foi até difícil escolher, pois tinha muita coisa sensacional mesmo. Parabéns a todos”, disse Caito Maia, fundador da Chilli Beans. 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design, Engenharia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação; recentemente, abriu três cursos: Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais e Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.

Comentários