Curitiba Cia de Dança apresenta pré-estreia de "Mirolando", de Miriam Druwe, espetáculo de dança para crianças

Inspirada na obra de Miró, primeira versão da coreografia, que retrata o surrealismo e traz criação coletiva com atenção a cada ponto, traço, cor e movimento

Dança contemporânea é sim para crianças! A prova viva está em “Mirolando”, espetáculo voltado para elas, inspirado nas obras do artista espanhol Juan Miró. A “arte” é da Curitiba Cia de Dança, em parceria com a coreógrafa Miriam Druwe, de São Paulo. Miriam, que é diretora da Cia Druw há 25 anos, já possui outros espetáculos infanto-juvenis inspirados em pintores em seu repertório, como Kandinsky, Tarsila do Amaral, Van Gogh, Portinari, Di Cavalcanti e outros – todos com sucesso. Após o convite para criar com a Curitiba Cia de Dança, veio Miró.

“Mirolando” vem sendo elaborado desde julho deste ano e promove um diálogo da dança contemporânea com as artes visuais – tanto na inspiração das obras de Miró como na cenografia, com imagens projetadas em vídeos e criadas por Thiago Capella que bebem na fonte da proposta de Miró, com os traçados e as cores do artista espanhol, abusando das animações.

Dirigidos por Miriam, os bailarinos participaram diretamente do processo de criação da coreografia, escolhendo obras e personagens que mais se identificam no universo do artista em questão e, a partir de fios dramatúrgicos trabalham em “células” coreográficas. A partir daí foi o movimento do bailarino que deu corpo aos personagens, conferindo vida às obras de Miró. “Os bailarinos foram se soltando, colocando muito deles e se impregnaram nos corpos dançantes. Era preciso que os bailarinos entrassem em Miró junto comigo e, por isso, foram levados a criar”, explica Miriam.

Além da cenografia, a linguagem do clown também foi trabalhada no elenco, aprimorando o estado cênico da comunicação com o público, sendo uma obra, um ponto, um contorno preto, uma cor de Miró. “Os bailarinos da Curitiba Cia. De Dança foram muito bons, muito criativos... se entregaram bastante. Gosto de falar sobre concepção e criação e a coreografia é extraída da sensação e dos sentimentos e impulsos que os bailarinos têm ao encontrar aquele contexto. Isso é muito rico”, diz Druwe, que foi a responsável pelo fio condutor de “Mirolando”.

E neste passeio lúdico e poético no universo de Miró, ainda vale ressaltar a trilha sonora, que foi especialmente composta para a coreografia, e os estudos de figurino, que são resultado de um grande laboratório de experimentos. “Fechar tudo isso é tal qual pintar uma tela. Não é fácil, é bem desafiador, não é rápido. Quando você adentra ao universo de um pintor é um solo sagrado, por isso precisamos nos conectar com a obra, ouvir os percursos”, finaliza Miriam.

Esta apresentação tem um caráter de pré-estreia do espetáculo, que ainda está em finalização. A sessão vai auxiliar a equipe técnica a afinar os elementos cênicos e artísticos para a apresentação em si, prevista para 2024.

 

Serviço:

Data: 25 de outubro de 2023, quarta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro do SESC da Esquina – Rua Visconde do Rio Branco, 969 Centro – Curitiba - PR

Informações: (41) 3259 1350

Ingressos a R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia e trabalhadores do comércio), à venda com Danielle (11) 95697 0467 a serem retirados na sede da Curitiba Cia de Dança – Rua Padre Agostinho, 400 Centro.

Duração: 55 minutos

Comentários