Família: histórias infantis para lerem com os pequenos

 


A BibliON selecionou histórias para lerem em família

Ser família é se basear no amor, na ajuda mútua, na partilha e naqueles que promovem e formam valores em cada um de nós. Por isso, cada momento se torna único e especial. Para momentos como esses devemos sempre tirar um tempo da correria do dia a dia, seja para ler um livro juntos, ir ao cinema, ao parque ou realizar qualquer atividade que nos permita fortalecer os laços que nos permitam respeitar as diferenças, a compartilhar sonhos e aspirações, e a celebrar as conquistas individuais e coletivas.  

Cultivar esse vínculo afetivo é essencial para que cada membro se sinta valorizado, amado e acolhido. Assim, a família se torna um refúgio, um porto seguro no qual podemos sempre ancorar, independentemente dos desafios que a vida nos apresente. Por isso, que tal separar um tempo para estar em família e ler um livro? Esta é uma ótima oportunidade para compartilharmos bons momentos ao lado das pessoas que amamos. Então, pegue seu livro na BibliON - a biblioteca digital gratuita de São Paulo - e chame a turma para essa leitura.

 

Confira as indicações da BibliON e escolha sua história favorita:  

Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar - José Jorge Letria
Este é um livro de versos carregados de ternura e imaginação que pretende fazer a ponte entre pais e filhos, entre avós e netos, num tempo cada vez mais vazio de sonho e de afeto. Um livro que será lido com prazer pelos mais velhos para os mais novos, para incutir neles a paixão pela leitura. Um livro de todas as idades e para todas as idades que guarda em si, intacto, o tesouro da infância. Versos onde se cruza a lembrança do passado com o sabor do futuro. Um livro em que a poesia é vivida como um ato de amor. Para ler e recordar sempre.

Achem meu pai, por favor - Ji Yun Shin
O Pequeno Pinguim mora no País das Neves e é filho de um urso. Ele tem o pelo azul, as asas pequenas e o bico pontudo e amarelo. No entanto, o Pequeno Pinguim não está feliz porque não se acha parecido com seu pai. Será que ele descobrirá quem é o seu pai?

O tamanho da gente - Murilo Cisalpino

"Diz o meu pai que eu já fui tão pequeno, mas tão pequeno, que nem dava pra ver. Só pelo microscópio… Não, é mifos lóquio ... ou… Microscópio? Bom, foi no tempo do óvulo e do tal de "sequela óide ": um da minha mãe, outro do meu pai. Eles se encontraram e, quando se encontraram, eu comecei a ser eu. Uma titiquinha de eu que começou a crescer, todo dia, desde então." E essa "titiquinha", um menino esperto e sensível, que presta atenção em tudo o que o rodeia - pessoas, bichos, lugares… -, vai crescendo e descobrindo coisas bonitas e importantes sobre a vida, sobre si mesmo e sobre as pessoas, não importa o tamanho que tenham…

O papai é pop - Marcos Piangers

Então, você vai ser pai. Você sabe que precisa comprar uma casa maior. Tem que ter mais espaço pra criança. Tem que ter mais um quarto no apartamento. Tem que ter um berço novo, não pode ser aquele que a vizinha se dispôs a emprestar. Então você sabe que tem que trocar de carro, com seis airbags, no mínimo, ar-condicionado de fábrica. O que o humorista Marcos Piangers descobriu ao ser pai jovem é que essas preocupações não fazem diferença nenhuma. O que vale mesmo não é pagar pela melhor creche, se você é o último a buscar seus filhos. Não é comprar os melhores brinquedos, porque as crianças gostam mesmo é das brincadeiras que não custam nada. No fundo, o que importa mesmo, como os textos divertidos e emocionantes de Papai é Pop mostram, é você estar com seus filhos, não pensando em outra coisa, mas estar lá. De verdade.

Tramas de meninos Contos - João Anzanello Carrascoza
Vencedor do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2021 na categoria "Contos". Os catorze contos deste livro constroem e se espraiam como finas tramas da experiência humana. Carrascoza mergulha no cerne das relações entre pai e filho, marido e mulher, irmãos, casais apaixonados ou em crise. Ele nos leva à beira do precipício, onde os fios são cortados com violência, mas também à redenção, onde famílias desagregadas se organizam e se fortalecem. Os contos de Carrascoza nos trazem experiências delicadas e marcantes, felizes e tristes, numa tessitura minuciosa sobre os anseios de cada um de nós. Em "Começo", história que abre este volume, um pai sente a tristeza da despedida. O filho vai pegar a estrada e voltar para a cidade, depois de um dos poucos finais de semana em que estiveram juntos. No conto final, "Últimas", há um pai que aguarda. Aguarda seu filho, que percorre a estrada para encontrá-lo, depois de tanto tempo sem se verem. Mas há interrupções no caminho, há imprevistos, e, assim como o pai, nós leitores nos angustiamos com sua demora, ansiamos pela sua chegada, quando finalmente estará seguro. Entre a despedida de um pai e a espera de outro, tramas de vidas se entrelaçam, se completam ou se desfazem. Algumas são interrompidas de forma trágica. Outras claudicam, chegam perto da ruína, mas se regeneram com fios mais fortes. Há saudade pelos que se foram, há luta, há esperança na abertura de novas possibilidades.

Abrace seu filho como a criação com afeto mudou a história de um pai - Thiago Queiroz

"Com este livro você será não só uma mãe ou pai melhor, mas uma pessoa sensibilizada para a preciosidade da vida." Fred Mattos - Psicólogo e palestrante Num mundo em que as pessoas dizem que pais não podem dar muito colo, que não podem dar amor demais, mais um monte de outros "nãos", Thiago Queiroz seguiu por um outro caminho. Ao receber a notícia da gravidez da esposa, passou a viver com os filhos uma história bem diferente da que teve com seu próprio pai, mais efetiva e participativa. E assim ele também criou uma das mais importantes redes sobre paternidade ativa na internet, oferecendo apoio e acolhimento a outros pais que buscam uma forma de se relacionar melhor com seus filhos. Este livro conta como o amor pelos filhos e a disciplina positiva mudaram a história de um homem. E de como ela pode mudar a sua também, se você abrir os braços para seus filhos. Todas as vezes que você abraça seu filho, você se cura um pouco. Todas as vezes que você abraça seu filho, você é abraçado de volta. Não perca nunca essa oportunidade que a vida lhe dá. Abrace seu filho agora. É o melhor que você pode fazer. Por ele e por você.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. 

O sistema de busca permite a  utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras. 

Comentários