Floripa Conecta transforma o mês de agosto em
Florianópolis e registra o maior nível de reservas na hotelaria para o mês dos
últimos anos na capital
O
turismo fora de época é um importante motor para a diversificação econômica e
criação de empregos, estimulando e fortalecendo o comércio local, a cultura e
as tradições durante todo o ano.
O
maior desafio das cidades turísticas é lidar com a sazonalidade, ou seja, em
apenas uma época do ano a população se concentra, movimentando a economia e o
turismo, enquanto em outros momentos a cidade fica vazia e os setores ficam
estagnados.
Quando
uma cidade depende apenas do turismo de verão ou inverno, ela perde
oportunidades. Para isso, Florianópolis vem trabalhando na direção oposta,
buscando potencializar o turismo e fomentar essa circulação em outros momentos
do ano.
O
setor hoteleiro de toda a capital catarinense, registra em agosto, o maior
nível de reservas para o mês em comparação aos últimos anos. Isso se dá
através de estratégias de fomento ao turismo segmentado, exatamente para
explorar e alavancar outros períodos do ano.
Florianópolis,
assim como toda a região litorânea do Brasil, chama a atenção pelas praias, as
belezas naturais e tudo que esteja ligado ao verão. Porém, assim como em
todas as cidades do Brasil, há lugares turísticos e experiências que só podem
ser vivenciadas em momentos específicos, totalmente fora de época.
O
Floripa Conecta nasceu com esse intuito: um movimento de conexão entre
iniciativas públicas e privadas na cidade de Florianópolis, com o propósito de
fortalecer o desenvolvimento econômico regional, bem como, unir os atores da
tecnologia, do turismo e da economia criativa.
Com
esse movimento, o mês de agosto na cidade foi transformado. Somente em 2022, o
Floripa Conecta gerou mais de R$50 milhões e atraiu mais de 145 mil pessoas.
Nesta edição, que irá até o final de agosto, acontecerão mais de 150 eventos em
todas as regiões da cidade.
"O
principal objetivo de todo o movimento é estimular a mistura de segmentos,
potencializar oportunidades de desenvolvimento, e sobretudo, ampliar as
conexões entre a população local, e por consequência, atrair turistas de todo o
país. Venderemos o que a cidade tem de melhor: o turismo, a tecnologia e a
gastronomia", afirma Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa
Conecta.
Então,
além dos atributos proporcionados pela natureza, eventos que promovam turismo
de negócios, networking, troca de experiências e um belo visual para completar
a estadia tornam a cidade um ponto de encontro de empresários e gestores, que
aliam o dever com o lazer durante suas vindas à Floripa.
Na
agenda de agosto, ainda está o Startup Summit até o dia 25 de agosto e a
Maratona Internacional de Florianópolis que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de
agosto, considerada uma das maiores corridas de todo o estado, com expectativa
de participação de 17 mil atletas de todo o país e de outras localidades.
Assim,
Florianópolis não depende somente de épocas específicas para gerar receita, o
que diversifica e movimenta a economia local, que se torna menos vulnerável a
oscilações, estimulando não somente os estabelecimentos hoteleiros, mas também
o comércio, o consumo e a promoção da cultura do município.
Ao
focar no turismo fora de temporada, Florianópolis, assim como outras cidades,
experimentam a oportunidade de um turismo sustentável, otimizando a estrutura
disponível e recursos investidos, colocando a cidade na lista do calendário
nacional.
Mais
sobre o Floripa Conecta
Site
- floripaconecta.com.br
Instagram
- @floripa.conecta
Sobre
o Evento
Floripa
Conecta é um movimento de conexão entre iniciativas públicas e privadas na
cidade de Florianópolis e criado com o propósito de fortalecer o
desenvolvimento econômico regional bem como unir os atores da tecnologia, do
turismo e da economia criativa.
Comentários
Postar um comentário