Como recomeçar em meio à dor do abuso? Uma história de luta feminina nos anos 1920

Participe da Leitura Coletiva de "Outro Plano", um romance impactante sobre uma médica que busca curar pacientes e as próprias feridas

Até onde uma mulher ferida pode ir para escapar das sombras de um trauma? A década é 1920 e é no voluntariado, em meio a uma guerra, que a protagonista de Outro Plano busca refúgio. O lançamento da escritora e dermatologista Cristiane Barausse promete inspirar com uma história que exalta a liberdade e inspira coragem. 

Na Leitura Coletiva desta obra ilustrada por Thais Ribas, vamos conhecer a jornada de Elisa, médica que se une à equipe de um hospital de campanha para atender soldados feridos na guerra. Ela aceita o desafio na tentativa de esquecer os horrores que viveu: o marido Oto a violenta dentro da própria casa.  

Por conta do trauma, junto dos sentimentos de repulsa e raiva, a protagonista passa a conviver com a Dermatilomania, transtorno obsessivo compulsivo que provoca uma vontade incontrolável de abrir feridas na própria pele – no caso de Elisa, em uma tentativa de “se limpar” do abuso.  

ATENÇÃO! Este livro contém conteúdo sensível, com cenas explícitas de violência sexual. Se você sofre de algum trauma ou distúrbio, recomendamos que não leia. 

Ao mesmo tempo que cuida dos ferimentos de soldados, Elisa tenta entender a si mesma e curar as próprias feridas emocionais (e físicas). Com a ajuda de mulheres inspiradoras, ela vislumbra o poder da força feminina: conhece a comandante Ludmila Pavliche, altamente respeitada em meio ao ambiente hostil e machista – personagem inspirada na ucraniana Lyudmila Pavlichenko, a heroína da União Soviética; e Ana, enfermeira afetuosa, que suporta a distância da filha para poder trabalhar.  

Será que a coletividade e união feminina vão motivá-la a encarar a dor e fazê-la se reconhecer na própria pele novamente? É o que vamos descobrir juntos nesta LC que promete muitas emoções. 

Sobre a autora: Cristiane Barausse é escritora e médica dermatologista. Foi criada pela mãe e avó ao lado da irmã, três mulheres fortes que inspiraram a paixão pelo empoderamento feminino. Na literatura, ela encontrou uma forma de retratar as mulheres que chegam ao seu consultório com a mesma doença da protagonista. Em Outro Plano, romance de estreia, une a psicodermatologia com temas essenciais como abuso, estupro e questões de gênero. 

Mídias sociais: Site | Instagram   

Comentários