Programação do Museu da Língua Portuguesa tem peça sobre tambores, histórias de Jorge Amado e Zélia Gattai e shows com 7Bello e de samba
Atividades são todas gratuitas e vão acontecer
entre os dias 22 e 25 de junho no Saguão Central da Estação da Luz e no Saguão
B do Museu
Diversidade é uma das marcas da programação cultural do Museu da Língua
Portuguesa, instituição da
Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Entre 22 e 25 de junho, o museu promove a apresentação de uma peça sobre a
origem dos tambores, uma performance com narração de histórias de Jorge Amado e
Zélia Gattai, homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, além de show com clássicos
do samba. Toda a programação é gratuita.
No dia 22 de junho (quinta-feira), a cia.
Luarnoar apresenta o espetáculo Amados da Bahia. Nesta montagem, reúne trechos de O Gato Malhado
e a Andorinha Sinhá, de Jorge
Amado, e de Jonas
e a Sereia, de Zélia Gattai, e
ainda resgata canções do cancioneiro popular baiano e brincadeiras infantis. A
apresentação, que começará às 10h, no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa,
faz parte do projeto É Hora de História.
Na sexta-feira, dia 23 de junho, às 12h,
também no Saguão B do Museu, o destaque é a peça A Origem dos Tambores, na qual os palhaços Rá e Lelé mostram a importância deste
instrumento para as tradições afro-brasileiras. Trata-se da quarta atração do
projeto Plataforma
Conexões que selecionou dez
trabalhos de artistas iniciantes, por meio de edital, em áreas como música,
literatura, teatro e performance, com o tema Canção, Música e a Diversidade da
Língua Portuguesa.
Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Museu recebe, no sábado, dia
24 de junho, o show do cantor
7Bello. Em sua performance, ele ilustra, por meio de músicas e poesias autorais
e de artistas como Liniker e Nina Simone, histórias de sobrevivência que se
repetem dentro da comunidade trans e periférica na maior cidade do país. O show
vai começar às 12h e acontecerá no Saguão Central da Estação da Luz.
Por fim, no dia 25 de junho (domingo), o Quarteto de Cordas Vocais ocupa o Saguão B do Museu com
o show Pra
Cantar a Batucada, no qual
interpretam sambas de nomes como Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola e Nelson
Cavaquinho. Esta apresentação está inserida no projeto Domingo no Museu, por meio do qual o Museu
recebe grupos que residem em bairros distantes da Estação da Luz, sede da
instituição, para que possam visitar suas exposições e assistir a uma
apresentação artística, também livre para qualquer pessoa que esteja no Museu.
SERVIÇO
Amados da Bahia - É Hora de
História
Dia 22 de junho (quinta-feira), às 10h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
A Origem dos Tambores - Plataforma
Conexões
Dia 23 de junho (sexta-feira), das 12h às 13h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Show 7Bello
Dia 24 de junho (sábado), às 12h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis
Pra Cantar a Batucada, com Quarteto de
Cordas Vocais
-
Domingo no Museu
Dia 25 de junho (domingo), das 11h às 12h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição principal do Museu da Língua
Portuguesa
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com
permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento
da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo,
concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil
Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela
sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa
tem Patrocínio Máster da EDP e Patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e
Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Apoio é da
Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2023 conta com Patrocínio do Instituto Cultural
Vale, da Petrobras e do Grupo Globo, com Apoio do BNY Mellon e da PwC Brasil, e
com as empresas parceiras Marsh McLennan, Eaton, Machado Meyer e Verde Asset
Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus
parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por
meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Os projetos É Hora de História e Domingo no Museu é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa
Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo.

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