De negócios à saúde do corpo, títulos trazem
insights e inspiraram suas jornadas de sucesso
Nesta
semana, comemora-se o Dia Mundial do Livro, uma ótima oportunidade para
compartilhar o amor pela leitura e incentivar o hábito seja por prazer,
conhecimento e até mesmo curiosidade. A pesquisa Retratos
da Leitura, realizada durante a Bienal Internacional do Livro em São Paulo
(2022), mostrou que 79% dos entrevistados concordaram que ler melhorou a
qualidade de vida e 66% afirmou que a leitura reduziu o estresse e a ansiedade
gerados no período do distanciamento social.
Por
isso, conhecer novas obras pode ser uma fonte inestimável de estudo, cultura e
entretenimento, e ainda desempenhar papel fundamental nas rotinas externas dos
profissionais. E para celebrar esta data, executivos brasileiros listaram suas
indicações de livros para quem busca se desenvolver e prosperar na
carreira.
Henrique
Marquezi, Diretor de Relação com Investidores da Locaweb Company
Livro: Garra - O Poder
da Paixão e da Perseverança, de Angela Duckworth.
Um antigo gestor que me recomendou esse livro e sempre que posso recomendo a
leitura. O livro mostra que a paixão, a garra e a perseverança são elementos
essenciais para todas as atividades que fazemos e são determinantes para
alcançarmos o sucesso, acima, inclusive, de inteligência e de talento. Ao longo
do livro, por meio de exemplos como os estudos na escola de cadetes da Academia
Militar de Westpoint e com jogadores profissionais de golfe, a autora apresenta
conselhos sobre como desenvolver a garra em si mesmo e motivar o
desenvolvimento em outras pessoas, incluindo o estabelecimento de metas claras
e desafiadoras, a prática deliberada e a busca da orientação e feedbacks.
Guilherme
Barreiro, Diretor da Nextios e KingHost
Livro: This is How They
Tell Me The World Ends, de Nicole Perlroth.
Livro fantástico e, na minha opinião, leitura obrigatória para qualquer
executivo envolvido (OU NÃO) com tecnologia. Neste livro a autora, grande
repórter de cybersecurity, retrata um trabalho de mais de 7 anos onde ela
entrevistou mais de 300 pessoas envolvidas direta ou indiretamente com cyber
attacks, sejam hackers, ativistas, cientistas ou outros. Recomendo fortemente.
Livro:
Correr, do médico Drauzio Varella.
Para qualquer pessoa do mundo corporativo que, como eu, tem algum esporte como
paixão ou hobby. Correr é um livro onde o Drauzio Varella, médico conhecido,
conta sua experiência nas diversas maratonas que participou e como o desafio é
físico mas também muito mental. Vale demais num mundo onde é necessário cada
vez mais resiliência.
Rodrigo
Ricco, CEO da Octadesk
Livro: O jeito Disney
de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e
acreditar, com autoria do Disney Institute.
Título mais vendido na categoria de Atendimento ao Cliente pela Amazon, a obra
nos leva aos bastidores da Disney, por meio da demonstração de suas melhores
práticas e filosofias. Durante a leitura, é possível entender os princípios do
atendimento de qualidade e ver exemplos por meio de diferentes áreas da
empresa, que é referência de como oferecer uma experiência incrível para os
clientes. O livro mostra um resumo de como a inteligência, a paixão e a energia
criativa conseguem ser os grandes diferenciais competitivos para as
organizações.
Livro:
The Power of Full Engagement, de Tony Schwartz e Tony Schwartz.
O livro defende que quando o estresse é percebido como um desafio, ele pode
ajudar a aumentar o foco, motivação e energia. Isso pode ajudar as pessoas a
performar melhor, alcançarem seus objetivos e melhorarem suas vidas. Além
disso, os autores propõem que o estresse pode ser visto como um sinal de
crescimento e quando as pessoas conseguem gerenciar o estresse de forma
saudável, ele pode levar a um aumento da resiliência, adaptabilidade e
crescimento pessoal. Um dos melhores livros que li sobre o tema!
Diego
Santos, Head Inovação na Wake
Livro: Cultura da
Experimentação, de Stefan H. Thomke.
A obra destaca a importância da experimentação contínua para melhorar a
inovação e os resultados das empresas. O autor apresenta casos de sucesso de
empresas como Amazon, Google e Microsoft, que criaram uma cultura de
experimentação. Ele descreve como essas empresas organizam um ambiente onde os
funcionários são incentivados a experimentar e aprender com os erros. O livro
apresenta estratégias para implementar uma cultura de experimentação, incluindo
a definição de objetivos claros e a coleta de dados relevantes. O autor ainda
enfatiza a importância da abordagem científica para a inovação, testando
hipóteses e utilizando dados para tomar decisões informadas.
Livro:
Platform Revolution, de Geoffrey G. Parker, Marshall W. Van Alstyne e Sangeet
Paul Choudary.
Os autores descrevem as características das plataformas digitais e como elas
estão transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes e as
pessoas se relacionam entre si. O livro apresenta estudos de caso de companhias
que usam plataformas digitais e a obra ainda discute a regulamentação e os
possíveis impactos na privacidade, segurança e responsabilidade. Além disso, o
livro oferece conselhos práticos para quem deseja aproveitar o poder dessas
ferramentas, apresentando estratégias para construir uma plataforma
bem-sucedida.
Comentários
Postar um comentário