por Ivim Pelloso (*)
Nos
últimos anos, temos acompanhado um aumento significativo de empreendedores em
busca de estudos de viabilidade e planejamento de um novo negócio. Estamos no
mercado há 45 anos e percebemos atualmente a preocupação dos novos
empreendedores em planejar antes da execução.
Com
o aumento de número de fechamento dos estabelecimentos, estamos assistindo
agora uma busca pelo conhecimento e pelo planejamento antes da execução, que
muitas vezes já tem início da forma errada. O número de fechamentos é gritante,
uma aberração, onde 90% deles fecham suas portas em até cinco anos.
Passamos
muito tempo do nosso trabalho demonstrando o quanto o planejamento é essencial
para o sucesso do negócio. Um dos grandes objetivos de publicar um livro é
exatamente esse, compartilhar conhecimento e multiplicar para que os negócios
tenham sucesso de uma vez para todas. Obviamente que também accessíveis nossos
conhecimentos e eternizá-los.
Vamos
listar aqui os passos importantes para empreender e ter sucesso em um negócio
em alimentação:
1- Ter um Plano de Negócios com: localização, públicos-alvo e produto bem
definidos. Essas três questões precisam fazer sentido entre si.
O produto e preço de venda deve estar alinhado com a localização e
público-alvo.
2- Definir
o modelo de negócio e os produtos oferecidos. Estudar sempre
modelos de negócios modernos e que possam garantir uma nova experiência para o
seu cliente. Que você tenha diferenciais que atraiam novos clientes.
3- Definir
o total de investimento versos retorno sobre o investimento.
Não esqueça de estudar os detalhes do negócio para que a composição de preço
seja correta! Se precisar de ajuda, é só chamar a gente.
4
- Desenvolver todos os projetos
Funcionais, Arquitetura e complementares (elétrica, hidráulica,
mecânica, estrutura etc.). Deve ter projeto de mecânica eficiente com
insuflamento, exaustão e ar-condicionado para que o cliente não sinta o odor
proveniente da preparação dos alimentos. Não esquecer dos projetos regulatórios
(prefeitura, AVCB, Anvisa, alvará de funcionamento etc.). O projeto de
arquitetura e design, deve ser detalhado com fachada, acesso e elementos
arquitetônicos especificadas de acordo com o modelo do negócio.
5
-Ter uma operação
de cozinha muito enxuta,
verticalizada, com tecnologia, técnicas de preparação inteligentes e
sustentáveis. A operação deve ter operação com horários de cada
preparação, com processos estabelecidos e equipe treinada para que a operação
aconteça de forma eficiente e padronizada.
6
- Desenvolver detalhadamente o cardápio
(preço de compra e venda), fichas técnicas e os manuais boas práticas e de
operação com detalhes de horário de produção.7 - Ter
um organograma e uma equipe bem treinada e preparada para novos
desafios. Ter planos de carreira e salários transparentes com acesso a equipe.
8
- Ter capital de giro para
3 meses para insumos e operação.
9
- O proprietário deve entender de negócios
de modelo, de operações, de equipamentos, de segurança alimentar.
Caso ele não entenda, procure uma consultoria.
10
- Ter um Plano de Metas e um DRE
(demonstração do resultado do exercício), bem definido com ações diárias que te
ajudarão nas tomadas de decisão, crescimento e principalmente atividades
focadas em alcançar os objetivos. Ter departamentos como: financeiro,
contabilidade, operação, comercial, marketing etc., para cada atividade
empresarial e com indicadores, segundo as metas da empresa. Pense que o
negócio de alimentação funciona como qualquer outra empresa. Os departamentos
são suporte um para o outro, funcionam como uma engrenagem.
O
negócio de alimentação é algo complexo, que precisa envolver planejamento e
muito conhecimento. Infelizmente muitos empreendedores iniciam os negócios com
uma ideia ainda muito doméstica sobre alimentação e é um grande engano.
(*)
Ivim Pelloso -
Consultora e Projetista de negócios em alimentação há mais de 20 anos – Sócia
da FSone e Fundadora da Kitchain. Autora da obra “Food Service One”, pela
Literare Books International. Instagram: @ivimpelloso
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