Pesquisa inédita vai analisar mais de 3.000
faixas de música do Spotify e Deezer, para entender quais características são
necessárias para se chegar ao Top 200 das mais ouvidas
- Lançamento acontece dentro do
evento Rock in Hub, com palestras e workshops de executivos de gravadoras
e plataformas, líderes de grupos musicais, profissionais de tecnologia e
inovação, nos dias 17 e 18 de abril
O segmento cultural,
que já operava no meio digital quando no início da pandemia, passou a adaptar
suas atividades e serviços exclusivamente para este meio. A música ganhou com
seus intérpretes lives, novos modelos de inserções nas mídias sociais e um
forte consumo nas plataformas especializadas.
Dentro
desse contexto, a ESPM, escolas de negócios, por meio do Núcleo de
Transformação Digital da ESPM (DIGI), realiza mais um estudo inédito, dentro da
“Transformação Digital da Comunicação” em diversos segmentos, com o objetivo de
mapear como a inteligência artificial pode influenciar no futuro da música.
Coordenada pelo Centro de Gestão e Transformação de Negócios do curso de
Administração da instituição, a pesquisa analisa mais de 3.000 faixas de música
do Spotify e Deezer, para entender quais características são necessárias e como
a melodia pode chegar ao Top 200 das mais ouvidas.
Claudio
Luiz Cruz de Oliveira, coordenador da pesquisa e professor de Business
Technology e Marketing Science da ESPM e sócio da Cognitive Inteligência de
Marketing, explica que a análise está sendo realizada em mais de seis anos de
histórico de canções disponíveis nas plataformas. “Nosso objetivo é criar um
simulador que possa prever o sucesso das músicas. Por exemplo, baseada em
algumas características como artista, gênero, níveis de dançabilidade, energia
de cada música das playlists
e tempo da música, o simulador irá estimar a probabilidade de a canção fazer
sucesso. Isso pode influenciar o mercado, melhorando a tomada de decisão para
se investir em campanhas ou produção de um determinado gênero”, diz.
Já
Diego Oliveira, professor de Mídias e Inovação da ESPM e CEO do Grupo Youpper
Consumer & Media Insight, ressalta que a indústria da cultura soube reagir
aos desafios da pandemia e o pós-pandemia rapidamente, onde encontrou uma
audiência ávida por entretenimento, reflexão e novas experiências. “A indústria
da música vem agregando inovação ao longo do tempo, com o uso de algoritmos e
maiores taxas de precisão métrica como modelo antes de lançar uma nova canção
no mercado. Isso traz uma alta precisão, o que significa correr menos riscos numa
decisão comercial muito mais assertiva”.
Festival de inovação e negócios
O
curso de Administração e o Núcleo de Transformação Digital da ESPM (DIGI) da
ESPM, promovem o Rock in Hub -
Um festival de inovação e negócios, que acontece nos dias 17 (noite),
aberta ao público, e 18 (manhã e tarde) de abril, no campus Álvaro Alvim, na
Vila Mariana, em São Paulo.
Serão
quatro palcos simultâneos, 17 atrações, 35 painelistas entre celebridades do
mundo da música, executivos de multinacionais de tecnologia e inovação,
fundadores de startup e ex-alunos da ESPM, que falarão sobre as tendências de
mercado, soluções de inovação, empreendedorismo e marketing.
Dentre
os convidados estão Cláudio Vargas (Universal Music), Conrado Lancerotti
(baixista do NXZero), Thiago Endrino (Elemess Music), Fernando Gabriel (STRM),
que debaterão o tema “Inteligência Artificial (IA) e o Futuro da Música” no
palco Mundo; Francisco Mattos (Fórmula 1), Talita Pareja (Suzano), Ludmila
Ximenes (Grupo DVT), falarão sobre “Grandes Eventos e Ativação de Marca” no
palco Mundo; dentre outros executivos da Nubank, XP, Nivea, Locaweb, Mercado
Bitcoin que abordarão sobre Mercado Financeiro, Marketing Digital, Moda,
Startups e Inovação.
A
divulgação da pesquisa “Inteligência artificial pode influenciar no futuro da
música” acontece dentro do debate “O Futuro da Música”, com a participação de
executivos e profissionais de gravadoras, e músicos, na abertura do
evento.
O
Rock in Hub é aberto ao público no seu primeiro dia (17), com vagas limitada e
transmissão on-line, e inscrições pelo: https://www.sympla.com.br/rock-in-hub__1941636
Já
para estudantes ESPM, as inscrições estão abertas pelo link: https://credenciamento.espm.br/rockinhub
Serviço
Rock in Hub - Um festival de inovação e negócios
Abertura
17/04 – a partir das 19h30
Palco
Mundo (Auditório Philip Kotler) - “Inteligência Artificial (IA) e o Futuro da
Música” e apresentação pesquisa “Inteligência artificial pode influenciar no
futuro da música”
18/04
– a partir das 9h
Palco
Management (Auditório Castelo Branco)
9h
Desafios do Ecommerce - Eduardo Freme, Guilherme Almeida,
Thales Gonçlves
10h
Mercado Financeiro em 2023 - Renato Santiago, Maildes Moreira
11h
Carreira no Mercado Financeiro - Lucca Fiorin, Lucas Romin
12h
Inovação e Melhoria Contínua - Felipe Mascari
14h30
Case Nubank - Dados e Inteligência
Palco
Marketing (Auditório Castelo Branco)
9h
UX no Varejo de Moda - Mayra Palacios
10h
Carreira Feminina em Marketing - Camila Faro, Giovanna Garib, Alessandra
Miyazaki
11h
Marketing Digital & Growth - Robson Harada, Abel Reis, Leandro
Fujita
12h
Marketing na Periferia - Joildo Barreto dos Santos
14h30
Marketing em Startups
Palco
Startup (Workspace)
9h
Empreender - Da ideia ao negócio! - Thiago Ronda, Carolina
Habeyche
10h
Empreendedorismo nas Favelas - Anderson (Buiu), Izis Queiroz
11h
Investindo em Startups - Leonardo Savoy, Ricardo Gora
12h
Startups Universitárias - Karen Geppert,Joao Vitor Gordilho, José
Guilherme Costa
14h30
Empreendedorismo e Autoconhecimento
Comentários
Postar um comentário