Galápagos traz ao Brasil “The Number”, novo jogo minimalista japonês
Misturando
mecânicas de blefe, risco e adivinhação, board game chega ao país no próximo
mês de maio
A
Repos Production, representada no Brasil pela Galápagos, uma das maiores
editoras de jogos do país, acaba de anunciar globalmente uma novidade aos fãs
dos jogos minimalistas japoneses. No próximo mês de maio chega às lojas o The
Number, um board game misterioso que une as mecânicas de blefe, tomada de risco
e adivinhação, em uma contagiante competição numérica.
Hisaki
Hayashi, designer japonês reconhecido pela criação de famosos jogos como
Trains, Rolling Japan, Yokohama e Metro X, é também o responsável pelo projeto
extremamente imaginativo de The Number.
A
dinâmica do jogo
Indicado
para maiores de oito anos de idade e voltado para três a cinco participantes
por partida, The Number não é um jogo de matemática, mas sim, de estratégia.
Ele é jogado em duas rodadas de cinco turnos cada, durante as quais todos jogam
ao mesmo tempo.
A
cada turno, todos escrevem secretamente um número de zero a 999 em seus quadros
e os revelam ao mesmo tempo. Depois, é preciso alinhar os números do maior para
o menor (de cima para baixo). Começando pelo maior número, deve se verificar se
o seu número foi aprovado ou eliminado.
Ele
será aprovado se não tiver dígitos iguais com nenhum dos números abaixo dele.
No entanto, se tiver pelo menos um dígito em comum com algum dos números abaixo
dele, o participante é eliminado. Se o seu número for aprovado, o jogador ganha
o número de pontos equivalente ao primeiro dígito do seu número. Em seguida, o
participante deve riscar os dígitos que usou na sua placa, não podendo usá-los
pelo resto da rodada.
Depois
de vários turnos, as opções são reduzidas, tornando cada decisão ainda mais
estratégica. Após duas rodadas, o jogador com a maior pontuação ganha o jogo.
A
febre dos jogos japoneses
Considerado
um centro criativo, o Japão torna isso ainda mais evidente quando o assunto são
os board games. O país une os designers minimalistas mais consagrados a uma
legião de fãs, que transborda ideias e tenta implementá-las. O fenômeno pode
ser explicado, em parte, pelo tamanho tipicamente pequeno das casas, mas também
pelo fato das pessoas no Japão jogarem em locais diferentes de seus lares com
mais frequência, portanto, os jogos precisam caber no bolso.
Além
desse movimento, outro combustível para essa tendência de entretenimento é o
“500 Yen Games”, um concurso anual, realizado durante o Game Market. Na
competição, os participantes são desafiados a criar um jogo e vendê-lo por ¥
500 (cerca de 5 dólares) durante a disputa. Todos esses elementos criam um
ambiente perfeito para a febre dos minúsculos jogos japoneses.
Serviço:
Preço
- R$99,99
Onde
encontrar - Lojas
especializadas e Amazon
Sobre
a Galápagos
Criada em 2010, a Galápagos hoje é a principal editora e distribuidora de board games e RPG. Em 2018, a Galápagos passou a fazer parte da empresa francesa Asmodee, integrando o maior grupo do mundo no segmento de jogos de mesa. Essa integração deu continuidade ao compromisso da companhia com a expansão do mercado, visando agregar ainda mais valor à indústria do entretenimento e com o objetivo de inspirar pessoas a viverem experiências fantásticas, para que juntas possam criar conexões mais valiosas.
Comentários
Postar um comentário