Tati Oliva leva Cross das avenidas para as ruas com Pedro Sampaio e Beats

Empresária pioneira nas parcerias que transformaram o Carnaval em oportunidades de negócio como o conhecemos hoje está desde o ano 2000 envolvida ativamente com o Camarote Nº1, no sambódromo do Rio de Janeiro

Há 31 anos, nascia o Camarote Brahma (hoje Camarote Nº1), que reinventou o Carnaval enquanto plataforma de negócios. Depois, a folia se transformou em palco para parcerias entre marcas dos mais diversos setores e, as collabs, como são chamadas atualmente, romperam as barreiras de fevereiro e se tornaram uma estratégia de marketing que, hoje, é ensinada nas universidades. Em comum nisso tudo, por traz de cada uma dessas ações inovadoras e que sacudiram o mercado estão as mãos da empresária Tati Oliva.

Neste ano, Tati e sua equipe da Cross Networking, seguem atuando na Sapucaí junto à Holding Clube no Camarote Nº1 e também marcam território no Carnaval de rua em uma ação que exemplifica exatamente o modelo de parcerias estratégicas que ajudou a popularizar. Dessa vez, uniu Pedro Sampaio e Beats em um casamento que começa em cima do trio elétrico, mas terá diversos desdobramentos.

Pedro Sampaio participa do CarnaBeats no dia 16 no circuito de rua de Carnaval em Salvador (BA) e também no pós Carnaval da marca no dia 24 na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (RJ), e no dia 26 no parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

“Nossa primeira experiência no Carnaval de rua foi com o bloco do Alok, em 2020. Entendemos como tudo funcionava e como as oportunidades de parcerias estratégicas, no conceito que trabalhamos na Cross, poderiam ser aproveitada”, diz Tati. “Veja a diferença: não se trata apenas de termos uma marca patrocinando um bloco que contratou um artista para entreter o público. São duas marcas que encontraram sinergia em seus projetos, em seus valores e desafios que se integram em um objetivo comum”, explica a empresária.

O apoio de outra marca pode ser a solução para os seus problemas

“Mesmo que em segmentos diferentes, empresas são interdependentes e quem não enxerga isso está perdendo muitas oportunidades de negócio”, destaca a visionária que há quase 15 anos fundou a Cross Networking, a primeira agência brasileira especializada em parcerias estratégicas.

O diferencial da Cross é a relação e networking com o mercado. As parcerias são criadas através do conhecimento sobre os clientes e parceiros. A empresa entende as reais necessidades deles e as cruzam com informações de mercado, comportamento de consumo e tendências.

“Já unimos projetos como DJ Alok e Free Fire, Maizena e Tok&Stok, Ruffles e Fiever, Palmolive e Riachuelo, Kero Coco e Água de Coco, Café do Centro e Kopenhagen, Track&Field e Downy, parcerias para área de relacionamento do banco next e também das marcas dentro do Camarote N°1”, lembra.

“Dizem que amor de carnaval não sobe a serra, né? Na Cross, sobe e vira casamento”, brinca Tati.

E conclui falando sobre o crescimento do carnaval de rua de São Paulo. “A tradição dos blocos de rua cresceu muito e colocou a cidade no roteiro turístico da folia, o que há alguns anos era impensável. E isso vira oportunidade para as marcas se conectarem, com seus consumidores e fãs”.

Quem é Tati Oliva

A empresária é pioneira no Brasil no desenvolvimento e implementação de estratégias para negócios por meio de parcerias entre empresas, marcas e pessoas. Com uma visão inovadora da comunicação e do marketing, ela trabalha com esse conceito de colaboração desde muito antes da popularização do termo collab. 

Em julho de 2008, ela fundou a Cross Networking, da qual é sócia-diretora e, em 2018, para marcar os dez anos de sucesso da agência, lançou o livro autobiográfico “Um Mais Um é Maior que Dois”, no qual apresenta sua trajetória pessoal e profissional. 

Foi ainda jovem que Tati percebeu seu talento como vendedora, habilidade que considera indispensável a qualquer profissional e acredita que pode ser usada em todas as áreas. Incentivada pelos pais, ela sempre buscou formas de ganhar seu próprio dinheiro. O espírito empreendedor e a capacidade de comunicação e de troca a acompanham até hoje e são responsáveis pelo sucesso profissional que conquistou. 

Para se dedicar à paixão pela comunicação, Tati deixou a faculdade de Direito e se dedicou ao ramo da publicidade. Antes da Cross, foi de trainee a diretora de novos negócios do Banco de Eventos. Hoje, ela é membro do conselho da Holding Clube, do qual o Banco de Eventos e a Cross fazem parte. 

Um case emblemático de sua carreira é o Camarote N°1 (antigo Camarote Brahma), do Carnaval carioca, projeto no qual está envolvida desde 2000. Tati liderou a busca por patrocínios e continua à frente do camarote, junto ao Banco de Eventos, até hoje. Inclusive foi dentro do Camarote que ela enxergou a força das parcerias para negócios. 

Além de empresária, Tati é apegada à família, apaixonada por esportes e empenhada em causas sociais. Ela implementou, por exemplo, o Cross Solidário, uma rede de relacionamento com diferentes instituições por meio do qual estimula os clientes a se envolverem em questões de cunho social e/ou relacionadas à preservação ambiental. 

Comentários