Rede de balada sertaneja cresce R$ 200%, lança modelo de boteco e projeta e fechar 2023 com 50 unidades
Fundada em Londrina, marca ingressou no
franchising em 2021 e já conta com 15 unidades
No
mercado desde 2014, com a inauguração da primeira unidade, em Londrina (PR), a
Folks Pub – maior rede de pubs voltados ao público sertanejo do Brasil –
começou 2022 com cinco unidades em operação e encerra o ano com 14 inauguradas,
incluindo os dois modelos de negócios – o Folks Pub e o Boteco Folks –, além de
mais três unidades vendidas. Em 2023, a expectativa é de encerrar com mais de
50 unidades comercializadas – incluindo pubs, com investimento inicial entre R$
700 mil e R$ 1,5 milhão, e botecos (de R$ 100 mil a R$
350 mil).
A
marca fechou o ano de 2022 com faturamento de cerca de R$ 35 milhões,
número 81,8% maior do que o registrado no ano passado (R$ 22
milhões).
O
ano de 2022 foi o primeiro em que a marca atuou no franchising – a conversão em
franquias se deu no final de 2021, com o negócio testado e aprovado durante
oito anos e meio. “2022 foi o primeiro ano que o segmento conseguiu trabalhar
integralmente após a pandemia. O mercado de lazer noturno está muito forte no
geral, incluindo baladas, bares, shows etc. Existe um efeito claro de demanda
represada por conta da pandemia”, comenta JP Albuquerque, diretor de Expansão
da Folks. “Conseguimos acelerar nossa expansão em 200% e, para 2023,
trabalhamos com uma perspectiva de crescimento de 200% a 300%.”
Negócio
altamente profissionalizado
Recentemente
filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Folks investiu
pesadamente na qualificação da equipe, contratando profissionais com alto
conhecimento técnico – alguns com forte expertise no segmento de franchising –
e passagens por empresas referenciais nos segmentos de lazer, entretenimento e
alimentação, tais como Ambev, OrthoDontic e Madero. Além disso, a empresa
firmou um contrato nacional para o fornecimento de bebidas com a Heineken.
“Visitamos
vários donos de bar e conversamos a respeito do negócio. Em geral, o marketing
e as compras são as principais dores dos empresários. Como as compras consomem
muito tempo, eles quase não conseguem fazer marketing”, comenta Albuquerque. “A
franqueadora oferece todas essas soluções como inteligência de cardápio com atualizações
constantes e marketing de performance especializado. Além disso, temos vários
indicadores medidos e testados, como CMV (custo da mercadoria vendida), CMO
(custo de mão de obra), número de mesas, ticket médio etc., ferramentas que
garantem uma gestão altamente profissionalizada do negócio.”
Atualmente,
a Folks mantém operações com o formato pub em Londrina (PR), Foz do Iguaçu
(PR), Curitiba, Sorocaba (SP), Campinas (SP), São Paulo, Mogi das Cruzes (SP),
São Bernardo do Campo (SP), Goiânia e Uberlândia (MG). Já o boteco está
presente nas cidades de Cambé (PR), Apucarana (PR) e Americana (SP). As
próximas inaugurações previstas ocorrerão em Balneário Camboriú (SC), ainda em
dezembro; Belo Horizonte, em janeiro; Ribeirão Preto (SP) e Maringá (PR), ambas
em março.
Modelo
adaptado a cidades de pequeno porte
Em
2023, a Folks deve investir pelo menos R$ 500 mil em sua expansão. Além de
capitais e cidades de porte médio, alvos para o modelo pub – que exige maior
estrutura e investimento inicial –, a rede também projeta a abertura de novas
unidades em municípios com população entre 50 mil e 250 mil pessoas, ideais
para o formato boteco. O modelo foi desenvolvido para adequar-se ao perfil de
localidades menores.
O
projeto-piloto foi desenvolvido em Cambé, no Interior do Paraná, com
investimento próprio da franqueadora. O faturamento projetado por unidade varia
de R$ 100 mil a R$ 250 mil. Além das três unidades do boteco em operação, há um
contrato fechado para implantação em Presidente Prudente, no Interior
Paulista.
“Fizemos
um investimento de R$ 300 mil nessa unidade. Foi um sucesso desde o primeiro
dia”, explica Albuquerque. “Faturamos 30% acima do que prevíamos e conseguimos
colocar o plano que prevíamos. Dali estão saindo todos os manuais e estratégias
operacionais.”
Conforme
o Head Comercial e Marketing da Folks, Leonardo Leão, a divulgação da nova
unidade também exigiu um processo diferenciado. “Sentimos a necessidade de
construir estratégias offline, além das online já dentro do escopo da franqueadora,
e juntamos as frentes comercial e de marketing para execução do projeto”, conta
Leão. “A junção das estratégias desenvolvidas com a execução completa do
projeto faz com que alcancemos o 'barulho' necessário para nossa chegada nas
cidades menores.”
Ambiente
rústico e atmosfera animada
A
proposta da Folks Pub é unir a elegância das public houses britânicas com a
energia das baladas brasileiras. O modelo baseia-se em casas pequenas e
intimistas, que recebem como atrações cantores promissores, em início de
carreira. Em um ambiente rústico, com uma atmosfera animada e muita música
sertaneja, oferece um cardápio de cervejas, drinques e petiscos.
O
interior, decorado com referência aos clássicos filmes de velho oeste e os
móveis e objetos em madeira alinhados ao palco próximo ao público, formam o
clima acolhedor e intimista. Os drinks personalizados, a música ao vivo e o
ambiente propício a interações sociais, atraem adultos, jovens e universitários
que buscam se divertir com os amigos ao som de um dos ritmos mais populares no
Brasil.
Se a
“sofrência” domina as letras das músicas sertanejas, os números do setor são
bastante otimistas. Antes da pandemia, o segmento movimentava cerca de R$ 4
bilhões apenas com os shows.
Modelos
de negócios
Folks
Pub
Taxa
de franquia: R$
99 mil
Investimento
mínimo: R$ 700
mil
Investimento
máximo: R$ 1,5
milhão
Royalties: 7%
Fundo
de propaganda:
2%
Lucratividade: 10% a 30%
Payback: 8 a 12 meses
Boteco
Folks
Investimento
inicial: 70mil a 350 mil
Taxa
de franquia - 30 e 40 mil
Royalties:
5%
Fundo
de propaganda: até 2%
Payback
: 6 a 12 meses
Lucratividade: 10 a 22%
Comentários
Postar um comentário