Escola Lourenço Castanho trabalha o tema com as crianças valorizando o aspecto cultural para aproximar estudantes de manifestações variadas de diferentes regiões
Escola Lourenço Castanho trabalha o tema com as crianças valorizando o aspecto cultural para aproximar estudantes de manifestações variadas de diferentes regiões
A festa mais popular do Brasil volta em plena forma em 2023 depois de dois anos reclusa pela pandemia. Ao menos 46 milhões de pessoas deverão pular o Carnaval este ano, segundo o Ministério do Turismo, entre eles milhares de turistas estrangeiros. Em 2020, a folia de Momo trouxe ao país cerca de 670 mil visitantes do exterior. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que a festa movimente R$ 8,2 bilhões.
Entre desfiles grandiosos, blocos que arrastam multidões e bailes animados, o Carnaval é uma referência histórica da cultura popular brasileira com seus diferentes ritmos e regionalismos. A Escola Lourenço Castanho desenvolve uma série de projetos de Carnaval para aproximar as crianças de manifestações culturais brasileiras variadas, contemplando diversas regiões e culturas, com uma diversidade de histórias, brincadeiras, adereços, canções, marchinhas e características de cada uma delas.
“Para garantir que ao longo do período escolar as crianças tenham contato com algumas manifestações características de nossa cultura, fortalecendo e valorizando a identidade de nosso povo, elegemos festejos de alguma região brasileira e artistas que as representam”, afirma a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Lourenço Castanho, Vivian Alboz. Após trabalhar a temática com as crianças, elas são estimuladas a desenvolver todo o processo de preparo da apresentação, criação das fantasias, abadás e adereços, entre outros.
“Os estudantes participam ativamente, se mostram envolvidos e dispostos a criar suas próprias expressões culturais, inspirados pelas que foram apresentadas durante o desenvolvimento da temática”, comenta a coordenadora. Na Educação Infantil, são realizadas atividades para as diferentes faixas etárias, que terminam com uma grande apresentação dos grupos de alunos em uma praça pública em frente à escola, remetendo aos carnavais de rua. Nos Anos Iniciais, a comemoração acontece na sexta-feira de Carnaval, com baile, fantasias, desfile e marchinhas.
As turmas da Educação Infantil da Lourenço Castanho estão trabalhando com ritmos variados. A Toddler 1 e 2 têm como temática cantigas da infância e repertório infantil. O frevo foi escolhido para as atividades da turma Toddler 3. Marchinhas de Carnaval são a referência do Kinder 1 e o maracatu é o tema do Kinder 2. “Conhecer o que é peculiar do Brasil é entender melhor nosso povo, nossas crenças, nossa diversidade e, por isso, respeitá-la, valorizá-la, enriquecê-la e perpetuá-la”, explica Vivian.
Durante o desenvolvimento das propostas com as crianças, a escola cria adereços e enfeites para deixar o espaço no clima da festa, mas também para valorizar a interpretação que alunos e alunas fazem do evento em suas produções. “Para nós é muito importante que as crianças se reconheçam nesse espaço e valorizem suas próprias criações”, aponta Vivian.
Segundo
ela, é uma escolha curricular da Lourenço Castanho trabalhar com a cultura
popular brasileira na Educação Infantil para ampliar o repertório dos alunos no
currículo nacional em duas línguas, sobre sua própria identidade. Em outras
situações, também são trabalhados elementos relativos a outras culturas,
permeados pela língua inglesa, favorecendo a formação de um sujeito
multilíngue, cidadão do mundo. “Por isso, as manifestações, a Arte, a Dança, o
Teatro, a Música, enfim, as diversas formas de expressão de artistas
brasileiros e de outras nacionalidades fazem parte de nossas escolhas”, diz a
coordenadora.
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