8 dicas de organização para estudantes

Coordenadora dá dicas para estruturar um hábito de estudo diário, realizar tarefas e organizar a mochila

Conseguir se organizar para desenvolver uma rotina de estudos pode ser um desafio para muitos estudantes. Desde como organizar a mochila com o que realmente será usado, até lidar com a lição de casa para que não acumule, são novos desafios que as crianças começam a enfrentar com o passar do tempo. 

Como forma de ajudar neste processo, o Colégio Marista Pio XII desenvolveu o Projeto Motivação. Na iniciativa, professores apoiam os alunos na organização dos estudos e tarefas, além de ajudá-los a desenvolver habilidades motoras e artísticas. O projeto, que acontece no contraturno, é destinado para estudantes do Ensino Fundamental, do 3.º ao 6.º ano. De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Cibele Guaringue, “orientamos sobre como elaborar respostas completas e a necessidade de fazer as tarefas com atenção e capricho. Próximo ao período de provas, elaboramos um roteiro de estudos para retomada do conteúdo e atividades para potencializar o raciocínio lógico. Tudo com acompanhamento de um professor fazendo a mediação”, explica.

Mesmo que a prioridade seja a realização das tarefas, o projeto ainda inclui outras atividades como jogos estratégicos, esportes e atividades artísticas para desenvolver habilidades motoras.

Confira as dicas da pedagoga Cibele para organizar uma rotina de estudos diário:

  • Organize a mochila: se habituar a separar os materiais didáticos do dia pode ajudar muito. Por isso, coloque na mochila os materiais necessários de acordo com a grade horária (horário das aulas).
  • Estabeleça uma rotina diária de estudos: para isso, separe 1 hora do dia para retomar os conteúdos do material didático, de preferência na sequência que foram enviados.
  • Faça as questões completas: é importante ler mais de uma vez os enunciados e as respostas elaboradas, de modo a garantir a escrita completa e correta, de acordo com a norma culta.
  • Mantenha o capricho: uma dica é, por exemplo, usar a régua para passar o traço e separar as questões. Além disso, capriche na letra.
  • Utilize métodos diferentes para treinar tabuada: existem muitas formas lúdicas de praticar a tabuada, como jogos físicos e on-line.
  • Anote as dúvidas: lembre de anotar eventuais dúvidas que surgirem quando estiver fazendo a tarefa ou estudando para esclarecer com o professor na próxima aula.
  • Apoie o seu filho: os pais também podem agendar um horário com o(a) professor(a) titular para receber dicas de como contribuir na rotina de estudos e tarefas diárias.
  • Participe de reuniões: no processo de aprendizado da criança, o vínculo entre família e escola é de extrema importância, sendo indispensável a participação dos pais nas reuniões de início de ano letivo e durante os trimestres.

Certamente, seguindo essas dicas, os estudantes terão êxito nos estudos e os pais, muito mais tranquilidade no acompanhamento do processo de construção do conhecimento, conclui Cibele.

Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

 

Comentários