Livro aborda a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, celebrada no dia 12

Obra de Dom Leomar Brustolin sinaliza diversos aspectos da padroeira da América Latina

Para celebrar a memória de Maria Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora de Guadalupe, comemorada no próximo dia 12 de dezembro, a PAULUS Editora indica a obra “Sob o olhar de Guadalupe – sinais do céu sobre a terra”, de Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS). Lançada em 2020, a publicação traz diversas fotografias, recuperando os dados históricos da aparição de Nossa Senhora para interpretá-los segundo a ótica da espiritualidade mariana, valorizando a beleza e a teologia desse acontecimento que comove milhares de devotos em diferentes épocas.

Guadalupe foi a primeira aparição reconhecida oficialmente pela Igreja e marca, de forma muito particular, a vida e devoção dos fiéis mexicanos e latino-americanos desde 1531, data da primeira aparição da Virgem ao indígena Juan Diego na colina Tepeyac, no México. De acordo com a publicação, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe está exposta a sagrada imagem impressa na veste de Juan Diego em 1531, que se conserva intacta e contém mistérios que desafiam a ciência. O evento guadalupano permitiu a inculturação da fé cristã em meio ao choque civilizacional entre astecas e espanhóis. Este livro convida a todos os cristãos, a prestarem atenção nos sinais do céu que marcam a terra.

Sobre o autor:

Dom Leomar Antônio Brustolin é arcebispo de Santa Maria (RS), doutor em Teologia pela Università San Tommaso (Roma), coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo referencial para a Educação e a Cultura no Regional Sul 3 da CNBB. Tem diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. 

Comentários