[LITERATURA EM PROL DA MULHER] Livro mostra como o Feminismo pode transformar a política, a economia e relações sociais na atualidade

Escritora e jornalista britânica premiada, Laurie Penny analisa a influência da masculinidade tóxica e sua ligação com a ascensão da extrema-direita no mundo

Nesta época de crise, de colapso planetário e tiranos reacionários, estamos presenciando uma transformação muito produtiva: mudanças profundas e permanentes no modo como definimos gênero, sexo e consentimento, assim como seus aspectos políticos no mundo contemporâneo. É o que afirma a jornalista Laurie Penny, reconhecida por suas análises sobre feminismo e gênero, além de seu trabalho como ativista. Penny diz também que estamos num momento de desobediência criativa. Em seu novo livro, A Nova Revolução Sexual, lançamento da Editora Cultrix, ela analisa como o feminismo pode ser a chave para essa transformação urgente.

Fruto de uma pesquisa de mais de 13 anos e baseada na celebrada série de artigos da autora para o site Longreads, esta obra conta com referências de autores conhecidos por refletir sobre o tema, como Shulamith Firestone, Kimberlé Crenshaw, Silvia Federici, Wilhelm Reich e Michel Foucault.  “O pensamento reacionário, conservador e tirano não aceita mudanças que possam impactar a supremacia masculina, branca e estereotipada que há séculos rege o planeta, por isso, precisamos reimaginar maneiras de organizar o cuidar das pessoas, as formas como encaramos a reprodução humana e as relações de trabalho, bem como de reconstruir e manter a nossa espécie”, diz a autora.

Penny analisa neste livro como essas mudanças, que já se encontram em andamento, afrontam as certezas sociais e econômicas que determinam o funcionamento da sociedade, ameaçam as estruturas de poder vigentes e debilitam a autoridade das instituições tradicionais, desde o mercado de trabalho assalariado até a constituição da família nuclear. Ao longo da obra, a autora discorre, com um discurso radical, porém coerente e com profundidade, sobre democracia, gênero (a autora se declara não binária) e sobre a importância de uma nova política sexual para todas pessoas, sejam elas não-brancas, pretas ou brancas.

 

“Esta é uma história sobre a escolha entre o feminismo e o fascismo. É uma história sobre sexualidade e poder, trauma, resistência e persistência. É uma história sobre o trabalho, quem o faz e por quê. É uma história sobre como é possível ligar a crise da democracia à da masculinidade branca e sobre como a ascensão da extrema direita é uma resposta a ambas. E no centro dessa narrativa está uma ideia simples. Estamos vivendo, todos nós, uma mudança de paradigma na relação de poder entre os gêneros. ”

– da Introdução

 

“O novo livro de Laurie Penny anuncia corajosamente que a nova revolução sexual feminista está aqui; estamos no meio de uma mudança fundamental dos papéis de gênero e sexuais em nossa sociedade. Cativante, enfático e profundamente inspirador, A Nova Revolução Sexual me deu grande ânimo ao retratar as possibilidades do momento atual.”

 – EVE ENSLER, autora do best-seller Os Monólogos da Vagina e de O Pedido de Desculpas, publicado pela Editora Cultrix

 

Sobre a autora:

Laurie Penny é escritora, jornalista e roteirista britânica. Escreve sobre cultura para a revista Wired, e seus aclamados artigos e ensaios apareceram em publicações como The Guardian, The New Statesman, The New York Times, The Baffler, Longreads, Time e muitas mais. Formou-se pelo programa Nieman Foundation Fellows, da Harvard University, e pelo Workshop de Escritores Clarion West. ‘A Nova Revolução Sexual’ é seu nono livro.

Serviço:

Livro: A Nova Revolução Sexual

Autora: Laurie Penni (@PennyRed)

Editora: Cultrix

Páginas: 360

Preço: R$ 65,00

Adquira o livro em: https://www.grupopensamento.com.br/produto/as-coisas-boas-da-vida-8910

 

Comentários