Divulgada a lista dos vencedores do Troféu dos Quadrinhos Brasileiros

34º Troféu HQMIX será apresentado por Serginho Groisman, de forma virtual, nas redes sociais do Sesc-CPF, no dia 10 de dezembro, às 19h

 

Após passar pela banca do júri oficial, que trabalhou por cinco meses para analisar os inscritos nas diversas categorias, e pelo júri nacional composto por mais de dois mil profissionais da área de quadrinhos, entre autores e editores, o 34º Troféu HQMIX divulga a lista dos vencedores, escolhidos como os melhores de 2021.

Os ganhadores receberão o troféu “Kabelluda”, personagem da desenhista e poeta Pagu, que foi esculpido pelo artista Wilson Iguti. Pagu é considerada um ícone do movimento “Semana de Arte Moderna”, que completou 100 anos de sua realização em 2022.

Assim como nos dois últimos eventos,  2020 e 2021 , ainda por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia deste ano será novamente virtual e acontecerá no canal do YouTube da unidade do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, no dia 10 de dezembro, às 19h, com apresentação de Serginho Groisman, padrinho do evento, e  dos organizadores Jal e Dani Baptista.

Neste ano, os dois troféus para “Novos Talentos” serão conhecidos apenas no dia da premiação. E na categoria Grande Mestre dos Quadrinhos, será homenageado o artista e diretor da escola Quanta, Marcelo Campos, que é quadrinista, ilustrador e empresário. Iniciou seus trabalhos em 1984 com histórias de terror e ficção.  Posteriormente foi editor de arte na editora Abril. Até 1988 ilustrou caixas de brinquedos da Estrela (Comandos em ação) e desenhou e roteirizou várias histórias em quadrinhos de personagens como He-Man, Thundercats, Bravestarr, Xuxa, Angélica, Faustão e Sérgio Mallandro. Em 1989 tornou-se um dos primeiros brasileiros a publicar no mercado de histórias em quadrinhos nos Estados Unidos, desenhando e arte-finalizando edições para as Malibu Publishing, Innovation e Cosmic Comics. Em 1991 foi o primeiro brasileiro a ingressar em uma grande editora de HQs dos EUA, a DC Comics, e também o primeiro brasileiro a ser desenhista oficial de um título importante da indústria: Liga da Justiça. Nos anos que se seguiram, foi desenhista e arte-finalista de outros importantes títulos da DC e Marvel Comics, como Superman, Teen Titans, Extreme Justice, Lanterna Verde, Spider-Man, Thor, Homem-de-Ferro, X-Men, Vingadores, entre outros. Atualmente, Campos é o proprietário da Quanta Academia de Artes e Quanta Estúdio.

 

Segue abaixo a lista dos vencedores como “Melhores de 2021”, que também pode ser acessada no site HQMIX.

Comentários