Fundador da Showdesign explica que é preciso
estimular sistemas sensoriais da audiência
Como
você acredita que um evento destinado a consultores de viagens deveria ser?
Para Rogério Fernandez, especialista em gestão e organização de eventos e
fundador e CEO da Showdesign, se a ideia é construir algo que nunca mais será
esquecido, é preciso gerar experiência. E isso deve ser feito com a estimulação
dos sentidos sensoriais dos presentes.
Parece
complicado, mas é muito simples. Rogério lembra que o ser humano tem diversos
sentidos sensoriais: visão, audição, paladar, olfato e sinestesia. São eles,
integrados ou não, que devem ser estimulados para que a experiência em um
evento seja simplesmente inesquecível. “É dessa forma que um momento é
mais facilmente gravado na memória de longo prazo. Ou seja, quando você
adiciona experiência, isso faz com que as pessoas absorvam melhor o que está
sendo falado, fazendo com que elas dificilmente se esqueçam daquele momento”,
ressalta.
E
o que seria um caso perfeito de geração de experiência através dos sistemas
sensoriais? O especialista cita o exemplo de um evento cujo tema é: “Como
ganhar dinheiro sendo consultor de viagens”. Nesse caso, a plateia seria formada
por 200 pessoas que vão aprender, em três dias, a virarem consultor de turismo
e ganhar dinheiro com isso. “É possível imaginar o seguinte: Você aluga uma
sala na Costa do Sauipe. A imersão vai acontecer sexta, sábado e domingo. As
pessoas chegam na quinta-feira, quando haverá um coquetel e um jantar de
boas-vindas. A intenção é que seja quebrado o gelo do primeiro dia”, sugere.
O
evento contará com uma sala espaçosa, bem iluminada, com som ambiente na
entrada. Haverá intervalos para almoço e café, que serão servidos com comidas
típicas, muito bem decoradas, com sonorização nos ambientes, luzes cênicas e
ativações. “Agora pense que no palco haverá um painel de LED para o conteúdo,
luzes ambientes, luz no palestrante, um som potente e uma trilha sonora muito
agradável. O resultado é que você passa três dias dessa forma e, no final, você
deixa, além de conhecimento, um público maravilhado”, explica.
Naturalmente,
não é preciso realizar uma viagem para a Costa do Sauipe para estimular os
sentidos sensoriais da plateia e transformar tudo em uma lembrança memorável,
mas claro que depende da intenção e do orçamento planejado. “O importante é
oferecer experiência. Conciliar o evento a algo bonito de se ver, ouvir,
sentir, comer etc.”, avalia. “No fim das contas, além de tornar a experiência
algo que ficará na memória, você ainda ganhará recorrência do público”,
finaliza o especialista.
Sobre a Showdesign
A
Showdesign está no mercado desde 2002, criando experiências através da
integração audiovisual em shows, festivais, gravações de DVD, formaturas e
eventos corporativos. Já atendeu mais de 12 mil clientes, entre artistas,
palestrantes e empresas, sempre com o propósito de entregar uma solução de full
experience: que compreende desde a ideia inicial à execução final. Todos os
eventos são projetados em 3D e levam itens como iluminação, sonorização, painel
de Led, tecnologia e conteúdo, com efeitos visuais, robóticos e trilha sonora.
Para mais informações, acesse: https://showdesign.com.br/
ou pelas redes @showdesign.
Sobre Rogério Fernandez
O
especialista em gestão e organização de eventos atua na área desde 1998.
Atualmente, é fundador e CEO da Showdesign.
Comentários
Postar um comentário