Obra acompanha a evolução na carreira de
Wellington Amaral Jr. e reflete as transformações do mercado publicitário desde
a década de 1970
Com algumas caixas de sapatos, uma
lâmpada, uma lupa quebrada e muita fita adesiva, Wellington Amaral Jr.
construiu um projetor de filmes, aos 8 anos. Foi o prenúncio de sua paixão pela
arte.
É assim que Memórias de um Cineasta Publicitário, lançamento da Matrix Editora, revela os primeiros passos da trajetória de um dos maiores ícones da publicidade
audiovisual brasileira. O diretor e produtor acumula cerca de 3 mil comerciais
no currículo e prêmios de prestígio internacional.
O livro, escrito em primeira pessoa, reconta os episódios
que conduziram Wellington à carreira de publicitário e a obter, em 1971, seu primeiro
emprego como estagiário de atendimento na McCann Erickson, maior agência de
propaganda brasileira e mundial na época.
Foi lá que descobriu o caminho do cinema publicitário,
fazendo escola com criadores do calibre de Percival Caropreso, Paulo Almeida,
Armando Moura, Cláudio Oliveira, Hector Tortolano, Deilon Gomes de Lima, Sérgio
Lima, Gilce Velasco e muitos outros, que o acompanhariam na carreira por
décadas.
De forma aberta e bem-humorada, o publicitário narra
impasses profissionais e sua constante busca pela inovação. O leitor acompanha
sua passagem por grandes agências como MPM e ALMAP até a criação de sua própria
produtora de filmes, a 5.6. Os bastidores de trabalhos desenvolvidos para
marcas importantes como General Motors, Johnson & Johnson, Coca-Cola,
Unilever, Procter & Gamble e Nestlé, também são destaque nas páginas da
obra.
“Para
fazer um bom filme, existem alguns pré-requisitos, há um tripé que tem que ser
considerado: ideia, prazo, verba” ... “O ideal é que o tripé seja completo, com
as três pernas solidamente posicionadas, mas como essa é uma rara
circunstância, é preciso poder contar com ao menos duas delas para que o
resultado do job seja minimamente aceitável.” (Memórias de um Cineasta Publicitário, pg.177)
Em uma verdadeira viagem no tempo, Memórias de um
Cineasta Publicitário oferece
uma visão íntima
e sincera do que se passa por trás das grandes produções. O livro e a vida de
Wellington Amaral Jr. são fonte de inspiração e conhecimento para estudantes,
profissionais da área e curiosos que desejam mergulhar no universo das
produtoras de comerciais e filmes publicitários.
Ficha técnica
Título: Memórias de um cineasta
publicitário
Autor: Wellington Amaral Jr.
Editora:
Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-262-1
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 400
Preço: R$ 92,00
Onde
encontrar: Matrix Editora e Amazon
Sobre o autor
Publicitário e cineasta por formação,
Wellington Amaral Jr. é reconhecido no mercado pelo seu espírito empreendedor e
multidisciplinar. Com 18 anos iniciou sua carreira na McCann Erickson na área
de atendimento, atuando posteriormente como produtor de rádio e televisão e
assistente de direção. Depois de adquirir experiência em produtoras de áudio e
vídeo, no Brasil e nos Estados Unidos, assumiu a direção do departamento de
Rádio e TV da MPM São Paulo e Rio, onde acumulou o cargo de Diretor Associado
de Criação, mesmas funções ocupadas futuramente na ALMAP em São Paulo. Em 1983,
fundou a 5.6 Produções, que veio a ser a maior produtora de comerciais do
Brasil. Com cerca de 3 mil comerciais em seu currículo de diretor e produtor,
conquistou os maiores prêmios da publicidade mundial, Leão de Ouro em Cannes,
Clio, Profissional do ano (Globo), Profissional do ano (Caboré), entre outros.
Casado com a artista plástica Leslie Amaral, atualmente ocupa-se criando e se
divertindo aos teclados de seu computador e de seu piano, dividindo seu tempo
entre São Paulo e Paraty onde acumula a função de comandante de sua escuna,
Prima Donna.
Redes sociais do autor
Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a
marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das
mais respeitadas editoras do país com mais de 900 títulos publicados e oito
novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de
não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios,
motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são
distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no
site www.matrixeditora.com.br.
Comentários
Postar um comentário