LIBERDADE EMOCIONAL FEMININA É O TEMA DO NOVO CLIPE DA CANTORA RACHEL REIS, DIRIGIDO POR LU VILLAÇA.


WhatsApp Image 2022-07-13 at 11.11.13.jpeg


Sob direção de Lu Villaça, da Surreal Hotel Arts, a cantora Rachel Reis lança o videoclipe oficial da faixa Lovezinho, que faz parte do primeiro álbum da carreira da cantora, grande revelação da MPB.

No videoclipe, acompanhamos uma mulher misteriosa e encantadora, caminhando por uma pequena cidade do litorânea. Um encontro, uma dança, uma relação que se constrói unicamente pela movimentação dos corpos e uma paixão ardente acontece.

Em uma sequência de cenas metafóricas compreendemos a liberdade emocional e sexual daquela mulher (que nada tem a ver com libertinagem) enquanto o não entendimento dele em como estar naquela posição pouquíssimas vezes assumida pelo homem em uma sociedade machista patriarcal. Corpo, livre expressão e livre interpretação compõe o trabalho e dialogam com a sonoridade e a potência da música da Rachel.

"Parece um assunto cansado, mas muito infelizmente a falta de liberdade de expressão, sexual e emocional da mulher permeiam tudo. Vivemos o país da selvageria e quem é algemada de imediato é uma mulher com os seios de fora em uma praia. Vivemos um discurso de livre arbítrio, mas mulheres sofrem pressões emocionais muito cruéis a qualquer escolha que rompa expectativas de uma sociedade ultrapassada. É esperado que a mulher queira viver para coisas além dela e um verdadeira independência feminina ainda é um movimento de resistência”, contextualiza a diretora.

Após os créditos, há breves depoimentos de diferentes mulheres (em idade, aspectos sociais e subjetividades) em reflexões sobre o que significa a liberdade para cada uma delas e como a liberdade emocional e sexual (entendendo-a como livre arbítrio) da mulher é tão vulgarizada e policiada. O intuito é trazer para vozes de pessoas reais a mensagem do clipe, unindo ainda mais as mulheres e encorajando a revisão das crenças limitantes que as aprisionam.

Muito além de um videoclipe, esse é um projeto de mulheres que acreditam no poder do audiovisual. Lovezinho conta com a participação de diferentes artistas plásticos que doaram obras ao nosso filme e estas serão vendidas posteriormente em uma espécie de leilão online com toda a verba arrecada revertida para instituições que protegem e revertem quadros de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Lovezinho foi filmado em São Paulo e Santos e é uma produção independente que conta com o apoio de empresas como Surreal Hotel Arts, Átomo VFX, Janga, Fábrica Brasileira de Imagem e diversos profissionais freelancers.

 

Sobre Rachel Reis

Rachel Reis é uma cantora e compositora nascida em Feira de Santana, na Bahia. Com sonoridade única, sua música é uma mistura da essência de suas raízes com o pop, o afrobeat e a MPB. Batidas tropicanas-futuristas e voz potente ao mesmo tempo que suave são as marcas da identidade desse som.

 

Sobre a diretora Lu Villaça

Lu Villaça é diretora, formada em cinema pela FAAP e com pós-graduação em roteiro na New York University. Codiretora do documentário Pagliacci e diretora do curta-metragem Ebulição, vencedor de melhor direção feminina no festival Indie Short Fest de Los Angeles em 2020. Vencedora também como Melhor Novo Talento do festival Ciclope Latino 2019 e ouro em Melhor Direção na mesma premiação, com um filme sobre a Lei do Minuto Seguinte, que garante atendimento gratuito às vítimas de crimes sexuais e tão pouco conhecida pela população.

No mercado publicitário assina filmes para clientes como Amazon, O Boticário, Facebook, Itaú, Bradesco, Vivo e outros.

A paixão é por falar dos aspectos sutis da vida, provocar a perspectiva e os sentimentos despertando a sensibilidade.

Site: luvillaca.com

 

Comentários