Encontro de Tradições divulga programação completa e agenda visitas de escolas

 



A terceira edição do festival Tocadores – Encontro de Tradições, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto no Memorial de Curitiba, divulgou sua programação completa. Com apresentações, oficinas e exposições inteiramente gratuitas e voltadas para todas as idades, a grade completa pode ser conferida no site www.encontrodetradicoes.com.br  Música, danças, artesanato, histórias e conhecimentos  da cultura popular que formou o Paraná e o Brasil fazem parte do encontro, que tem desde o ritmo fandango e as brincadeiras de boi de mamão até os tambores japoneses do Taiko.

 

Não é necessário retirar ingresso antecipadamente e o evento é aberto ao público em geral, mas escolas de ensino fundamental e médio, da rede pública e privada, terão especial atenção para participar, pois as vagas são limitadas. A produção realiza agendamento prévio de turmas em diversas atividades do evento pelo e-mail: encontrodetradicoes@gmail.com

 

O 3º Tocadores – Encontro de Tradições celebra a arte e cultura das mais diversas etnias, regiões e expressões paranaenses. Dos povos indígenas até os imigrantes europeus, passando por caiçaras e orientais, são valorizados diversos grupos entre as atrações. O Grupo de Fandango Mestre Eugênio é um dos destaques, trazendo crianças que tocam e dançam o fandango do litoral do estado. Os pequenos homenageiam um grande mestre fandangueiro, Eugênio dos Santos, mantendo viva esta vibrante tradição. A apresentação será no primeiro dia (18), às 8h30 e às 14h.

 

Outra celebração típica da região sul muito viva no Paraná, o Boi de Mamão no evento. No dia 18, o grupo Boi de Mamão da Associação de Cultura Popular de Mandicuera, de Paranaguá, sobe ao palco, seguido pelo Boi de Mamão do Grupo Arreda Boi, de Florianópolis (SC). São duas apresentações de cada grupo, uma a partir das 9h10 e outra, às 15h. Na sexta-feira, o Grupo de Bumba Meu Boi Anjos da Guarda, de Maringá, representa o auto do boi inspirado nas festas do Maranhão, também em dois horários: às 10h e às 15h.

 

Os tradicionais Taikos, tambores japoneses, ressoam pelo Memorial no dia 19. O Grupo Wakaba Taiko, sobe ao palco para duas apresentações, às 13h e às 17h. Cada show é seguido por uma vivência de tambores na qual o público pode experimentar a sensação de tocar com integrantes do grupo.

 

Os mestres, músicos e artistas que se apresentam também comandam atividades interativas e oficinas abertas ao público, aproximando as pessoas das tradições artísticas. Oficina de Fandango, Confecção de bonecas Abayomí (de origem africana) e Construção de jogos de tabuleiros estão entre as atrações, assim como palestras sobre cultura indígena no Paraná e o lançamento do livro “Tocadores – Encontro de Tradições”, com textos de Lia Marchi e fotos de Daniel Castellano.

 

Em ambos os dias, das 10h às 16h, o pátio da Casa Hoffmann recebe a Feira de Artesanato e Arte Popular. O público pode adquirir diversos itens tradicionais das culturas populares diretamente com os artistas.

 

Outro evento interativo ocorre nos dois dias. Das 9h às 11h e das 13h30 às 17h, acontecem as visitas guiadas pelas exposições “Retratos da Congada Ferreira”, com a presença de integrantes do grupo sediado na Lapa (PR), e “Devoto do Bordar”, com bordados de Itaercio Rocha inspirados nos trajes do Bumba Meu Boi com mediação do próprio artista.

 

A Olaria

 

Criada em 1999 em Curitiba, a Olaria Projetos de Arte e Educação participa de projetos artísticos e educacionais. O foco de seus trabalhos envolve culturas populares, patrimônio cultural, educação pela arte e música e dança tradicionais. A cineasta, pesquisadora, professora e produtora Lia Marchi e a professora e produtora Marinardes Marchi fundaram a Olaria há mais de 20 anos. Entre outros trabalhos, a Olaria já fez séries televisivas, documentários e livros que revelam tradições populares do Brasil e de Portugal, com especial destaque para o Paraná, passando por temas como o Boi de Mamão, fandango, folias de Reis até as benzedeiras no interior do Paraná.

 

 

3º Tocadores - Encontro de Tradições

Data: 18 e 19 de agosto de 2022 – quinta e sexta-feira.

Horários: 18/08 – 8h30 às 18h e 19/08 – 8h30 às 20h

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Local: Memorial de Curitiba

Endereço: Rua Claudino dos Santos, sem número – São Francisco, Curitiba - PR

Site: www.encontrodetradicoes.com.br

Canal: www.youtube.com/liamarchi

Instagram: www.instagram.com/lia_marchi/ e www.instagram.com/encontrodetradicoes/

 

APOIO: COPEL

 

PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA / PROFICE DA SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E CULTURA / GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

Comentários