Terra da Gente, programa da EPTV - afiliada Rede Globo, completa 25 anos neste mês de junho e celebra com série especial

Em projeto inovador, "Terra Brasilis" viaja pela Mata Atlântica através das cartas de José Anchieta, em uma viagem no tempo por um dos biomas mais diversos do Brasil


Terra da Gente “25 anos” percorre uma viagem no tempo, ao século XVI para uma expedição pela Mata Atlântica através das cartas de José de Anchieta

O Terra da Gente, programa da EPTV, afiliada à Rede Globo no interior paulista e Sul de Minas, completa 25 anos neste mês de junho e celebra a data com conteúdo e case de sucesso no mercado publicitário. Considerado o único programa 100% dedicado à natureza na TV aberta no Brasil, a produção do programa preparou a série “Terra Brasilis”, com 8 episódios especiais. A equipe do programa convida o telespectador a fazer uma viagem no tempo, no século XVI, para uma expedição pela Mata Atlântica através das cartas do padre espanhol José de Anchieta, responsável por um dos primeiros registros da natureza do Brasil. A série será exibida até o dia 25/06 às 14h, na EPTV. O material também está disponível no Globoplay.

Em um projeto inovador que une jornalismo e dramaturgia, a produção reconstrói algumas cenas para contar a história do europeu em território brasileiro, o contato com os indígenas e com a natureza. Mamíferos, aves, peixes, árvores, flores, plantas medicinais, paisagens, técnicas de pesca, rituais e lendas são mostrados em detalhes pelas equipes do Terra da Gente, que refizeram trechos dos caminhos do padre.

Lizzy Martins, editora executiva do Terra da Gente, explica que a base da produção foram as cartas de Anchieta. “Procuramos trilhar lugares por onde ele passou, mostrando a natureza que ele encontrou na época e que nós encontramos até hoje. Entre todos os registros, a carta de São Vicente, escrita em 1560, foi a principal referência para essa reconstrução. Da mesma forma que Anchieta compartilhou com o mundo a diversidade da Mata Atlântica, nós vamos compartilhar a história dele e os tesouros da natureza”.

O especial “Terra Brasilis” foi produzido por uma equipe numerosa, composta por produtores, editores, repórteres, repórteres cinematográficos, consultores científicos e auxiliares de iluminação. Foram mais de 100 pessoas envolvidas, dentre jornalistas, entrevistados, pesquisadores e atores.

“Era o primeiro contato de um europeu vendo, contemplando as belezas do Brasil; era aquela visão mais pura do que o Brasil foi um dia, do que a Mata Atlântica foi um dia. Então, recuperar essa história e comparar com os dias de hoje é uma coisa bem marcante para comemorar esses 25 anos do programa”, detalha o jornalista Ciro Porto, apresentador e diretor de Conteúdo da EPTV.

Sucesso comercial

O Terra da Gente comemora 25 anos e se consolida no mercado publicitário como um programa multiplataforma de números históricos, com mais de mil edições produzidas, exibição para os 317 municípios paulistas e mineiros de abrangência do Grupo EP, transmissão também no Globo Internacional e milhões de acessos no site. Somente no segundo semestre de 2020, foram mais de 6,6 milhões de acessos ao portal que reúne reportagens e imagens de um Brasil colorido e diverso. Dentre as novidades nos formatos comerciais do Terra da Gente nos últimos anos está a possibilidade de ações de Merchandising, onde as marcas conseguem, de forma orgânica, cocriar junto ao programa e despertar o engajamento da audiência, destaca André Giron, diretor Comercial do Grupo EP. “Nossos parceiros têm encontrado bastante sinergia com os quadros do programa. Juntamente com as agências publicitárias e nosso departamento de marketing, chegamos a uma fórmula criativa e atrativa de construir histórias dentro do contexto do Terra da Gente e de seus quadros já consolidados e esperados aos sábados”.

Recentemente, o Terra da Gente também foi a primeira marca do Grupo EP a realizar uma ação de merchandising na rede social do programa (com cerca de meio milhão de seguidores), através de uma estratégia de Marketing de Influência com o apresentador do semanal e diretor do programa, Ciro Porto. "A nossa expertise em produzir conteúdo e conversar com a nossa audiência, que é fiel à nossa programação, nos possibilita diversificar a produção de narrativas em todas as plataformas. A marca Terra da Gente tem credibilidade e é forte em todos os meios em que atua", completa Giron sobre a presença do programa em redes sociais e também no streaming de áudio, com conteúdo no canal de podcast “Sons da Terra”. 

Detalhes sobre Terra Brasilis e registros da diversidade


Diversidade de aves é um dos destaques da série “Terra Brasilis”, especial de 25 anos do Terra da Gente

Na série “Terra Brasilis”, a diversidade da fauna da Mata Atlântica é um dos destaques, assim como foi nas cartas: grandes mamíferos, como a anta e o peixe-boi; aves coloridas, como os guarás e os beija-flores; serpentes e a onça-pintada, o maior felino das Américas, foram flagrados pelas lentes do Terra da Gente. "Foram muitas espécies relatadas, então fizemos uma seleção para mostrar em detalhes algumas delas. Vamos juntos descobrir muitas coisas e, quem sabe, inspirar o telespectador a ter um novo olhar sobre a natureza", destaca a repórter do programa Ananda Porto, que foi até Cubatão (SP) atrás dos guarás (Eudocimus ruber).

Bromélias, orquídeas, plantas medicinais e árvores de grande porte também foram espécies destacadas nas cartas de Anchieta, e registradas em detalhes pela equipe do Terra da Gente, que entre tantas surpresas, encontrou o exemplar de pau-brasil mais antigo do País. “O Brasil foi chamado assim pelos europeus por causa do pau-brasil, que é chamado pelos povos originais de pindorama, que significa 'terra das palmeiras'. Então, tanto o nome dado pelos europeus quanto o nome dado pelos indígenas têm a ver com mata, tal é a nossa identidade com a Mata Atlântica e com a natureza. Está na essência da nossa nação”, comenta Marcelo Ferri, repórter responsável por mostrar não só a diversidade de plantas do bioma, como também questões culturais, tradicionais dos povos indígenas, que também foram contadas pelos europeus.

De barco, nos rios e nas praias do Sul e Sudeste do País, Paulo Augusto mostra tradições de pesca essenciais para a sobrevivência de indígenas e que perduram até os dias de hoje. “A série é uma oportunidade de descobrir o Brasil a fundo. É um resgate da nossa história, com muita aventura e natureza”, relata o repórter que também se aventurou pelo imaginário dos povos tradicionais brasileiros para contar lendas que impressionaram os europeus no passado.

A série será exibida até o dia 25/06 às 14h, na EPTV. O material também está disponível no Globoplay.


José de Anchieta chegou no Brasil aos 19 anos

Comentários