O efeito a longo prazo da Covid 19 na educação mostra que será necessário novo método de ensino para despertar o interesse doa alunos
Na Recreio Christian School, as provas
bimestrais representam apenas 30% da nota. 15% refere à participação do aluno
em sala de aula; 25%, ao dever de casa e 30% a projetos de responsabilidade
social. Método de ensino que gerou resultados em prêmios, medalhas de ouro e
honra ao mérito
Um total de 40% dos estudantes brasileiros
correm o risco de sair da escola por falta de motivação e acesso ao ensino
remoto, segundo dados divulgados pela Fundação Lemann, Itaú Social e BID, em
2021. Os dados mostram que estudantes de 6 a 18 anos não evoluíram na
aprendizagem, perdendo a motivação e admitindo que podem abandonar os estudos.
No início da pandemia esses dados giravam em torno de apenas 26%, um aumento
equivalente a 14% em apenas dois anos da Covid 19.
A
pesquisa também destaca o impacto da pandemia na alfabetização. Cerca de 88%
dos estudantes matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental estão em
“processo de alfabetização”. Dessa proporção, mais da metade (51%) das crianças
ficou no mesmo estágio de aprendizado, ou seja, não aprendeu nada de novo
(29%), ou desaprendeu o que já sabia (22%), segundo a percepção dos
responsáveis.
Na
contramão dessa crise e seguindo a linha da escola do futuro, a escola carioca
bilíngue Recreio Christian School acumulou em 2021 inúmeros prêmios em
olimpíadas estudantis e garantiu a aprovação de muitos estudantes nas
principais universidades do país, por conta de um método de ensino único
baseado na motivação em aprender.
Os
dados apontam que as escolas vão precisar repensar sua metodologia de ensino em
2022. Outro estudo, intitulado “Perda de Aprendizagem na Pandemia”, realizado
pelo Insper e o Instituto Unibanco em 2021, apontou que a motivação dos
estudantes é um fator fundamental para o desempenho, já que a ausência do
engajamento deles reflete diretamente no aprendizado.
A
aposta da Recreio Christian School em uma educação do futuro para engajar os
alunos tem gerado valor no processo de aprendizado. Os resultados desta aposta
de sucesso estão na conquista de 14 medalhas, sendo 1 de prata, 1 de bronze e 1
de honra nas OBMEP: o 3º lugar na categoria desafio nacional acadêmico da DNA
Olimpíada do Conhecimento, o 7º lugar nacional na Olimpíada Árvore de
Literatura, o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia, e
a medalha de ouro na Olimpíada de Ciências Nacional. Também foi eleita Top 4 do
Enem e vencedora do Prêmio Full Sail, promovido pela universidade americana.
Além
dos excelentes resultados em premiações estudantis, a Recreio Christian School
apresenta uma incrível taxa de aprovação nas melhores universidades brasileiras
e excelentes notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2021 alunos do
colégio obtiveram colocações especiais na Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro (PUC-RJ) e no curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV),
o mais concorrido da instituição.
A
participação espontânea dos alunos ocorre por conta de um ambiente
descontraído, onde as disciplinas vão além do currículo tradicional e permitem
uma variedade de atividades extracurriculares. "O modelo de ensino atual
das escolas tradicionais foi desenvolvido em uma época em que somente os
educadores tinham acesso à informação, mas esse cenário mudou drasticamente,
principalmente nos últimos 15 anos, com os avanços tecnológicos. A escola do
futuro é mais colaborativa, interativa, participativa, influenciada por mídias
sociais e pela tecnologia", diz o CEO e fundador da Recreio Christian
School, Gabriel Frozi.
A
Recreio Christian School atende turmas do infantil ao 3º ano do Ensino Médio,
preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior. Um
diferencial da instituição é ser a única escola da América Latina com toda
equipe especializada em alunos com TDAH. "É uma escola diferenciada que
vem formando atores, atletas, porque é uma escola inteligente, onde os alunos
produzem em todas as áreas de ensino com o mesmo equilíbrio", diz Frozi.
Há
6 anos, quando Gabriel Frozi criou uma escola preparada para receber a todos e
fazer de cada aluno um sonhador também, fez da metodologia um diferencial. O
sistema de avaliação próprio da escola prioriza a participação em sala de aula,
o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais.
As
provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação. Alunos que
não alcançam bom desempenho na nota da avaliação, mas cumprem com as demais
obrigações, podem ser aprovados, desde que consigam a média 7. A escola não
facilita a aprovação, já que os estudantes passam por um sistema de avaliação
que se divide da seguinte forma: 15% da nota se refere à participação; 25%, ao
dever de casa; 30%, a pequenos projetos; e 30%, à prova bimestral.
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