Por Larissa Lopes
Mal
deu tempo de comer todos os chocolates da Páscoa, e já estamos pensando no
presente para o Dia das Mães. Essa é uma das principais datas para o comércio
do país, com expectativas bem positivas para esse ano.
Segundo
o Mastercard SpendingPulse, o varejo brasileiro vem numa crescente em 2022,
atingindo um crescimento de 5,7% em janeiro em relação ao ano anterior e, de
27,8% em fevereiro.
Diante
de tamanhas expectativas de acelerar ainda mais este crescimento, uma boa
campanha de marketing poderá, certamente, ser o diferencial para que seu
negócio conquiste excelentes resultados no Dia das Mães deste ano.
Tem
espaço para todas as marcas no Dia das Mães?
Sim.
Mas, antes de começar qualquer campanha, existe o desafio de encontrar a
oportunidade de venda certa para a marca. O Dia das Mães não se resume apenas a
presentes mais tradicionais, como roupas ou cosméticos. A data também movimenta
restaurantes, supermercados, turismo, lojas de artigos para casa e muito mais.
Ao
menos, é o que revela uma pesquisa do setor de Inteligência de Mercado da
Globo, que comparou os planos dos brasileiros para este evento em 2021 e 2022.
A perspectiva de encontrar um presente presencialmente saltou de 20% no ano
passado para 32% esse ano. A demanda por um restaurante para comemorar a data
passou de 3% para 12%. Os números dão indícios bastante animadores, num cenário
mais distante do isolamento social.
Identificação
e representatividade
E, a
pandemia não mudou apenas os hábitos de compras, mas também os aspectos
comportamentais. O quanto as mães mudaram ao longo dos anos e como elas querem
ser vistas agora? Ainda faz sentido romantizar a maternidade ou apostar em
padrões de família?
O
perfil das mães está cada vez mais diverso, e é um desafio para as marcas
encontrar uma boa forma de se conectar com elas – e algumas estratégias usadas
este ano já mostram isso. O Boticário, por exemplo, traz um assunto delicado: a
culpa materna. A marca quer gerar debates sobre o julgamento sentido pelas mães
na sociedade.
Já a
Grendene, vem com o tema “Perfeita é a mãe”, aprofundando as conversas sobre as
particularidades das jornadas da maternidade. Já a Magalu, escolheu Anitta e
sua mãe, Miriam, na campanha “Mãe Patroa”, criada para homenagear as mães brasileiras
que, geralmente, são as verdadeiras chefes da casa.
Essas
estão entre as principais marcas no país que, obviamente, realizaram estudos e
pesquisas para entender o novo comportamento da consumidora mãe. Essas empresas
estão puxando uma frente que pode ser seguida por uma legião de outras marcas
que pretendem falar com esse público.
Mas
como aproveitar o Dia das Mães para vender mais?
Definida
a oportunidade, o público e a mensagem, chega a hora de escolher a melhor forma
de falar com os consumidores. Dentre as estratégias mais recomendadas, estão as
redes sociais. Não dá para pensar em Dia das Mães, sem redes sociais. As mães
estão conectadas, e o seu conteúdo pode despertar o interesse de
consumo delas. Por isso, busque compartilhar suas ações nas plataformas
digitais de seu público-alvo, para que possam acompanhar de perto os produtos
ofertados e como adquiri-los.
Depois
de conquistar a atenção das pessoas nas redes, o SMS e e-mail funcionam como
ferramentas de conversão para conduzirem o cliente para o ambiente de compra.
Não dá para deixar essas estratégias de fora. Apostar em influenciadores que
tenham afinidade com o produto anunciado também faz com que suas ofertas se
ampliem e atinjam novos públicos.
Outra
dica importante é o live
commerce. Ainda tímido no comércio brasileiro, essa estratégia
combina transmissões ao vivo com vendas pelas plataformas digitais e traz
resultados rápidos, já que estimula as compras por impulso. Vale ficar atento
e, por que não, inovar com esse formato?
Independente
do target ou canal, as campanhas de Dia das Mães são um investimento com
retorno garantido. E vale lembrar que esse é, muitas vezes, um momento para
criar ou estreitar relacionamento com um novo público: os filhos. Oferecer uma
experiência encantadora agora, pode cativá-los e fazê-los voltar durante todo o
ano.
Larissa
Lopes é Head de Marketing e especialista em estratégias
para o mercado de varejo na Pontaltech, empresa especializada em comunicação
omnichannel.
Sobre
a Pontaltech:
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