Dia da Terra: como marcas de moda têm atuado para diminuir o impacto ambiental da indústria

Celebrada nesta sexta, 22 de abril, a data promove a consciência ambiental; marcas como Lacoste Eyewear, Nike Vision, Intimissimi, BOTTLETOP e UMA já trabalham com linhas que utilizam materiais e meios de produção mais ecológicos e inovadores

O Dia da Terra, neste dia 22 de abril, incentiva a conscientização sobre importantes temas de ecologia, como a preservação da biodiversidade e a busca por caminhos que levem à uma existência que cause menor impacto no planeta. Já há alguns anos e agora com maior expressividade, a moda tem se reinventado ao propor novos e inovadores produtos, mais sustentáveis e menos poluentes – é o caso de marcas como Nike Vision, Lacoste Eyewear, Intimissimi, UMA e BOTTLETOP. 

Os óculos da marca Nike Vision, variam entre modelos esportivos, de streetwear e lifestyle. Muitos modelos são produzidos com material bio-injetado, o conhecido acetato, que é livre de substâncias químicas que causam danos à saúde, é feito de celulose, uma matéria-prima natural, renovável e biodegradável. Na última coleção, a Nike trouxe modelos que remetem a moda dos anos 2000 com tendências futuristas. 

 

A Lacoste Eyewear lançou recentemente um modelo estilo clássico, com formato retangular, que é feito com 40% de resina de origem vegetal – proveniente do óleo de mamona, uma alternativa mais ecológica comparada aos plásticos feitos a partir do petróleo. Em quatro novas cores, os óculos possuem hastes largas, com DNA marcante e cores diferenciadas, como por exemplo o verde Lacoste. 

A Intimissimi, marca italiana de lingerie e homewear, tem desenvolvido produtos e ações que buscam diminuir o impacto ambiental do seu processo de produção. No Brasil, a marca firmou parceria com o selo eureciclo, que tem o compromisso de compensar 100% do impacto ambiental das embalagens pós consumo, desenvolvendo a cadeia de reciclagem e incentivo à economia circular. A marca, que já aposta em rendas feitas a partir de fibra de bambu, desenvolveu uma nova modalidade, confeccionada a partir de uma fibra autodegradável de poliamida que se decompõe cerca de dez vezes mais rápido que a poliamida tradicional, além de ser 100% reciclável. A etiqueta de cada peça ainda possui um QR Code que possibilita os clientes descobrirem informações mais detalhadas sobre o novo tecido no site da Intimissimi, uma das muitas medidas presentes no #intimissimicares, programa que busca inovar e gerar consciência acerca da sustentabilidade em ações que envolvem desde suas coleções até outras decisões corporativas do Grupo Calzedonia, do qual faz parte. 

A linha UMA X, desenvolvida pela marca de moda nacional UMA, foi lançada em 2020 e tem servido de exemplo ao propor coleções repletas de inovações têxteis como reutilização de nylon regenerado. Recentemente, a marca lançou um novo drop com clássicos da malharia e jeanswear reeditados em modelagens ajustáveis, modulares e oversized, feitos a partir do tingimento natural. A técnica evidencia a eficiência e os impactos positivos à natureza, já que os componentes não agridem o meio ambiente e ainda resulta em cores e acabamentos singulares.  

 

Desde abril de 2019, a inglesa BOTTLETOP, famosa por seus acessórios sustentáveis de luxo, tem investido na campanha #TOGETHERBAND, iniciativa que visa unir a comunidade global em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A campanha se uniu à tribo indígena Yawanawá para a criação de pulseiras e colares produzidas a partir de sementes de açaí, que são pintadas à mão e tecidas em fio de plástico retirado do oceano. As joias feitas sem desperdício, unissex e veganas, atuam como o poderoso símbolo dos povos indígenas, nossos verdadeiros guardiões do mundo natural, para apoiá-los na ação climática e na proteção de nossas florestas.  

 

SOBRE A INTIMISSIMI 

@intimissimibrasiloficial | www.intimissimi.com.br

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