Conheça a história da motociclista e empreendedora curitibana que comanda movimento de empoderamento das mulheres no mundo das duas rodas
Idealizadora do movimento “Elas Pilotam”, de empoderamento das mulheres no
universo das duas rodas, a motociclista, influenciadora e empreendedora
curitibana Bruna Wladyka, 32 anos, é uma das novas official riders da Motul, multinacional francesa
especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia. Com a
recém-firmada parceria, a empresa reforça o seu posicionamento de incentivar a
crescente participação das mulheres no motorsport,
ao passo que Bruna tem a missão de ampliar a visibilidade da Motul perante o
público feminino.
O
interesse de Bruna pelo motociclismo teve início em 2013 com a idealização e
produção do 1º BMS (Brasil Motorcycle Show), em Curitiba. Formada designer, ela
começou a estudar a fundo o segmento de motos para criar todo o conceito do
evento, que reúne cerca de 20 mil participantes em suas edições. “Organizando o
BMS, fui conhecendo cada vez mais esse universo, tanto como é hoje, quanto a
sua belíssima história, além de me deparar com pontos marcantes da presença
feminina em tudo isso. Comigo não poderia ser diferente, precisava sair da
garupa e pilotar minha própria moto, e essa mudança na minha vida pessoal e
profissional me fez idealizar o movimento Elas Pilotam em agosto de 2018”,
conta.
A
motociclista ressalta que não entrou nesse universo apenas por curtir moto e
ter um hobby, mas porque viu a necessidade e a oportunidade de se posicionar
sobre o que acredita e o que deseja mudar na sociedade. “Ao acompanhar esse
mercado, percebi que as mulheres eram colocadas em segundo plano nos eventos e
não eram inseridas nem percebidas como público consumidor”, comenta Bruna.
“Decidi, então, criar o Elas Pilotam como um espaço de encontro para mulheres
dentro das atrações do BMS com o objetivo de mudar essa realidade, fazendo com
que motociclistas e garupas sintam que o evento foi pensado para que elas
curtam e aproveitem tanto quanto os homens”.
Com
a repercussão do espaço, a hashtag
#ElasPilotam alcançou mulheres que pilotam, mas que também se identificam com
esse estilo de vida em todo Brasil e em países como Argentina, Estados Unidos e
Portugal. “O Elas Pilotam é um movimento, uma causa e uma marca. É uma mensagem
de força, mudança e empoderamento”, declara Bruna. “Com o crescimento da
visibilidade de forma orgânica nos últimos três anos, reforcei o posicionamento
de incluir as mulheres como público consumidor e decisor no mundo das duas
rodas. Afinal, tantas mulheres já lutaram por tantos direitos nossos, é nosso
dever continuar esse legado”, afirma.
Muro
da Morte
Em
2017, Bruna também decidiu trazer para o Brasil o Muro da Morte (Wall of Death, em inglês),
atração centenária disposta em uma estrutura vertical de madeira, onde as
motocicletas rodam a 90 graus. “Na época, havia sete ou oito muros da morte
pelo mundo, mas nenhum na América Latina. Para criar o conceito e lançar a
primeira atração do Brasil e da região, fui estudar a história do motociclismo
e conheci trajetórias de mulheres pioneiras no segmento que enfrentaram muitos
desafios antes de nós”, lembra.
Com
a pandemia, em 2020 Bruna começou a se dedicar mais como pilota de flat track – corrida em
pista oval de terra com chão batido – para participar em novembro de 2020 do
primeiro campeonato da categoria, que ainda não tinha mulheres correndo no
Brasil. “Abrir portas talvez seja uma das coisas que fui destinada a fazer,
comecei sozinha e hoje já vemos muitas mulheres entre crianças e adultas nas
pistas de Flat Track. E assim como mudou minha vida, também muda a vida dessas
mulheres reconhecidas e valorizadas como pilotas, seja nessa ou em outra
modalidade”, afirma.
Parceria
com a Motul
Com
um posicionamento bem definido, de inclusão e diversidade, Bruna conta que está
muito feliz pela inédita parceria com a Motul, principalmente porque a empresa
tem os mesmos valores e a mesma cultura. “Ter o apoio de marcas que acreditam
na causa feminina nos dá mais força para continuar lutando. Quero que as
pessoas olhem a Motul e saibam que a marca apoia esse movimento. Quero realizar
outros grandes feitos por todo o país e trazer essa visibilidade para a Motul”,
finaliza Bruna, que também é patrocinada pelas marcas Pirelli, Bell Helmets e
Wrangler, entre outras.
Sobre
a Motul
Há
mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa
especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos
de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados,
veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a
vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
Presente
no Brasil desde 1992, a Motul tem as pistas como o seu principal laboratório
para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes
equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le
Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World
Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.
Comentários
Postar um comentário