Crises humanitárias globais e nacionais impulsionam a procura por vagas de voluntariado no Brasil

Segundo o Atados, maior plataforma de voluntariado do país, o site já registra mais de 165 mil usuários ativos só nos primeiros três meses de 2022

Conflitos socioeconômicos têm marcado o início deste ano. No entanto, a resposta dos brasileiros também tem sido forte. A plataforma Atados, maior canal de busca para vagas de voluntariado no Brasil, já contabilizou mais de 165 mil usuários apenas entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2022 - totalizando cerca de 60 mil usuários por mês. Além disso, no último ano, de janeiro de 2021 até hoje, a plataforma já registrou mais de 800 mil acessos pelo país.

Nos primeiros três meses do ano, algumas das causas mais procuradas pelos brasileiros foram mulheres (1º lugar), crianças e jovens (3º lugar) e meio ambiente (5º lugar). No entanto, a busca por apoio a refugiados também demonstrou um aumento expressivo: a causa estava em 18º posição nas buscas dos usuários em janeiro, passando para a 15º posição em fevereiro, e com um salto para 12º posição em março de 2022.

Mariana Frota, Diretora da área aberta do Atados, explica: “A evidência de crises, tragédias e desastres, pela mídia, aproxima as pessoas da questão social em pauta. Elas aprendem sobre o contexto, ouvem histórias e, uma causa ou realidade, que antes era distante, torna-se algo presente no dia-a-dia, aumentando esse sentimento de "preciso fazer algo". Não é à toa que, com a guerra entre Ucrânia e Rússia, a busca em nossa plataforma pela causa "Refugiados" aumentou no último mês. E esse é um movimento bastante positivo, especialmente quando falamos de um "despertar" de uma consciência mais engajada em uma questão ou causa social, mas ainda temos o desafio de transformar esse despertar em um engajamento constante”

Neste cenário global de insegurança social, projetos que visam suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade ganham força, sendo um deles o Dia das Boas Ações. Organizado pelo Atados em parceria com a Muda Cultural, viabilizado através do PROMAC-SP e patrocinado pelo BIG, o maior movimento de voluntariado do mundo chega à sua 7ª edição com ações presenciais em São Paulo, com o intuito de descentralizar o movimento e democratizar o acesso à cultura.

“Uma das formas que atuamos para esse "despertar" é por meio de ações de voluntariado pontual e o DBA é uma delas. Introduzimos as pessoas no voluntariado de uma forma simples, ajudando e instigando eles a darem esse primeiro passo, na direção de conhecer mais sobre determinada causa”, complementa a diretora do Atados. 

Artista plástica Celeste Deza em evento do Dia das Boas Ações 2022. Foto: Divulgação

O terceiro dos cinco eventos na cidade será realizado no dia 14 de abril, uma quarta-feira, no Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA), incluindo  4 oficinas ambientais em parceria com Coletivo Dedo Verde (com implantação de canteiro de ervas medicinais e aromáticas, instalação e plantio de floreiras, oficina de produção de placas de identificação e oficinas de mudas de suculentas); intervenções artísticas e atividades socioculturais com a artista plástica Celeste Deza; oficina de stencil com o Coletivo Salve Selva; apresentação e oficinas circenses com D’Circus Show; e apresentação do evento com MC MMoneis. Aproximadamente 150 crianças irão participar da ação, e 40 vagas para voluntariado estão abertas aqui. Os voluntários inscritos têm direito a transporte, lanche e camiseta do projeto.

 

Dia das Boas Ações 2022

Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA)

Quando: 14 de abril de 2022, das 8h30 às 12h

Onde: Rua Ribeiro do Vale, 120 - Brooklin - São Paulo/SP

Mais informações: Mutirão NAIA l Dia das Boas Ações - Atados | Plataforma de Voluntariado

Press Kit - Material de divulgação

 

Comentários