Artista traz novo olhar para paisagens que fazem parte da história de Curitiba

 



Ismael Coradin é designer gráfico e vem transformando a capital paranaense em um verdadeiro safári

Curitiba por um novo olhar. As famosas capivaras da cidade não são destaque desta vez mas flamingos gigantes ganham espaço e tomam conta das principais paisagens da capital paranaense. O designer gráfico, Ismael Coradin, mescla elementos surreais ao cenário urbano, com isso os pontos turísticos da cidade ganham novos significados e sentidos, dando vida a um verdadeiro Safari Urbano, nome dado ao seu projeto.

No Brasil, os flamingos são encontrados no extremo norte do país e em algumas regiões do sul. Eles são conhecidos pelas suas plumagens em tons de rosa e por andarem sempre em bando, chegando a milhares no mesmo habitat. Essas aves de característica marcante foram fonte de inspiração para Ismael. Desde o início da faculdade, ele buscava algo com o qual se identificava. Fez alguns cursos e em um deles, havia o projeto safári urbano, que consistia em sair pela cidade e explorar, ter um novo olhar sobre o cotidiano.

Assim, surgiu a sua necessidade de refletir esse novo olhar. A forma que ele encontrou foi por meio da arte digital, em que ele se debruça e projeta toda sua criatividade. O projeto Safari Urbano nasce com o objetivo redescobrir a cidade. "As pessoas estão no ônibus, no dia a dia, e o cenário acaba se tornando muito comum, então a ideia do safari é redescobrir Curitiba, ter um novo olhar. Eu trago uma parte de Curitiba que pode ser vista de outra maneira", afirma Coradin.

Para o artista, Curitiba faz parte da construção de sua identidade. Ele admira a cidade, o dinamismo do dia a dia e as pessoas. Inclusive, em suas obras, ele resgata pontos turísticos que fazem parte das raízes da capital paranaense e a sua base para dar vida a toda essa composição é o surrealismo.

A Praça do Japão, por exemplo, foi o primeiro ponto que recebeu o flamingo na composição. Logo de início a repercussão foi muito positiva e, com isso, Coradin foi escolhendo outros lugares para incluir em seu safári, como o Largo da Ordem e o Memorial Ucraniano. Além do flamingo, grandes mamíferos agora também invadem os cenários, entre eles estão girafas, baleias, elefantes e zebras.

Ação Safári Urbano GT Building

E para ampliar ainda mais a divulgação desse safari, a GT Building realizou uma campanha institucional com ações para o ano todo.

Neste mês, já está em circulando no Instagram um filtro exclusivo que permite inserir os famosos flamingos em qualquer paisagem. Para os próximos meses será realizada a Expedição Safári Urbano, com Paula Abbas. Será um curso com 12 formadores de opinião para analisar o futuro do consumo e as propostas mais inovadoras da cidade. Além disso, o Safári Urbano estará exposto, em maio e junho, no Pátio Batel e na Moldura Minuto, respectivamente. Em setembro, será vez de o Cine Passeio receber uma releitura de três artistas curitibanos da campanha Safári Urbano. 

Coradin afirma que o apoio da GT Building é muito bacana. "O que eu achei mais legal é que eles tiveram a proposta de sair do comum, de inserir a arte nos empreendimentos, inclusive e estarem valorizando a arte digital. Espero que isso incentive as pessoas a redescobrir a cidade, para criarem um safari urbano no olhar delas", diz.

 

Comentários