*Almir Neves
Hoje
em dia é normal utilizarmos redes sociais para a prospecção
de novos clientes, inclusive existe uma prática para esse tipo de prospecção: o
Social Selling. Em
meio à diversidade de redes e aplicativos, o LinkedIn é um que vem aumentando
sua base de usuários e tem um foco mais profissional.
É
uma ótima rede social para conquistar novos clientes e aumentar não só suas
bases, mas também suas vendas. Isso se for realizado de forma correta!
O
LinkedIn é considerado uma das principais ferramentas de negócios, se não a
maior em quesito de relacionamentos profissionais.
Dentro
dele, é possível criar conexões com potenciais clientes e também obter
informações de empresas. A plataforma possibilita que você encontre
referências sobre pessoas, visualize interesses da mesma e inicie uma conexão.
Resumindo,
uma ótima rede social para capturar novos leads
e ter sucesso em sua prospecção.
É
importante buscar um equilíbrio para não ser um vendedor “stalker”. Isso acaba gerando
certo desconforto ao cliente.
Separei algumas dicas básicas para iniciar esse processo
- Comece tendo um primeiro contato visitando o perfil.
Assim, a pessoa saberá que você está interessado em conhecê-la e sairá da
zona do desconhecido.
- Interaja com o conteúdo. Curtidas e comentários em
publicações que são de comum interesse serão bem-vindos.
- Por último, envie convite para uma conexão. Comece com
o pé direito.
- Escreva uma mensagem personalizada para cada prospect contando o
motivo de seu interesse em se conectar com essa pessoa. Caso seja aceito,
envie um agradecimento.
- Inicie uma conversa. Não para vender seu produto e sim
para conhecer um pouco sobre o cliente, verificar seus interesses e
começar uma relação personalizada.
Qual
tipo de conteúdo devo postar?
O
LinkedIn possui uma timeline
onde aparecem todas as publicações da sua rede. Nesta fase, você já terá grande
domínio de seu público e conhecerá seu interesse. Porém, uma boa estratégia é
avaliar as publicações compartilhadas em sua timeline
para gerar conteúdo relevante. Também aposte em conteúdos educacionais e
informativos.
Participe
de grupos e comunidades. Dentro da plataforma existem diversas comunidades e
grupos sobre diferentes temas, nelas é possível adquirir informações, mas não
só isso. Você também pode participar de discussões, postar e interagir com os
outros, podendo atingir seus potenciais clientes e aumentar as chances de
prospectar no LinkedIn com mais credibilidade.
Essas
discussões também te ajudam a entender melhor a necessidade e interesse de seus
prospects e, além
disso, te ajudam a gerar conteúdos relevantes.
Dentro
destes grupos, você pode criar uma lista de possíveis clientes e mais para
frente fazer uma abordagem individualizada.
Utilize as ferramentas da rede social
Uma
boa ferramenta é o Sales
Navigator. Ela permite identificar um contato específico com base
no fornecimento de alguns parâmetros, como geolocalização, o setor da empresa
para a qual trabalha e o seu cargo. Assim, você tem acesso ao perfil de
clientes em potencial.
Relembrando
que, para uma boa prospecção é importante ter sua persona bem definida.
Outra
ferramenta boa é InMail.
Ela permite que você envie mensagens diretamente para outros usuários do
LinkedIn que não fazem parte das suas conexões.
Você
pode utilizar a lista feita dentro dos grupos e comunidades que comentamos
antes, lembra? Como citamos no início, o Social
Selling é uma metodologia que foca em estabelecer relações mais
personalizadas em diversas redes sociais. E a prospecção no LinkedIn nada mais
é do que construir uma relação com seu lead.
Então,
não vá com muita sede ao pote. Depois dessas dicas, tenho certeza de que vai
conseguir fazer uma boa prospecção!
*Almir Neves é fundador da hubkn, empreendedor serial e nos
últimos sete anos criou e participou do crescimento de cinco startups.
Especialista em Negociação pelo PON (Program
on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de
Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.
Sobre a hubkn
A hubkn faz parte do avanço
tecnológico contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas,
fazendo com que eles se mantenham criativos e tenham as informações necessárias
para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas através
de Inteligência Artificial, o Jordan.
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