A escola do futuro desenvolverá competências socioemocionais, criatividade e habilidades tecnológicas

 


A Full Sail University, uma das instituições mais reconhecidas do mundo na profissionalização para a indústria criativa, apresenta a escolas de São Paulo seus projetos de extensão gratuitos, alinhados às novas diretrizes educacionais

A chamada educação do futuro já está em prática. Ela investe em metodologias inovadoras e no uso de novas tecnologias e na criatividade, em conformidade com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traça diretrizes educacionais do Novo Ensino Médio. Conectada com as novas tendências, a Full Sail University, uma das instituições mais reconhecidas do mundo na profissionalização para a indústria do entretenimento, apresentou este mês a 11 escolas privadas de São Paulo os projetos de extensão que vai realizar ao longo do ano letivo de 2022 nas escolas, onde difunde seus programas inovadores em tecnologia, negócios, entretenimento, esporte, artes e mídia.

O objetivo da BNCC é que o aluno saia preparado do Ensino Médio para suas escolhas profissionais. A proposta desses itinerários formativos que a Full Sail oferece às escolas é mostrar a economia criativa, o propósito de vida, as possibilidades de carreira, opções pouco conhecidas nos alunos, provocando-os a pensar as oportunidades disponíveis. Logo, por meio de uma parceria entre a universidade e as escolas, os projetos de extensão gratuitos da Full Sail oferece permitem aos estudantes cursar disciplinas conforme suas escolhas e interesses, como prevê a BNCC.

O Novo Ensino Médio favorece o desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos, uma vez que as escolas passam a priorizar atividades que promovam a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias, o entendimento de novas tecnologias, o pensamento crítico, a compreensão e o respeito. E a Full Sail se une a este propósito apresentando aos estudantes oportunidades de carreiras que talvez eles não conhecessem.


O entretenimento por meio da criatividade e da inovação são um dos grandes diferenciais da Full Sail. A expectativa é que a chamada economia criativa deverá valer US$15 bilhões, de acordo com dados de 2021, segundo a revista Forbes. E a revolução tecnológica, por sua vez, exige o aperfeiçoamento da inteligência e da consciência, para que a nova geração de cidadãos e profissionais esteja preparada para encarar as transformações. É o que afirma a pesquisa Educação - Tendências, Cenários e Temas, sobre as perspectivas para os próximos 10 anos no Brasil, realizada pela Consultoria Vozes da Educação e a Cartello Inteligência de Mercado.

Entre as três tendências mais relevantes da nova educação estão a expansão do ensino técnico profissional, a educação para a vida (Lifelong Learning) e a formação de professores com novas habilidades. “Presente e futuro estão mais próximos graças à rapidez das transformações enfrentadas pela sociedade e uma forma de se preparar é investir em inovação, caso da Full Sail, que há 40 anos investe em tecnologia de ponta e inovação para fomentar a formação de profissionais da chamada Economia Criativa”, diz a Community Outreach Director da Full Sail University, Carol Olival.

A Full Sail foi responsável pela formação de grandes profissionais com premiação de Oscar e Grammy. Baseada na Flórida (EUA), a sede da instituição ocupa uma área de mais de 84 hectares, oferece diversos programas em educação superior, tanto em seu campus quando on-line. São mais de 80 cursos, 60 salas de aula, 110 de estudos e laboratórios equipados com tecnologia de última geração. Atraindo mais de 16 mil alunos vindos de 73 diferentes países, a instituição adota como filosofia as experiências práticas, abordando solução de problemas e incentivando os alunos a gerarem seus próprios conceitos e ideias.

Os programas de graduação da Full Sail University são projetados para uma experiência de aprendizado acelerado, multicultural, imersivo e com flexibilidade de horário. O ritmo de aprendizado é ágil, diferente do empregado nas universidades brasileiras: um diploma de graduação pode levar 20 meses ao invés de 4 anos. Os cursos têm turmas abertas todos os meses do ano, permitindo a qualquer momento o ingresso do aluno, que conta com orientação em todos os trâmites de ingresso, com suporte, acompanhamento, documentação e moradia, além de orientação acadêmica, dicas, diretrizes sobre carreira e um Centro Dedicado de Apoio ao Estudante.

Apostando em uma aprendizagem prazerosa, que aguça os sentidos e a curiosidade do estudante, a Full Sail e a educação do futuro investem em desenvolvimento de competências socioemocionais, criatividade e atualização permanente, por meio da educação continuada. A tecnologia é uma aliada forte e o investimento em inteligência artificial, gamificação e laboratórios virtuais é uma tendência já incorporada pela Full Sail.

 

Comentários