Por Danilo Veloso
O marketing digital já se tornou parte
estratégica de diversas empresas dos mais diferentes portes e segmentos. Quando
utilizado de forma correta, por meio de investimentos em tráfego pago e criação
de conteúdos humanizados, contribui fortemente para alavancar o alcance da
marca e potencializar as possibilidades de novos clientes. Para o setor de
intercâmbios – um dos mais penalizados pela pandemia – tais ações se tornam
ainda mais importantes para sua retomada econômica.
Cerca
de 87% dos brasileiros possuem acesso à internet, especialmente por seus
aparelhos telefônicos, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico. Nesta tendência, grandes players no mercado já estão conseguindo
atrair cada vez mais candidatos utilizando estratégias de geração de conteúdo
massivo, explicativo e didático. Para fazer parte deste crescimento, confira as
quatro estratégias de marketing digital que não podem ficar de fora do seu
planejamento:
#1
Funil de vendas: Ter
um funil de vendas bem estruturado é a base para qualquer estratégia de
marketing digital, uma vez que este modelo irá proporcionar uma visão mais
clara sobre toda a jornada do cliente em seu negócio – desde seu primeiro
contato com a marca até a concretização da venda. Ele permitirá um melhor
entendimento sobre o perfil de todos que estão buscando seus serviços, suas
necessidades e, se estão de fato interessados e propensos a fechar um pacote de
intercâmbio. Com essas informações, será possível organizar um plano de vendas
mais assertivo.
#2
Conteúdos pagos e orgânicos: a
grande maioria dos interessados em fazer um intercâmbio costumam pesquisar o
máximo de informações sobre o destino antes da sua viagem. Por isso, as
agências devem sempre se preocupar em produzir conteúdos relevantes sobre os
países em seu site e em, principalmente, otimizá-los pela divulgação orgânica e
paga, simultaneamente. Certamente, diversos candidatos chegarão até seu domínio
por meio desses materiais, criando uma autoridade para a marca e,
consequentemente, o aumento de leads de possíveis futuros intercambistas.
#3
Lives e webinars: de
forma complementar à produção de textos informativos e de curiosidades sobre os
destinos, as lives e webinars vêm se tornando recursos cada vez mais
organizados na divulgação de todas as novidades de intercâmbio. Normalmente, um
porta-voz ou especialista do negócio realiza uma palestra para tirar as
principais dúvidas sobre algum processo que ainda não está claro ou que ainda
será lançado. Ambos proporcionam uma interação rica com os candidatos por meio
de perguntas e respostas, criando uma maior aproximação entre as partes.
#4
Redes sociais: grande
parte do público-alvo do setor de intercâmbios está concentrado nas redes
sociais – o que as tornam parte imprescindível de toda estratégia de marketing
digital. Todas essas plataformas criam um canal de comunicação próximo e
interativo, podendo ser utilizadas para divulgação dos conteúdos criados,
streaming das lives, compartilhamento das grandes novidades, assim como todas
as informações essenciais sobre os destinos e os pacotes oferecidos.
Mesmo
diante da imensa globalização do mercado, muitos jovens ainda enfrentam
diversos empecilhos ao fechar pacotes de viagens – desde em encontrar todas as
informações sobre as oportunidades ofertadas pelas instituições de ensino, até
o custo de vida na região e sua cultura local. Felizmente, o marketing digital
veio para driblar essas barreiras.
Cada
uma dessas estratégias, quando bem alinhadas e, principalmente, metrificadas a
todo momento, podem contribuir significativamente para uma maior conversão de
leads para a sua agência. Tudo deve ser testado e acompanhado a todo momento, a
fim de analisar as ações que estão dando resultado e as que não devem ser
insistidas. A criatividade aliada ao planejamento são as chaves para o
marketing digital, e farão toda a diferença para a prosperidade do seu negócio.
Danilo Veloso é diretor comercial da
SEDA College. Formado em administração de empresas, trabalhou por seis anos
como camelô até conquistar uma vaga na área de cartão de crédito e conciliação
bancária em uma companhia aérea. Após três anos no cargo, deixou a posição para
estudar inglês na Irlanda, onde começou a trabalhar em agências de intercâmbio.
Sobre
a Escola do Intercâmbio:
Startup
do Grupo Educacional SEDA, é a maior formadora de consultores de intercâmbio do
mundo. Sua proposta é eliminar a intermediação feita pelas agências,
proporcionando a formação do consultor e um relacionamento direto entre o
estudante e o vendedor.
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