Adriana Walter, sócia fundadora da hubkn,
detalha as dificuldades que as mulheres devem superar para alcançar o sucesso
em um mercado tão competitivo
Cada
vez percebemos mais mulheres exercendo múltiplas atividades, assim funções
importantes e cargos de liderança em empresas. Mas a desigualdade de
oportunidades no mercado ainda é perceptível, obrigando muitas delas, em
especial as de baixa renda, a começar a empreender por conta própria, ou a
aceitar cargos e salários abaixo dos praticados para os homens que trabalham na
mesma função.
Segundo
Adriana Walter, especialista em Marketing e Comunidades e sócia-fundadora da hubkn, startup que vem contribuindo para
acelerar as operações de vendas por meio do uso da Inteligência Artificial,
existem alguns fatores sociais que contribuem em muito para esse cenário. “Elas precisam complementar suas rendas
e, em muitos casos, sustentar suas famílias.” O Brasil tem 67
milhões de mães, segundo pesquisa do Instituto Data Popular, e dessas, 31% são
solteiras e 46% trabalham.
A
pandemia piorou ainda mais a situação, em especial para quem, sem ter de onde
tirar uma renda e com a falta de flexibilidade nos horários, apostam no
empreendedorismo como a única saída para conciliar uma vida pessoal com uma
carreira profissional. A situação é ainda mais difícil para mulheres negras e
de baixa renda.
Exercendo
um papel de liderança em uma empresa de tecnologia, Adriana revela que a
posição é desafiadora, entretanto, a vê com bons olhos. “É uma responsabilidade muito grande, mas
ainda são poucas as mulheres que ocupam um cargo de liderança em startups de
tecnologia. Venho enfrentando desafios diariamente, mas os encaro com
naturalidade. No entanto, para alcançar o sucesso, tive que me dedicar e aprender
as principais camadas do meu trabalho para colaborar com minha equipe”,
explica.
De
acordo com a especialista em Comunidades, o sexo feminino tem uma sensibilidade
maior com clientes e colaboradores, algo que pode ser considerado uma
característica importante pelas empresas. “Elas
prestam atenção em cada detalhe, porque isso faz parte da integralidade das
mulheres e, consequentemente, somos mais detalhistas nos negócios também. As
relações são mais fáceis e acolhedoras, já que na maioria dos casos buscamos
entender as dificuldades de nossos companheiros de trabalho enquanto tentamos
ajudar na resolução dos problemas”, pontua.
Sendo
uma das fundadoras da hubkn,
Adriana Walter resolveu empreender após notar sua insatisfação com o mercado de
consultorias no setor de marketing. “Eu
não achava satisfatória a forma que as pessoas trabalhavam o marketing nas
consultorias para os clientes. Eu
acreditava que as empresas precisavam de uma operação que entregasse mais
resultados e de maneira mais eficiente, e a proposta da HeadRocks Marketing
Inteligente, minha empresa anterior, era justamente essa. Na hubkn nós
também melhoramos o resultado das empresas e a relação dos vendedores com os
clientes”, revela.
Segundo
a especialista, muitas mulheres sofrem de síndrome do impostor, mas é
necessário ter ciência de sua importância no mundo do empreendedorismo. “Embora o mundo dos negócios seja
extremamente solitário para as mulheres, nós somos um ser coletivo, que sempre
busca soluções para a sociedade. Meu conselho é: nunca duvide de você mesma e
siga seus sonhos, acredite que você é capaz de realizá-los mesmo com a
sociedade dizendo o contrário”, finaliza.
Adriana Walter é apaixonada por empreendedorismo,
especialista em Marketing e Comunidades e sócia-fundadora da hubkn startup que vem contribuindo para
acelerar as operações de vendas por meio de Inteligência Artificial.
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