*Kauana Pacheco
Eu
sempre amei escrever, desde criança eu registrava minhas ideias e sentimentos
em cadernos, diários e folhas de papel. Ao passar dos anos, conforme fui
adquirindo conhecimentos e experiências na área de Comércio Exterior, comecei a
compartilhar artigos e isso me trouxe muitas oportunidades na minha carreira,
desde vagas de trabalho e convites até clientes e novos negócios.
Compartilhar
meus conhecimentos sempre foi um hobby, mas se tornou uma profissão em pouco
tempo. Empresas de Comex começaram a se interessar pelos meus artigos e pedir
ajuda para se posicionarem melhor digitalmente.
Na
última empresa que trabalhei como supervisora de operações, mesmo com muitas
atividades, pedi a autorização do meu chefe para criar redes sociais para a
empresa e a inserir no ambiente digital. Paralelamente, criei a ComexLand que
nasceu com o objetivo de deixar os profissionais e estudantes atualizados na
área, com uma linguagem simples e sem complicação.
Na
faculdade de Negócios Internacionais aprendi muito sobre a importância do
marketing, mas mesmo assim resolvi me aprofundar e fazer um curso e Marketing
Digital. Nunca foi meu objetivo inicial, mas a ComexLand cresceu e se tornou
uma empresa especializada em presença digital para companhias e profissionais
do Comércio Exterior.
Mas por que produzir conteúdo é importante?
O
marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing com o objetivo de engajar o
público com informações relevantes e consequentemente aumentar a autoridade da
marca no ambiente em que se estabelece.
O
marketing de conteúdo está apenas no ambiente digital? Não, o marketing de
conteúdo pode estar também no ambiente físico, como informativos.
Chamamos
de inbound marketing toda forma de publicidade online que visa informar e
encantar possíveis clientes utilizando conteúdo, exemplo: blogs, posts, vídeos,
podcasts. Já o outbound, é a maneira tradicional e direta de publicidade
online.
O
marketing de conteúdo cria um relacionamento e aproximação da marca com o
usuário, podendo o tornar fiel por resolver um problema, por isso produzir conteúdo
é importante.
Como produzir conteúdo com qualidade?
O
primeiro passo para a produção de conteúdo da sua marca pessoal ou empresarial
é identificar seu público alvo e persona. Por esse motivo, não saia
compartilhando tudo o que acha sobre determinado assunto e muito menos copiando
conteúdos alheios, você deve entender quem é sua audiência, quais são suas
dores e apenas assim poderá encantá-los.
Uma
dica que lhe proporcionará sucesso é “tenha frequência”, o algoritmo de todas
as redes sociais valoriza pessoas comprometidas, porém muitas vezes não temos
inspiração ou criatividade, por isso quem quer produzir conteúdo deve estudar e
pesquisar MUITO, pois quando aprendemos coisas novas a criatividade anda ao
nosso lado.
É
interessante que suas produções tenham a sua cara, por exemplo, quando alguém
ler o seu texto saber que esse texto é seu, antes mesmo de chegar na
assinatura, ou quando ver seu post já reconhecer as cores da sua marca, antes
mesmo de ler de quem é a postagem.
Entenda
as métricas das redes sociais e através delas busque melhorar, por exemplo:
compartilhamentos, itens salvos, curtidas, comentários, visualizações, alcance,
visitas ao perfil/site, etc.
E
depois de produzir conteúdo?
Não
adianta produzir conteúdo todos os dias e não saber administrar os *leads, por
esse motivo gosto de utilizar uma estratégia chamada funil de vendas, modelo
que ilustra a jornada de um possível cliente.
De
forma simples, imagine um funil, em que o topo são todos os visitantes do seu
conteúdo, o meio são os interessados e engajados no seu conteúdo e quanto mais
o funil vai afinando maior suas chances de vender seu produto e/ou serviço.
Por
exemplo, no instagram ComexLand, há pessoas que me seguem para ver as notícias,
há meus seguidores fiéis que participam e comentam em todas as publicações e há
aqueles que posso vender meus serviços de marketing que eles irão comprar, isso
é um funil.
*Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para
Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda
empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O
grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que
compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada
em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market
Intelligence.
Comentários
Postar um comentário